Apostar no conhecimento e vencer na profissão

Francisca de Fátima, ganhadora do prêmio Aluno em Destaque, conta seus passos para as conquistas profissionais

Desejo de aprender, esforço e foco levaram Francisca de Fátima Meneses Barboza a conquistar o prêmio Aluno em Destaque 2022, da Fundação UniAbralimp.

Foram 14 participações em cursos, durante um ano, só na Fundação, pois ela é incansável quando o assunto é obter conhecimento.

A paraibana, de 49 anos, vem de uma família humilde, com 11 irmãos, e foi a única a conseguir formação com nível superior.

Lá no ano de 1985, decidiu mudar para Brasília-DF com uma irmã, e foram acompanhadas pelos pais, depois de seis meses.

Hoje, mora na cidade satélite do Gama, em Brasília, onde iniciou sua trajetória profissional na área de hotelaria, como camareira.

“Com aprendizado e dedicação passei para assistente e, anos depois, por meio de muito estudo e empenho, atuei como governanta de hotel. Isso foi entre os anos de 2009 e 2011.”

Ensinamentos bem aproveitados

Em 2012, começou a trabalhar no Grupo Ancar, Shopping Conjunto Nacional, como supervisora de limpeza, onde obteve, por mais de quatro anos, muitos ensinamentos e experiência.

“Éramos treinados e capacitados pelo gestor que marcou e fez a diferença na minha vida profissional, José Nadson Melo. Um grande profissional, a quem sou grata pelo aprendizado que proporcionou a todos.”

Fátima conta que foi uma escola diferenciada, com vários treinamentos, incluindo técnicas para limpeza de salas, vidros e higienização, além de constante acompanhamento das equipes.

Divorciada, mãe de três filhos – Gabriel de 22 anos, Ranyele (28) e Rafaela (30) -, Fátima tem quatro netos, sendo que a mais velha está com 13 anos.

Eles acompanham seus passos e todo o esforço para se tornar uma profissional bem-sucedida.

Conquistas e desafios

O título de Bacharel em Administração foi conquistado em 2018, após muito empenho para concluir a faculdade.

Pouco antes disso, em 2016, Fátima lançou-se como empreendedora, montando uma loja física de temperos e produtos naturais.

Assim, teve a oportunidade de desenvolver atividades de administração de empresas, estoques, finanças e tantos outros desafios por ser proprietária de um estabelecimento comercial.

A investida durou até 2019, quando surgiu a oportunidade para trabalhar em uma empresa de terceirização.

“O convite veio por meio do Sr. José Nadson. Na empresa, pude conhecer outra grande profissional, a Sra. Polyana Lavale, que acreditou no meu potencial e ensinou muito do mercado de terceirização por meio do conhecimento e profissionalismo que ela possui.”

Agarrando as oportunidades

Em janeiro de 2021, Fátima abraçou o processo seletivo do Grupo Interativa, onde hoje atua como supervisora operacional.

“Desempenho atividades junto a diversos contratos, cada um com suas particularidades, solucionando problemas e propondo melhorias com as equipes que ficam na linha de frente, buscando realizar os serviços com excelência.”

Para ela, o líder precisa entender tudo o que ocorre ao seu redor para tratar cada parte do contrato de modo adequado, considerando as diversidades das organizações e com flexibilidade para agir de acordo com as circunstâncias.

Francisca de Fátima Meneses Barboza, supervisora operacional no Grupo Interativa

Como exemplo, cita que administra contratos que vão da limpeza de cozinhas a zoológico. Portanto, possuem características bastante distintas, onde somente o conhecimento técnico e operacional permite orientar bem uma equipe.

“Conduzir bem significa apresentar as possíveis soluções para os colaboradores, fazer planejamentos e definir ações rápidas para que não existam problemas com os contratos.”

Sempre com novos planos

Seu espírito de liderança despertou o interesse por se especializar em treinar pessoas e equipes.

E nisso, sua participação nos cursos tem contribuído para ampliar conhecimentos e seguir com seus projetos de atuar como treinadora de técnicas de limpeza e como personal organizer.

Fátima reconhece que os cursos da Fundação UniAbralimp agregaram muita informação para atuar na linha de frente dos contratos, ampliando os conceitos sobre limpeza, organização e sobre a importância do treinamento.

“Repasso todo o conhecimento obtido nos cursos dentro da empresa, para conseguir os melhores resultados, treinar e conduzir eficientemente os colaboradores”, enfatiza.

Segundo Fátima, a UniAbralimp oferece oportunidade de crescimento profissional com excelência.

Ela diz que recebeu com surpresa o prêmio Aluno em Destaque e que ele chegou justamente na fase de preparação para os treinamentos.

Como treinadora, estará focada em preparar profissionais para a limpeza doméstica, no primeiro momento.

“Às vezes, as pessoas estão tão acostumadas a fazer um serviço de um modo que não conseguem ver outra maneira de executar e é isso que quero mostrar: a forma correta de fazer e como aplicar os métodos.”

A Fundação UniAbralimp parabeniza Fátima pelas suas conquistas e é grande incentivadora dos profissionais que buscam evoluir na carreira.

Temos orgulho em contar histórias como esta e esperamos ver a sua aqui também!

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação