Mercado da limpeza comemora o dia de seus profissionais

Dia dos trabalhadores em asseio, conservação e limpeza é momento para valorizar e reconhecer sua importância para a sociedade                                                                                    

Quando o assunto é limpeza e conservação, logo vem em mente um trabalho árduo para proporcionar um ambiente saudável e bem-estar aos usuários.

Sem dúvida, os serviços de limpeza e conservação envolvem uma série de tarefas para a manutenção e higiene dos espaços.

A rotina inclui varrer e limpar o chão, cuidado com vidros, higienização de banheiros, lavar áreas externas, galpões, cozinhas, enfim, um grande número de atividades.

Assim, o profissional que atua na limpeza tem um papel muito importante em qualquer estabelecimento ou organização.

Em reconhecimento ao seu trabalho, em 16 de maio é comemorado o dia dos trabalhadores em asseio, conservação e limpeza.

Quem vive essa rotina de trabalho sabe todas as necessidades para deixar o local em perfeitas condições e convive com uma atualização constante em processos e produtos que trazem cada vez mais eficiência para a execução da limpeza.

Transformações ao longo do tempo

Luciana Dias de Souza, profissional da Dikma

Luciana Dias de Souza, auxiliar de serviços gerais da Dikma, atua há mais de 20 anos na área e conta que a diversidade dos produtos e o uso da tecnologia são pontos que se transformaram nesse tempo em que trabalha.

“Antes mal tinha um balde para fazer a limpeza e agora os carrinhos completamente equipados auxiliam muito nosso trabalho”, diz ao acrescentar que essa evolução confere mais agilidade para o processo de limpeza.

Ela também destaca a importância dos acessórios corretos e dos equipamentos de proteção individual (EPIs) para que não haja risco para o trabalhador na execução da limpeza.

“No passado, era comum debruçar em janelas para limpar vidros e hoje não existe mais a necessidade de correr esse risco, pois os equipamentos permitem realizar a atividade com segurança”, exemplifica.

Luciana tem 42 anos, vive e trabalha em Serra, no Espírito Santo.

Iniciou na área fazendo faxina em residências até chegar a empresas do setor, há mais ou menos 15 anos.

Para ela, foi uma grande transformação no modo de trabalho, pois além de todo o treinamento para ter suporte para a execução correta da limpeza, descobriu que a tarefa exige atenção aos detalhes.

Amor pelo trabalho

Dedicação, treinamento e amor pelo trabalho fazem a diferença

Casada e mãe de dois filhos, Luciana diz que seu trabalho permite uma vida estável e que realiza suas funções com gosto, buscando sempre executar da melhor forma possível.

“Faço com amor, gosto do meu trabalho. É preciso fazer com dedicação para ir em frente”, destaca.

Quem também considera gratificante realizar o serviço de limpeza e conservação é Valquíria Gonçalves da Costa, colaboradora da Prática Service.

Ela conta que está há 25 anos na limpeza, mas somente há pouco mais de um ano e meio ingressou em uma empresa de limpeza profissional.

“Eu busquei melhorar, ter novos conhecimentos e experiência”, resume a paulista que mudou para Vitória da Conquista, na Bahia, ainda criança e lá sempre trabalhou.

Os desafios e aprendizados da profissão

Valquíria Gonçalves da Costa, profissional da Prática Service

Para ela, um dos grandes diferenciais em atuar na limpeza profissional é lidar com os produtos químicos.

“É bastante diferente da limpeza em casas. Temos que aprender muito sobre técnicas para diluição e como usar na consistência adequada. Tudo isso com treinamentos para o aprendizado”, ressalta.

Sua rotina inclui a limpeza do ambiente de um escritório.

Assim, logo pela manhã faz toda a limpeza programada e usa o período da tarde para a revisão dos locais.

Ela destaca a importância de passar por treinamentos para aprender sobre uso de máquinas e equipamentos, além da educação para uso de EPIs.

Valquíria é casada e tem uma filha e, assim como Luciana, diz que gosta muito de trabalhar na área, que hoje, após a pandemia, exige muito mais cuidado com a higiene de todos os espaços e até dos móveis do escritório.

Conhecimento que muda caminhos

Por meio do conhecimento adquirido e das técnicas aprendidas, Valquíria orgulha-se em dizer que hoje é possível compartilhar informações com outros profissionais, comparando processos e indicando produtos mais adequados.

Augusto Simões Alves, profissional da InService

O conhecimento e o aprendizado também proporcionaram um salto na carreira de Augusto Simões Alves.

Santista, de 33 anos, iniciou a atuação na área como limpador na empresa InService, em 2011.

Trabalhou por um ano e oito meses em um hospital em Santos-SP, onde passou por diferentes treinamentos e entendeu a importância da técnica e dos processos para ter um ambiente seguro e livre da contaminação cruzada.

Em seguida, ocupou o cargo de auxiliar administrativo, passou para as atividades de recursos humanos e se desenvolveu sendo reconhecido por diferentes programas voltados para os colaboradores.

Hoje, tem a função de supervisor operacional e trabalha na cidade de São Paulo.

Dedicação faz a diferença

“Todas as conquistas foram graças à empresa e ao apoio que recebi para o desenvolvimento profissional”, conta Augusto que acrescenta como característica principal para quem ingressa na área a dedicação para entregar o melhor serviço todos os dias. “As oportunidades acontecem e é preciso estar preparado para crescer.”

Ele defende que todos podem evoluir profissionalmente e que é a prova disso, pois iniciou seus estudos somente aos 19 anos.

“Nunca é tarde. Somos nós que colocamos os limites. Todos podem aprender o que quiser”, enfatiza.

Augusto é casado e pai de dois filhos. Conta que entre os motivos da decisão de mudar para São Paulo estava a busca de crescimento profissional.

Hoje, tem uma avaliação positiva da sua trajetória e considera importante a oportunidade de ter o desenvolvimento profissional dentro da própria empresa, entendendo o olhar da organização e seus objetivos.

Sobre a valorização de todos os profissionais da limpeza, Augusto pontua que a pandemia foi um ponto de virada, que permitiu identificar o real valor do colaborador.

“Hoje, o cliente é muito mais exigente que no passado e o desafio é manter a qualidade superior ao que era antes da pandemia”, conclui.

Um dia para reconhecer e comemorar

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) quer neste dia parabenizar todos os profissionais que atuam na limpeza e conservação.

A entidade sabe da sua importância para a sociedade e atua para contribuir com a capacitação e especialização dos profissionais da limpeza.

Afinal, principalmente após a pandemia, é de conhecimento de todos o quanto a limpeza é essencial para a saúde e segurança das pessoas.

Parabéns a todos os profissionais e saibam que podem contar com a UniAbralimp para o aperfeiçoamento de suas tarefas.

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Depositphotos / Divulgação