Métodos e ferramentas para economizar água em postos de gasolina

Buscar novas alternativas para preservação dos recursos hídricos é uma necessidade de qualquer posto de combustível e outros estabelecimentos que oferecem o serviço de lava-rápido. De olho neste cenário, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) separou algumas alternativas para aqueles que ainda aproveitam a água do sistema de abastecimento para lavar veículos, dar descargas em banheiros e limpar o posto de combustível.

Atualmente, existem diversas maneiras sustentáveis para a limpeza e conservação em todos os ambientes deste estabelecimento. Entre as principais, está o uso de equipamentos de melhor custo-benefício para reuso de água de lavagem automotiva; lavadoras de pisos; aspiradores; sistemas de captação de água da chuva e acessórios manuais práticos para uso no dia a dia.

De acordo com a Abralimp, há uma variedade de modelos e tamanhos de equipamentos para adaptação de espaço e demanda. Alguns podem ser utilizados também para a limpeza da loja de conveniência, por exemplo.

Quando o posto tem uma área de lavagem de veículos, é utilizada lavadora de alta pressão para limpar sujeiras mais pesadas e de difícil alcance. Há também postos que contratam empresas terceirizadas de limpeza especializadas para garantir segurança, qualidade e profissionalismo.

Os cuidados com os resíduos de óleo.

Despejar óleo, querosene, graxas e outros resíduos diretamente no sistema de esgoto é uma ação proibida e pode render uma pesada multa ou até mesmo o fechamento do estabelecimento. Por lei, postos de combustíveis precisam ter em suas instalações a caixa separadora de água e óleo, que fica abaixo do solo. Assim, o sistema de separação deve dar aos resíduos uma destinação adequada para diminuir os danos à natureza.

Essas e outras soluções poderão ser encontradas durante a 26ª Higiexpo, maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina, que acontece de 20 a 22 de agosto, no São Paulo Expo. Em paralelo à Higiexpo, acontece o 27º Higicon, congresso que ocorre nos dois dias de
evento com o objetivo de conectar pessoas com o mesmo propósito.

Fonte: ABRALIMP e ADS Comunicação Corporativa.