Higiene Pessoal e o impacto no ambiente de trabalho

A importância de preservar a saúde da equipe e prevenir o contágio de doenças.

Apesar de ser um assunto muito comentado, muitas empresas ainda ligam no atomático a questão da limpeza da empresa e do colaborador no ambiente de trabalho.

Manter as instalações da empresa limpas com uma equipe de Limpeza Profissional contratada, é essencial. Porém, incentivar que os colaboradores mantenham limpos os seus postos de trabalho também é de extrema importância.

Cabe a empresa alertar e passar informações para que todos mantenham o seu local de trabalho e as áreas comuns (banheiros, recepção, etc.) limpos. Assim como é responsabilidade da empresa fornecer produtos de limpeza aos colaboradores.

Além disso, mesmo parecendo algo comum, também é importante partir da empresa formas de comunicação sobre a higiene pessoal de cada um. Panfletos com dicas de higiene, kits de higiene pessoal ou produtos inseridos na cesta básica com esse objetivo são estimulantes para os colaboradores.

Segundo o Portal IBC, um dos projetos que mais causam efeitos positivos neste sentido é o método 5S. Este método é eficaz para manter a limpeza e a ordem do ambiente de trabalho, ele consiste na ideia de que todas as pessoas compõem uma empresa, a partir do momento que se empenham em melhorar o ambiente de trabalho, podem auxiliar no desenvolvimento da organização.

O 5S é formado pelas seguintes etapas:

1º S Seiri – Senso de Utilização;

2º S Seiton – Senso de Ordenação;

3º S Seisou – Senso de Limpeza;

4º S Seiketsu – Senso de Padronização;

5º S Shitsuke – Senso de Autodisciplina.

Nota-se que o 3º senso diz respeito a limpeza. Nele, o ato de limpar deve ser parte da rotina de trabalho do colaborador. Ou seja, o profissional deve manter o seu setor limpo, bem como ajudar na higiene dos espaços comuns, como, descobrir e eliminar focos de sujeira, evitar poluir a empresa, preservar materiais e equipamentos, etc.

Todas as formas de instruções e alertas dentro da empresa evitam lugares sujos, doenças como gripe, conjuntivite, alergias, entre outras, e também o fator de economia por preservar e reciclar materiais, por exemplo.

E por fim, além de ter toda a prevenção contra doenças, é fato que um local de trabalho higienizado e com pessoas asseadas entusiasmam toda a equipe.

(Fonte de informações Portal IBC – Limpeza e Higiene no Ambiente de Trabalho: Impacots e Benefícios – 12 de julho de 2017.)

https://www.ibccoaching.com.br/portal/limpeza-e-higiene-no-ambiente-de-trabalho-impactos-e-beneficios/