Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Mercado

Detalhamento automotivo: o que é e seus benefícios

Como o próprio nome já diz, é o serviço que vai cuidar em detalhes da limpeza e conservação, deixando com aquela aparência de carro zero km

Detalhamento automotivo é o serviço de estética do veículo, também conhecido como car detailing.

Vai além da lavagem e limpeza comuns, pois visa transformar a aparência do carro, devolvendo-o ao dono em perfeita condição de limpeza e higienização, e com o visual de veículo novo.

Thiago Kuin, diretor adjunto de Marketing Digital da Abralimp, conta que o detalhamento automotivo ganhou força nos últimos dois anos, tanto pelo fato de o brasileiro ser um apaixonado por carros como pela alta de preços, inclusive dos veículos populares, o que faz com que as pessoas tenham maior cuidado com o seu bem para mantê-lo valorizado.

Thiago Kuin, diretor adjunto de Marketing Digital da Abralimp

Pode-se dizer que o profissional que realiza o detalhamento faz a diferença em relação aos serviços comuns de lavagem e até de reparos de pintura, pois reúne técnicas e ferramentas para fazer todo o embelezamento do carro.

“Entra a figura do detailer, que é o profissional da área de estética especializado em todas as superfícies do auto”, pontua Kuin.

O detalhamento pode incluir mais de 30 serviços, como restauração de faróis, lavagem da caixa de roda, verniz de motor, revitalização das peças plásticas, higienização e proteção de bancos de couro.

“É um universo de processos que abrange da lavagem rápida até a aplicação de técnicas mais complexas”, destaca Kuin.

Mais qualidade e benefícios

Tarcisio Vaglieri, fundador da Veneto Studio Automotivo, explica que a inovação trazida pelo detalhamento automotivo só é possível pela especialização em processos, produtos e superfícies para realizar um serviço com qualidade.

“Na estética automotiva priorizamos a qualidade e não o tempo que leva para a execução do serviço”, destaca Vaglieri.

Tarcisio Vaglieri, da Veneto Studio Automotivo

Ele explica que se trata de uma limpeza mais conservadora e com menos agressividade, o que permite aumentar o tempo de vida útil “sem degradar superfícies e mantendo o carro bonito por muito mais tempo”.

Embora muitos não saibam, o processo de lavagem é algo agressivo, que leva ao desgaste das superfícies.

A lavagem comum pode riscar, manchar, oxidar superfícies, agredir os bancos.

Desse modo, técnicas e produtos adequados garantem o equilíbrio entre a agressividade química e a mecânica de esfregação.

“Costumo dizer que existem três pilares do tratamento do carro na estética automotiva: limpeza, tratamento da superfície e a proteção para dar durabilidade”, pontua Vaglieri.

A proteção é um dos destaques na opinião de Vaglieri.

Ela confere maior longevidade para as superfícies, mantendo o bom estado de conservação mesmo após outras lavagens.

Um projeto para cada carro

Estética automotiva: limpeza, proteção e aumento da durabilidade do veículo

Outro diferencial apontado por ele é a realização do diagnóstico, que direciona para o tipo de limpeza em função do grau de sujidade.

Além disso, permite saber a expectativa de cada cliente, com os problemas que mais incomodam no veículo, para, desse modo, projetar a execução e entregar o serviço esperado.

“O detalhamento é um trabalho artesanal e, portanto, é importante entender o que o cliente valoriza no seu carro. Alguns preferem o interior totalmente limpo e higienizado; outros querem ver o brilho na pintura”, compara Vaglieri.

De modo geral, o detalhamento automotivo é procurado por clientes exigentes e que prezam pela durabilidade do veículo.

“É uma evolução da limpeza, com muitos benefícios e o consumidor percebe o quanto a estética automotiva cuida do carro como um todo”, pondera Vaglieri.

Mercado que se abre

Carlos Grillo Leone, diretor de Marketing e Relacionamento da Abralimp

Carlos Grillo Leone, diretor de Marketing e Relacionamento da Abralimp, conta que pequenas oficinas começam a acrescentar o detalhamento em seu modelo de negócio.

Também novos empreendedores estão de olho na atividade, uma vez que requer poucos equipamentos e produtos, e um pequeno espaço físico para iniciar.

“É um mercado teoricamente mais simples de entrar pela questão do espaço físico e dos recursos iniciais. Além disso, o próprio dono pode se especializar para executar o serviço e cuidar da demanda” pontua Leone.

Contudo, não existe uma única capacitação.

Cada detalhe do veículo pede um conhecimento específico.

Aprender os melhores processos e produtos para limpar estofado; polimento; limpeza de vidros; e impermeabilização são alguns exemplos.

Ana Claudia Rodrigues Gonçalves, da MBA Química

E são muitos os produtos disponíveis no mercado para limpeza e embelezamento dos veículos automotivos.

Ana Claudia Rodrigues Gonçalves, da MBA Química, diz que as novidades não param nesse segmento, seja em relação a produtos para tratamento externo como interno de carros.

Ceras revitalizantes, produtos para reparação e brilho, gel silicone para proteção, sem falar nos destinados à higienização interna são itens que recebem inovações e com grande procura tanto por empresas especializadas como pelo usuário final.

Segundo Ana, a lavagem e a limpeza sempre lideraram a procura por produtos, mas itens voltados para a estética automotiva também têm sido  procurados.

Opção mais ecológica

A lavagem ecológica é outra boa opção para a estética automotiva.

Além de economizar água, ela é realizada peça a peça, quimicamente menos agressiva e uma alternativa prática em termos de espaço para realização.

“É segura e tem a mesma eficiência de outros processos de lavagem, basta ajustar a técnica”, afirma Vaglieri.

Para quem ficou interessado em atuar no segmento, a UniAbralimp oferece boas opções de cursos que auxiliam na preparação profissional.

Acesse o site e veja as oportunidades!

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Freepik / Divulgação