Saiba como garantir uma limpeza mais eficiente em chão de fábrica

Com piso diferenciado, a contratação de limpeza especializada é indispensável.

A limpeza é indispensável em todos os ambientes de uma empresa. Prezar pela higiene dos colaboradores é necessário para que o trabalho se torne mais agradável e produtivo. Locais como chão de fábrica, por exemplo, pedem um cuidado ainda mais especial, por isso, confira abaixo diversos cuidados e diferenciais para este local.

Independentemente das dimensões da fábrica, é fundamental manter o chão limpo e os equipamentos em boas condições de uso. Afinal de contas, um ambiente sujo dificulta o trabalho e representa mais riscos de acidentes, além de outros problemas, como desorganização do espaço, mau funcionamento dos equipamentos, mais chances de perder ferramentas e utensílios de trabalho, entre muitos outros.

Para que a limpeza seja feita de forma correta e segura, o mais indicado é contratar os serviços de uma empresa especializada em limpeza e manutenção, pois ela dispõe de profissionais treinados e atualizados nesta função para desenvolver as respectivas tarefas. Quando essa atividade é atribuída a colaboradores da empresa que não possuem habilidade ou treinamento na área da limpeza profissional, ou que simplesmente não entendem do assunto, os resultados não atingem a excelência. Além disso, o risco de acontecer acidentes ao realizar este trabalho é alto.

É preciso dispor de ferramentas e materiais apropriados (e ter sido treinado para o seu uso) para evitar danos aos equipamentos e à própria pessoa. É comum, até colaboradores experientes, improvisarem certas ferramentas e acabarem piorando os problemas da máquina ou acabarem sofrendo algum tipo de lesão. 

As operações de limpeza e manutenção podem envolver contato com a rede elétrica, por exemplo. Logo, é importante utilizar bloqueios nas válvulas e interruptores ou, ainda, controles que conectem o dispositivo à energia elétrica. Antes de religar os equipamentos, é preciso retirar todos os bloqueios e avisos de segurança.

Cada equipamento deve ser avaliado e reparado seguindo as instruções do manual. O profissional treinado para a limpeza sabe disso e segue a regra, sem improvisos e nem precipitações. Antes de tudo, ele analisa para definir o que precisa ser feito.

Além de tudo isso, o serviço especializado em limpeza e manutenção oferece uma atenção especial aos pisos diferenciados de chão de fábrica, contando com equipamentos como lavadoras de alta pressão, varredoras e lavadoras de pisos, limpadoras com vapor e seleção dos produtos químicos compatíveis com cada tipo de piso.

Esses equipamentos removem sujeiras pesadas e impregnadas como óleos, recolhem detritos de qualquer tamanho, especialmente em pisos com irregularidades, e também se atentam para que a limpeza tenha rápido secamento dos produtos para que o ambiente não tenha que ficar interditado por muito tempo.

Veja abaixo 6 dicas para a limpeza do chão de fábrica:

1- Analisar o tipo de piso – o processo de limpeza precisa ser específico para o tipo de piso a ser tratado;

2- Verificar o fluxo de pessoas, máquinas e equipamentos para poder analisar qual processo é o mais eficiente;

3- Analisar qual sujidade este piso possui. (óleo, graxa, pó…);

4- Definir qual produto será utilizado para eliminar este tipo de sujidade;

5- Realizar um planejamento para que o processo de limpeza seja de baixo impacto ao processo produtivo da fábrica;

6- Estudar a necessidade de utilizar equipamentos de limpeza de alta capacidade para aumentar a eficiência do processo de limpeza.

Uma boa empresa terceirizada e especializada em limpeza profissional, faz com que a indústria não tenha preocupações quanto ao desempenho e à segurança das tarefas de limpeza/manutenção, e garante a produtividade e segurança dos seus colaboradores, evitando assim muitos prejuízos, especialmente financeiros.

Referências:

https://ipcbrasil.com.br/saiba-o-que-utilizar-para-garantir-uma-limpeza-mais-eficiente-e-qualificada-do-chao-de-fabrica/

http://blog.seguridade.com.br/qual-a-importancia-da-limpeza-e-manutencao-especializada-em-chao-de-fabrica/