Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

ESG

Abralimp promove 2º Encontro de Negócios de Limpeza Profissional no ES

Aconteceu na quarta-feira (13/11) o 2º Encontro de Limpeza Profissional no Espírito Santo, promovido pela Abralimp

O evento foi dedicado às empresas e profissionais de segmento de limpeza profissional, facility managers, fornecedores e empresas clientes de produtos e serviços do segmento, além dos associados do Findes/Cindes, que deu o apoio institucional ao evento, sendo uma grande oportunidade de networking e intercâmbio de conhecimento no setor de limpeza profissional.

A Abralimp esteve representada por Ingrid Onias, do marketing da Associação, que reforçou a importância do associativismo e da união do setor. Ela também destacou os encontros de negócios, fundamentais para a promoção de debates de alto nível sobre a limpeza profissional, além das principais ações que a Abralimp desenvolve em prol do mercado de limpeza profissional, como a feira Higiexpo, os cursos promovidos pela UniAbralimp, os materiais técnicos, como o Tempos Padrão e o Manual de Processos, ampliados e atualizados neste ano.

Com a sala cheia, a palestra “Crises e inovação na história” – Como liderar o futuro (consequências da ausência da limpeza historicamente), do historiador, sociólogo e filósofo, Gabriel Tebaldi, iniciou as apresentações com a abordagem do contexto histórico da sociedade e da economia e os impactos na limpeza.

Ele citou o “Círculo de ouro”, do inglês Simon Sinek, conhecido quando publicou o livro que, no Brasil, foi lançado com o nome “Por Quê? – Como Grandes Líderes Inspiram Ação”. “As empresas não devem vender produtos, mas propósitos. Devem pensar em o que fazer, como fazer e por que fazer, de forma que essa motivação seja a causa”, destacou Tebaldi.

O tema inovação tem sido recorrente nos eventos da Abralimp. Na sequência da apresentação do historiador, aconteceu o Painel Inovação – Máquinas, Químicos e Prestação de Serviços, com intermediação do jornalista Eustáquio Palhares.

De acordo com Aline Simioni, gerente de marketing a administração de vendas na Spartan do Brasil, a cultura e os conceitos da limpeza profissional ainda estão muito ligados a prática da limpeza doméstica, o que pode representar um grande entrave para o mercado. Ela indica que como não existe uma formação universitária para a limpeza profissional, os grandes mestres nesta área são, geralmente, familiares, como mãe, avó tia. “Sendo completamente diferente a atuação da limpeza profissional, o mercado precisa se unir para mudar isso’, enfatiza.

Aline apresentou dados da limpeza doméstica, alarmantes para a limpeza profissional. “39% dos brasileiros estão comprando produtos de limpeza doméstica da marca mais barata. É preciso buscar inovação, porque muitos são insalubres, utilizam de matéria prima não eficaz e podem apresentar risco ao profissional”, disse.

De acordo com a gerente de marketing, 44% dos brasileiros acreditam que os produtos multiuso tem a mesma qualidade dos produtos direcionados. “O produto de limpeza precisa ser ecológico, legalizado e documentado por meio de normas, e específico”, afirma.

Rafael Ferrari, gerente de marketing e produtos da Karcher, destacou a forma como a tecnologia aplicada ao negócio de limpeza profissional pode trazer inovações, eficiência e aperfeiçoamento no relacionamento com os clientes. “Temos que pensar como a mudança tecnológica vem impactar o nosso negócio, de que forma os sistemas convergem para trazer mais informações, como a limpeza pode se tornar mais dinâmica. Novos modelos de negócios surgirão e a limpeza baseada em conhecimento é o que vai mudar a produtividade e a relação com o cliente”, afirma.

Ainda no painel de Inovação, Djalma Malta Filho, da Dikma Terceirização Estratégica, discorreu sobre a evolução na área de serviços, da década de 80 até os desafios atuais com um mercado mais exigente. “Como eu melhoro a produtividade e reduzo custos, sem parceiros estratégicos?”, perguntou no início de sua apresentação. Segundo ele, muitas empresas estão tão focadas em seu produto final que se esquecem que esse parceiro, o prestador de serviços, é importante para os resultados finais.

Diante do contexto tecnológico discutido, a ausência de indicadores que acompanham a produtividade, falta de inovação e baixo rendimento, foram apontadas pelo profissional, como um dos principais entraves de empresas que ainda não se adequaram ao novo momento da indústria e do consumidor. Ele reforça que “a tecnologia é importante, mas treinar as pessoas e ter uma equipe motivada é fundamental”.

O evento contou com o patrocínio das empresas Dikmaq, Kärcher, e Spartan do Brasil, e teve apoio institucional do CINDES.

Na foto, da esquerda para a direita estão Gabriel Tebaldi – palestrante, Rafael Ferrari – Painelista Máquinas e Equipamentos, Djalma Malta – Painelista Prestação de Serviços, Aline Simioni – Painelista Produtos Químicos, e Ingrid Onias – Marketing da ABRALIMP.

Confira as fotos na íntegra no Flickr ABRALIMP 2019.