A pergunta de um milhão de dólares: Como aproveitar as novas oportunidades do mercado da limpeza?

Artigo por David James Drake

O mundo está mudando e, claro, o mercado institucional de Limpeza também vai acompanhar esta evolução exponencial. Os fatores principais que estão impulsionando as mudanças do nosso setor são vários. Existem muitas inovações ocorrendo que vão trazer novidades na limpeza, seja em máquinas, químicos, equipamentos, acessórios, softwares, apps, Internet-of-Things (IoT), tecnologia, robótica etc. A empresa que melhor entender os detalhes destas mudanças e evoluções e, ao mesmo tempo, usar os recursos da melhor maneira para inovar terá sucesso. Na minha opinião, o mercado de Limpeza Profissional é um dos segmentos mais importantes e essa relevância irá aparecer cada vez mais devido às seguintes mudanças mundiais.

Nosso mercado é a linha de frente para gerenciar o risco de futuras epidemias. Cada vez mais estamos vivendo em um mundo interconectado. Os vírus se propagam rapidamente, fazendo com que epidemias ocorram. Por várias razões, tudo indica que este problema acontecerá de forma mais acentuada daqui para frente.
Os problemas ecológicos que o mundo está enfrentando também são cada vez mais discutidos e urgentes. A cadeia produtiva como um todo precisa de soluções para melhorar sua sustentabilidade já que, tradicionalmente, nosso mercado não era considerado muito sustentável.

Existem dois tipos de meio ambiente: o externo e o interno. O trabalho feito por nosso mercado pode fazer muito para melhorar o meio ambiente interno. A maior parte da humanidade passa o dia dentro de uma área construída. Portanto, a “limpeza verde” terá uma responsabilidade muito maior para enfrentar os desafios da saúde humana.
Outro ponto é que o cliente final está cada vez mais exigente e conhecedor, e consequentemente, os fornecedores precisam usar a tecnologia disponível para melhorar a produtividade de seus contratantes. O cliente não só precisa de transparência e rapidez com relação às informações dos produtos, mas também sobre a empresa. Ao mesmo tempo, o custo será cada vez mais importante.

Existem duas maneiras de aproveitar as oportunidades que o mercado terá. A primeira é inventar um novo produto. A segunda é melhorar a tecnologia existente. As barreiras de entrada para o mercado de Limpeza Profissional são baixas. Portanto, existem muitas oportunidades tanto para empresas existentes quanto para empreendedores novos. Estas estratégias são importantes para fazer com que nosso mercado seja muito promissor para o futuro.

O maior desafio é entender aonde vai o mercado, desenvolver ou aprimorar sua linha de produtos, e treinar seus canais de vendas para prestar o serviço necessário e solucionar os desafios enfrentados pelo cliente.

Finalmente, o Brasil também precisa ter uma evolução rápida para assimilar o nível de inovação que as empresas já conseguiram. A última Feira HIGIEXPO mostrou inúmeras novidades mas, muitas vezes, o cliente final não está pronto para incorporar estes produtos e maximizar os benefícios de custo, produtividade e sustentabilidade que a tecnologia atual já oferece. As empresas podem continuar inovando. Mas, se não houver a profissionalização do cliente, dificilmente vai haver o resultado esperado nas áreas de saúde, sustentabilidade, custo e qualidade.

Acredito que a melhor maneira para mudar toda a cadeia produtiva é se unir através das várias associações existentes. Por meio destas estruturas, os assuntos importantes podem ser discutidos, analisados, aprimorados e, finalmente, difundidos para o benefício de todos. Como se diz popularmente: “Uma andorinha só não faz verão”.

David James Drake é vice-presidente executivo da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – ABRALIMP.