Case de Sucesso: Nathalia Tiemi Ueno
COMO SURGIU A EMPRESA?
Em 1986 meu pai realizou seu grande sonho em ter seu próprio negócio na indústria da limpeza. Apesar de todas as dificuldades, sem dinheiro para investir e com três filhos pequenos, persistiu e com a ajuda de uma amiga que lhe emprestou um espaço em seu escritório, fundou a empresa.
Ele sempre foi um visionário, naquele tempo já tinha ideias arrojadas para o mercado, sempre pensava no bem-estar das pessoas, lutou muito por treinamentos nas entidades de classe do setor, era muito respeitado por clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes do mercado, tornando-se referência no segmento.
Em 1999, ele faleceu e meu tio ficou a frente da empresa junto com outras duas sócias.
COMO FOI SUA TRAJETÓRIA ATÉ CHEGAR NA EMPRESA?
Sempre gostei de esportes e meu grande sonho era ser atleta. Pratiquei por muitos anos modalidades como ginástica artística e futebol e não tive dúvidas do que fazer quando chegou o momento da faculdade. Fiz Educação Física e tive uma academia própria, porém com o tempo fui percebendo que aquele não era meu sonho. Investi em pós-graduação e decidi vender a academia. A empresa do meu pai continuava sendo administrada neste período pelos três sócios.
Depois da venda da academia fui passar um ano na Austrália e lá tive contato efetivo pela primeira vez com o segmento da empresa: trabalhei como auxiliar de limpeza e comecei a entender que o meu sonho era continuar o sonho do meu pai. E assim aconteceu. Retornei ao Brasil e ingressei na empresa em 2008, neste primeiro momento como assistente administrativa, conhecendo todos os departamentos. Em 2015, após a aposentadoria do meu tio, assumi a diretoria geral.
Desde então me mantenho a frente das decisões, implantando uma nova perspectiva do mercado e trazendo novos rumos para a empresa.
QUAIS DESAFIOS VOCÊ ENCONTROU NO CAMINHO QUE TRILHOU ATÉ CHEGAR AO CARGO DE LIDERANÇA?
Sendo jovem aprendi na raça, fui aprendendo aos poucos, ganhando experiência e o respeito dos funcionários e concorrentes. Porém, o maior desafio nesse mercado foi ser mulher e jovem ao mesmo tempo, num mercado onde a maioria dos CEOs são homens. Nas reuniões em sindicatos e entidades, eu sempre ficava muito tímida, muitos me enxergavam como “a filha do dono”. Depois de muito trabalho passei a ser respeitada como empresária.
O que trago como experiência disso tudo é que para uma mulher ter visibilidade e sucesso dentro do mercado empresarial é necessário muito empenho, humildade, abdicação, estudo e autoconfiança. Ainda existem barreiras que devem ser quebradas e ultrapassadas.
QUAIS OS DESAFIOS DE UMA EMPRESA FAMILIAR FRENTE ÀS ATUAIS DEMANDAS DE MERCADO?
Nossa empresa sempre foi familiar e isso tem seus prós e contras. Temos uma cultura muito enraizada, nunca deixamos de lado os valores implantados pelo meu pai, como a valorização do ser humano, a filantropia e a entrega total daquilo que ofertamos aos clientes. Tudo isso fortaleceu e fortalece nossa marca até hoje. Enxergo que o patamar que temos hoje é fruto desta forma de administrar.
Existem desafios a superar ainda. Empresa familiar normalmente é mais agarrada às tradições, resiste um pouco mais às mudanças, porém com o time que temos conseguimos implantar muitas inovações e melhorias urgentes a este mercado atual.
COMO É CONCILIAR A ADMINISTRAÇÃO GERAL DE UMA EMPRESA COM A SUA VIDA PESSOAL?
Minha família é minha base. Costumo dizer que lá em casa os papéis são trocados. Meu marido tem um emprego mais flexível, então consegue ficar mais tempo com as crianças enquanto eu administro a empresa.
A administração e organização do tempo é extremamente importante, tento sempre conciliar as viagens a trabalho, reuniões, estudos, palestras e cursos com as demandas familiares e sociais.
Mesmo com toda ajuda e suporte que tenho, em muitos momentos sinto que estou devendo algo, que nunca consigo dar conta de tudo. Mas sigo em frente sabendo que posso realizar tudo aquilo com qualidade e eficiência.
QUAIS SÃO SUAS PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE TERCEIRIZAÇÃO DE FACILITIES?
Estamos saindo de uma crise nacional que afetou bastante o mercado de terceirização. As isenções fiscais também causaram um impacto grande na disputa pelo melhor preço. Hoje, muitas vezes o melhor preço não está resultando em qualidade na execução do serviço.
Agora com este novo governo estamos vendo um movimento mais forte acontecendo, grandes empresas voltando ao mercado já não satisfeitas em possuírem somente o menor preço. Clientes mais exigentes em relação a operação, equipamentos, quitação de salários e encargos e, principalmente, à gestão do negócio de forma clara e objetiva.
Estamos acompanhando agora o movimento do Full Service. Os clientes não querem mais uma empresa para cada atuação dentro da corporação. Querem contratar pacote completo e cobrar de apenas um fornecedor a execução dos serviços. Já estamos prontos para essa nova demanda e temos a certeza de que nosso caminho será rodeado de grandes vitórias.
QUE TIPO DE PROVIDÊNCIAS A SUA EMPRESA ESTÁ TOMANDO PARA SE PREPARAR PARA O FUTURO?
Agregando valores e tecnologias aos serviços. Fazendo parcerias com empresas sustentáveis. Buscando certificação de meio-ambiente. Tudo isso é urgente para um mercado mais exigente. Não podemos esperar as cobranças chegarem, precisamos estar preparados e antecipados a elas.
Seguimos agora por um caminho focado na produtividade, e para atingir níveis mais altos (o que resulta em redução de custo ao cliente), focamos em treinamento (implantamos agora a capacitação por EAD), maquinário de ponta, produto eficaz e biodegradável, além da supervisão constante em cada posto de trabalho.
Dar atenção ao cliente e suprir todas as suas demandas, inclusive aquelas que ele não sabia que tinha, são nossos objetivos. Fornecemos sempre ideias práticas para que o cliente tenha as soluções completas de suas necessidades.
Nathalia Tiemi Ueno
Diretora Geral – Grupo Paineiras