CURIOSIDADES: De que forma a inteligência artificial pode melhorar o setor da limpeza profissional?
Os avanços com a inteligência artificial (IA) podem mudar as relações no dia a dia de trabalho
Tecnologia e inovação apontam caminhos para maior produtividade no dia a dia, especialmente na área de limpeza profissional, os avanços com a inteligência artificial (IA) estão oferecendo novas oportunidades e formas de melhorar a produtividade, tanto para as empresas quanto para os profissionais que atuam no setor.
Essa visão foi apresentada por Rafael Thomé Gasparin, Conselheiro da Abralimp, durante a palestra “Como a valorização das pessoas na era da IA vai revolucionar o mercado da limpeza”, apresentada na Área do Conhecimento Verde da 28ª Higiexpo. Segundo Gasparin, o segredo para alcançar mais produtividade está em saber utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor, e a IA, sem dúvida, é uma das maiores aliadas nesse processo.
Muito além de experiências superficiais com IA
A tecnologia, por sua capacidade de otimizar processos e automatizar tarefas, vem se destacando como uma peça-chave no aumento da eficiência dentro do setor de limpeza. No entanto, a adoção da IA ainda enfrenta desafios. Para ele, o principal motivo da pouca adoção da IA é que as pessoas ainda têm uma experiência superficial. “Fazemos perguntas e esperamos respostas. Em experimentos com pouca profundidade a resposta é generalista, e isso acaba dando a visão de que a IA não ajuda”.
Ele aconselha que as empresas e profissionais usem a própria base de conhecimento, para aumentar os benefícios da IA, além de ter processos como o ETL (Extrair, Transformar e Carregar [dados]), garantindo que as respostas geradas pela inteligência tenham mais contexto e relevância.
Para o mercado da limpeza, Gasparin diz que é preciso ir além da visão de uso de robôs. Sabendo que o custo da mão de obra é menor que o maquinário, defende a importância da capacitação de pessoas para atuar na limpeza com IA.
Caminhos para resultados positivos
Durante a palestra, Gasparin apresentou dez maneiras concretas de como a IA pode ser usada para melhorar a eficiência e o desempenho dos profissionais da limpeza:
- Conseguir o conhecimento da pessoa pela IA, em um clone, como se fosse um mapa mental.
- Apostar em treinamento, com trilhas customizadas e gamificação. Assim, se identifica o perfil comportamental do usuário e com perguntas direcionadas, ou seja, criar uma trilha do que realmente gera interesse.
- Ter uma plataforma de gestão de processos de limpeza com a automação distribuindo as tarefas de forma automática.
- Oferecer um assistente especialista no mercado ou produto, que conversa com funcionário ou cliente e tira as suas dúvidas, direciona e dá dicas de uso dos produtos e serviços da empresa. Assim, é possível aumentar o tempo para acompanhar os funcionários.
- Contar com um agente tirador de dúvidas ou atendimento sobre regras da empresa (RH), sendo bastante útil para empresas com muitos funcionários.
- Otimizar processos seletivos, sem viés e preconceitos. Utiliza dados, entende o perfil comportamental para cada vaga, e tudo de maneira mais rápida.
- Também gera um otimizador de trabalho por competências pessoais dos colaboradores.
- Permite um treinamento assistido por IA, a partir de programa piloto de e-learning, disponibilizando suporte contínuo e para entender como é possível evoluir.
- Criar um banco com mentores, clones de quem admira, para então ter bom conteúdo em uma base de dados.
- Reunir cases que ajudam a desenvolver uma resposta e proposta de valor, auxiliando no preparo para reuniões ou vendas em diferentes situações, por exemplo.
Inteligência Artificial na prática
Para Gasparin, esses instrumentos contribuem de diferentes maneiras. Como a sugestão de dicas para chamar a atenção de um funcionário sobre faltas, com a entrega de uma resposta útil para o colaborador e não somente uma advertência. Além disso, a IA pode acelerar e otimizar tarefas cotidianas, especialmente aquelas repetitivas e rotineiras, liberando tempo para que os profissionais possam focar em atividades mais complexas e de maior valor.
As Áreas do Conhecimento na Higiexpo ofereceram um conteúdo rico e diferenciado para os visitantes, de forma totalmente gratuita, durante a 28ª Higiexpo, maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina. O evento ocorreu entre 13 e 15 de agosto de 2024, no São Paulo Expo.
Fonte: Abralimp
Foto: Abralimp