Entenda a importância da Logística Reversa nas empresas e no mundo

Com função importante no meio ambiente, Logística Reversa ganha destaque.

A Logística Reversa tem a função de gerenciar e operacionalizar o retorno de bens materiais após sua venda e consumo, preocupando-se assim com o descarte ecologicamente correto.

Muitas empresas têm utilizado a Logística Reversa como uma grande estratégia em seu planejamento de negócios, pois esta ação tornou-se um instrumento econômico e social que viabiliza a coleta e restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial, de forma que eles possam ser reaproveitados no ciclo produtivo ou devidamente encaminhados para um local de descarte ou tratamento.

De acordo com o Portal IBC, as empresas que adotam a Logística Reversa em seu planejamento, acabam agregando maior valor à sua imagem perante a sociedade, pois a má gestão do lixo gera inúmeros danos ao meio ambiente, além de comprometer seriamente a qualidade de vida das pessoas, animais e do planeta.

Segundo o SINIR – Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos – dentre os vários conceitos introduzidos em sua legislação ambiental pela PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos – está a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a Logística Reversa e o acordo setorial.

A Lei nº 12.305/2010 dedicou especial atenção à logística reversa e definiu três diferentes instrumentos que poderão ser usados para a sua implantação: regulamento, acordo setorial e termo de compromisso.

O objetivo principal, é que cada vez mais empresas implantem a Logística Reversa em seu planejamento.

Fonte:

https://www.ibccoaching.com.br/portal/importancia-da-logistica-reversa-para-empresas/

http://sinir.gov.br/logistica-reversa