Dia Internacional da Mulher

Mercado da limpeza profissional é abrilhantado pela força e dedicação das mulheres                               

Hoje, 8 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher.

A data faz memória às lutas femininas por justiça, igualdade e respeito aos seus direitos.

Foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970 e, de lá para cá, as reflexões e batalhas aumentaram, inserindo-se os movimentos contra a violência e desigualdades

Um dos grandes desafios das mulheres está no mercado de trabalho, pois reivindicam condições e salários iguais.

Todavia, no mercado da limpeza profissional as mulheres mostram sua força e determinação.

Luciana Pires Dobuchak, da Ipel

Na visão de Luciana Pires Dobuchak, diretora comercial da Ipel, de maneira geral, cada vez mais mulheres ocupam posições e cargos de liderança.

“A capacidade e a determinação das mulheres têm mostrado que podemos estar à frente de áreas de gestão e estratégicas com competência e muita capacidade de evolução e crescimento”, ressalta Luciana.

Potencial da contribuição feminina

Atuando há quase 25 anos no mercado de limpeza profissional, a executiva vê que o segmento ainda tem muito a profissionalizar, preparar e aprimorar.

“Entendo que as mulheres podem contribuir amplamente com esse rumo”, pontua Luciana.

Graziela Lourensoni, da Makita

Graziela Lourensoni, subgerente de Produto OPE na Makita, diz que o setor conta com grande participação das mulheres em todos os níveis.

A saber, elas estão na parte executiva, gestão, execução e, claro, na linha de frente da própria limpeza.

“Dentro deste mercado existe sempre a possibilidade de crescimento. Destaco o desenvolvimento de habilidades que mulheres têm na questão da gestão de pessoas, do ponto de vista da organização, da dedicação e para pontuar sistemas e operações mais críticos”, enfatiza Graziela.

Natural da mulher

O olhar crítico, a sensibilidade e o jogo de cintura necessários para a boa condução dos negócios são características inerentes às mulheres e que fazem a diferença para o mercado da limpeza profissional, na análise de Cátia Regina Franco Zucoloto, diretora-geral da Empresa Capixaba.

Sem dúvida, as características das mulheres que contribuem para as atividades do setor não param por aí.

Sheila Blanco, mercado de H&L Profissional

Sheila Blanco, profissional que atua no mercado de H&L Profissional desde 1996, evidencia o fato de as mulheres serem na essência multitarefas.

“Atuamos nas mais diversas demandas do dia a dia, buscando excelência e assertividade nas tomadas de decisões. Buscamos equilibrar os interesses pessoais e profissionais, sendo mais colaborativas”, pontua Sheila.

Para ela, o fato de a mulher ser resiliente e ter uma escuta ativa permite lidar com os desafios e encontrar soluções em um ambiente cada vez mais competitivo.

“Somos voltadas a resultados, mas não resultados a qualquer preço. Pela visão mais holística, trabalhamos para que os resultados sejam sustentáveis e que cada profissional que cruza na nossa jornada agregue o que tem de melhor no ambiente de trabalho”, sustenta Sheila.

Conquistando espaços

Nos últimos anos, a presença das mulheres no mercado de higiene e limpeza profissional tem ocupado cada vez mais espaço.

Inegavelmente, preenchem posições em praticamente todos os níveis hierárquicos e tipos de organizações.

Cátia Regina Franco Zucoloto, da Empresa Capixaba

Cátia lembra que o mercado de limpeza é um dos que mais cresceu nos últimos tempos, sendo um serviço base e que requer ser feito de forma especializada, seguindo padrões para cada situação.

Para as mulheres que estão no segmento, o recado da executiva da Empresa Capixaba é que o sucesso não é um caminho rápido e fácil.

“É preciso ter um objetivo claro e um caminho planejado para seguir. Deve-se alinhar muito trabalho e estudo, juntando o conhecimento prático com o teórico para superar obstáculos”, afirma Cátia.

Mas nem tudo são flores

Sheila lembra que a desigualdade salarial existe entre homens e mulheres que exercem a mesma função.

Além disso, a ausência de flexibilidade de horários quando envolve a maternidade e o machismo estrutural ainda estão presentes em muitas empresas, ou seja, há um intenso desafio a ser superado.

Com certeza, entre desafios e conquistas, as mulheres desempenham com garra e dedicação seus mais diversos papéis.

E as mulheres da limpeza profissional são, sem dúvida, um grande exemplo dessa realidade.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) manifesta seu reconhecimento e respeito a todas as mulheres que contribuem para desenvolver e elevar o mercado da limpeza profissional.

Parabéns, mulheres!

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação / Freepik / Freepik