Artigos

A importância da higienização de bebedouros escolares para a saúde dos alunos

Nossos especialistas destacam a necessidade de manutenção rigorosa e oferecem dicas práticas para garantir a segurança hídrica nas escolas

É fundamental que escolas e instituições de ensino estejam preparadas para receber os alunos com saúde e segurança. Um dos pontos críticos nessa preparação é a limpeza e manutenção dos bebedouros, locais que podem ser propícios à proliferação de bactérias e germes se não forem higienizados adequadamente. É por isso que nossos especialistas alertam: a correta higienização dos bebedouros é essencial para garantir a saúde de estudantes, professores e demais frequentadores das escolas.


“Um bebedouro mal limpo é uma fonte de germes e bactérias, o que pode impactar diretamente a saúde dos alunos”, afirma Edilaine Siena, vice-presidente administrativa da Abralimp. “Manter a limpeza em dia é essencial não só para evitar doenças, mas também para garantir que todos tenham acesso a água potável segura e de qualidade.”

Para garantir a limpeza eficaz dos bebedouros, alinhados às normas do Ministério da Saúde e do Trabalho, recomendamos as seguintes etapas:

Procedimentos para limpeza de bebedouros

Primeiro, higienize as mãos e calce as luvas antes de iniciar a limpeza. Desligue o bebedouro ou purificador da tomada para garantir sua segurança durante o processo.

No caso do bebedouro modelo galão, remova o galão vazio e esvazie o reservatório acionando a torneira. Borrife detergente neutro no pano de microfibra ou em um pano descartável e, com ele, faça a limpeza interna do reservatório. Enxágue o reservatório e seque-o com o auxílio do pano microfibra ou descartável limpo e seco. Retire a grelha de contenção de água e, utilizando fibra branca, borrife detergente neutro e limpe a grelha, secando-a em seguida. Para finalizar, limpe a parte externa do bebedouro com a fibra branca e detergente neutro e seque com o pano.

Para a limpeza do galão, retire o selo plástico (lacre) e limpe a tampa e o gargalo com fibra branca e detergente neutro, enxaguando com o pano de microfibra ou descartável. Antes de reposicionar o galão no bebedouro, despeje um pouco da água com cuidado para não preencher o reservatório totalmente. Após colocar o galão no bebedouro, verifique se há fluxo normal de água nas torneiras, mantendo-as acionadas por alguns instantes.

Para o purificador modelo torre ou pressão, inicie o processo da mesma forma: lave as mãos, calce as luvas e desligue o purificador da tomada. Borrife detergente neutro na fibra branca e limpe os bicos de saída da água. Enxágue e seque com o pano de microfibra ou descartável. Limpe também a área do ralo de água e seque da mesma forma. Para concluir, faça a limpeza da parte externa do purificador com a fibra branca e detergente neutro, realizando movimentos de cima para baixo e secando com o pano de microfibra ou descartável.

Os bicos e torneiras podem ser higienizados caso sejam retirados pela área de manutenção, e a higienização das partes internas deve ser realizada pela assistência técnica do fabricante. Além disso, conforme a Portaria nº 2.914, de 12 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, é obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado, ou 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).

A manutenção adequada dos bebedouros não apenas garante água potável, mas também previne a contaminação por substâncias nocivas, como chumbo e bactérias. A colaboração com consultores ambientais para a implementação de programas de qualidade da água pode elevar ainda mais os padrões de segurança nas escolas.

“Investir na limpeza e manutenção regular dos bebedouros é um compromisso com a saúde dos alunos. A continuidade na higienização é o que realmente faz a diferença. Se houver uma rotina de limpeza constante, as bactérias e germes terão menos condições de proliferar, assegurando um ambiente mais saudável para todos”, conclui Edilaine Siena. 

Conteúdo escrito com a colaboração de Fabiane Gomes da Silva, Coordenadora de Projetos de Infra Serviços da empresa Grupo GPS.

Conheça os cursos da UniAbralimp para sair na frente e se tornar um expert em limpeza profissional. Acesse: https://uniabralimp.org.br/ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *