Como a tecnologia pode auxiliar na gestão de limpeza e manutenção

Aplicativos de celulares facilitam a rotina de trabalho do operador de limpeza.

Muitas empresas ainda não se atentam para a importância da limpeza industrial, porém, quando realizada de maneira adequada, é responsável por garantir que os itens fabricados estejam dentro das condições básicas de higiene, evitando contaminação dos consumidores por vírus ou bactérias. Além disso, quando a limpeza é feita com maestria, todos os colaboradores são beneficiados e aumentam a sua produtividade trabalhando em um local limpo.

Para que a limpeza seja adequada e eficiente, já surgiram diversas tecnologias que facilitam o trabalho e sua supervisão. Uma das tecnologias que estão em alta, são os aplicativos para celulares. Os smartphones estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, existem aplicativos para facilitar a vida financeira, as viagens, o controle de atividades físicas, e muito mais que podem ser encontrados facilmente na palma das mãos.

Com a Gestão de Limpeza e Manutenção não é diferente, alguns aplicativos já foram criados para facilitar a vida dos operadores de limpeza e também dos seus supervisores. Conheça-os:

1 – QR Code para comunicação entre colaborador e supervisor

Um QR Code (código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera) é instalado nos locais de limpeza e logo que a mesma for efetuada, o colaborador registra no aplicativo, onde em tempo real o supervisor pode acessar.

2 – Alerta de serviços realizados

Por meio de um aplicativo no celular, tanto gestores, quanto colaboradores podem receber um alerta dos locais que ainda não tiveram a limpeza realizada, dessa forma não se esquecendo de nenhum local.

3 – Registro de tarefas

Cada tarefa fica registrada com data, horário, local e por qual operador a limpeza foi feita. Assim, o histórico pode ser consultado com mais facilidade.

4 – Tempo de duração de cada tarefa

É possível também ter acesso ao tempo em que cada tarefa foi realizada. Logo, medidas podem ser tomadas para otimizar tempo e manter a qualidade.

5 – Abertura de chamadas ou ocorrências

Caso o operador de limpeza identifique no local algum equipamento que precise de reparo, ele pode também acionar através do aplicativo um serviço de manutenção.

6 – Rápidas resoluções de problemas

A abertura em tempo real das chamadas e ocorrências resultam na resolução imediata através do contato direto com a equipe de manutenção.

7 – Customização

É possível personalizar o aplicativo com as características da empresa e do ambiente de trabalho.

8 – Planejamento e relatórios

Através de um aplicativo, não é necessário o acúmulo de papéis com relatórios impressos. Os relatórios ficam arquivados e podem ser acessados online com registro de cada edição feita no sistema, com data, horário e nome da pessoa que editou. Dessa forma, é possível também criar planejamentos online para cada relatório com o intuito de obter melhorias em cada local de limpeza.