Limpadores de vidro: Brasil conquista Cinturão em Las Vegas

Foi na competição em dupla, na modalidade medley, que Índio da Transparência garantiu Cinturão para o Brasil                   

“Colocamos o nome do Brasil na história.”

A frase de Wellington de Souza Rocha, conhecido como Índio da Transparência, comemora a conquista do Cinturão Team Medley Cleaning, em competição organizada pela IWCA (International Window Cleaning Association).

Diretor fundador do grupo Transparência Limpezas, Índio conta que foi um dos últimos a se inscrever para a prova, que ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, nos dias 18 e 19 de janeiro.

A competição em dupla foi conquistada com outro brasileiro, que trabalha há cinco anos como limpador de vidros nos EUA.

“Eu conheci o Edvaldo no evento, não tinha parceiro para disputar o medley e ele aceitou participar comigo. E adivinha, levamos”, declarou Índio em suas redes.

Explorando as técnicas

A prova medley leva em conta qualidade e velocidade para limpar diferentes formatos de vidros, com barreiras e troca de equipamentos.

De acordo com Índio, a competição explora todas as técnicas da área de limpeza de vidros.

Os competidores têm até três minutos para executar a prova e o critério principal é a qualidade. Se houver empate, daí é considerado o tempo.

Índio destaca que nenhum dos dois havia participado de prova como essa e combinaram lá uma estratégia para limpar vidros altos e janelas mais baixas.

Na verdade, Índio acompanharia os três jovens ganhadores das edições recentes do Campeonato Brasileiro de Limpadores de Vidros, que aconteceu durante a Higiexpo 2022.

Eles competiriam nos EUA, mas por questão de visto não conseguiram embarcar. “Vamos levá-los para a próxima disputa”, pontua.

Educar e profissionalizar

O evento, realizado em Las Vegas, foi destacado por Índio como mais uma oportunidade para transmitir conhecimento aos profissionais e pessoas que querem se profissionalizar na área.

A IWCA realiza uma convenção de quatro dias com treinamento sobre diversas áreas da atividade de limpeza de vidros, feira de equipamentos e promove competições.

A Associação Internacional de Limpeza de Janelas foi formada por um grupo de limpadores de janelas no final dos anos 80, num esforço para promover a segurança e educação, bem como para melhorar o profissionalismo em toda a indústria.

Mulher na presidência da IWCA

Sheila Smeltzer (presidente da IWCA) e Índio da Transparência, em Las Vegas

A entidade elegeu recentemente uma mulher para a presidência. Sheila Smeltzer conduzirá os passos da associação internacional de limpadores de vidros.

Índio lembra que ela é a segunda mulher a ocupar a posição, sendo a presidência anterior também de uma mulher.

“Essa conquista é importante em uma área que antes era só de homens”, ressalta Índio.

Aliás, foi Sheila quem deu todo o treinamento sobre os equipamentos utilizados na competição deste ano.

“Tive a oportunidade de conversar com ela e fazer o convite para que esteja presente na próxima edição do campeonato realizado aqui no Brasil”, enfatiza.

Além do Cinturão, Índio recebeu o Rodo de Ouro, um reconhecimento oferecido pela Ettore Company, uma das empresas pioneiras em equipamentos para limpeza de vidros.

Abrindo portas

Nos planos de Índio estão a ampliação do campeonato brasileiro para inserir a modalidade medley, seguindo o padrão da competição internacional.

“É importante, simbolicamente, a premiação. Porém, o maior presente foram as oportunidades que surgiram lá com as empresas. Conhecemos donos de marcas e portas foram abertas para que equipamentos venham para o Brasil”, pontua Índio ao mencionar ainda a importância do apoio recebido de Ricardo Canto, fornecedor e importador de equipamentos, no Canadá, que acompanhou sua jornada na convenção da IWCA.

Índio visitou a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), nesta sexta-feira, 27/01, e falou sobre a participação no campeonato e planos para promover os limpadores de vidros no Brasil.

Denise Cruz (diretora executiva da Abralimp), Índio e Ricardo Nogueira (presidente da Abralimp)

A Abralimp parabeniza a conquista do Cinturão pelo Índio da Transparência e acompanha de perto toda a evolução desse segmento do mercado de limpeza profissional.

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação