Liderança humanizada e comunicação eficiente são chaves para motivação em equipes de limpeza
A valorização do trabalho, a escuta ativa e a mediação de conflitos são fatores determinantes para manter equipes engajadas no setor de limpeza profissional
A motivação de equipes de limpeza profissional é um dos grandes desafios enfrentados por lideranças do setor. Em um mercado que exige cada vez mais qualificação e técnica, manter os colaboradores engajados passa por uma gestão que valoriza o relacionamento interpessoal, a comunicação e a inclusão.
Segundo Luiz Gonçalves, instrutor da UniAbralimp, a chave para uma equipe de alto desempenho está no reconhecimento e na valorização do trabalho dos profissionais.
“Os relacionamentos são reforçados pelos reconhecimentos que fazemos sobre os esforços e aos bons resultados alcançados. Então, valorize o trabalho em equipe”, destaca Gonçalves.
Para ele, um dos papéis mais importantes da liderança é criar um ambiente colaborativo, no qual os profissionais sintam-se pertencentes e reconhecidos pelo impacto de suas funções.
Outro fator essencial para o engajamento é a comunicação eficiente, tanto para alinhamento de metas quanto para resolução de conflitos.
“A liderança funciona como elo entre as estratégias traçadas pela direção e a operação que irá entregar aquilo que foi planejado. Saber comunicar, ouvir e compartilhar passa a ser um item essencial no desenvolvimento da liderança”, afirma o instrutor.
Ambiente positivo
A construção de um ambiente positivo também passa pelo entendimento das necessidades e desafios enfrentados pelos colaboradores. Muitas vezes, os profissionais da limpeza não entram no setor por escolha inicial, mas por circunstâncias profissionais.
Nesse sentido, Gonçalves reforça a importância de apresentar as oportunidades de crescimento dentro do setor: “Nosso desafio é demonstrar para as equipes o quão importantes elas são no dia a dia das pessoas”.
Por fim, na gestão de conflitos internos, a postura do líder deve ser voltada para a mediação e a busca de soluções equilibradas.
“Os conflitos nascem em razão do comportamento humano. Conhecer essas características e, principalmente, ouvir as pessoas ajuda a entender a origem dos problemas, assim como encontrar o caminho para a resolução”, explica.
Segundo ele, o ideal é sempre buscar uma solução ganha-ganha, em que ambas as partes sintam-se ouvidas e respeitadas.
O setor de limpeza profissional tem um papel essencial na saúde e bem-estar da sociedade. Diante disso, estratégias de liderança humanizada, boa comunicação e reconhecimento do trabalho são fatores essenciais para garantir uma equipe motivada e comprometida com a excelência.
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