Abralimp contribui com informações para prática recomendada pela ABNT

Manual “Operação segura em organizações durante situações de pandemia” oferece orientações de higienização e de operação segura

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) contribuiu com informações importantes sobre procedimentos de limpeza para o ABNT PR 1004-1:2020 – Operação segura em organizações durante situações de pandemia. Parte 1: Diretrizes gerais, uma Prática Recomendada que será apresentada no dia 19 de agosto, às 10h00, pelo canal da ABNT no youtube (https://www.youtube.com/watch?v=BVckOLvfqWM), com a participação do presidente da Abralimp, David James Drake.

A Prática Recomendada também foi elaborada com a colaboração da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o presidente da Associação, é com grande satisfação que a Abralimp contribuiu com o conhecimento técnico de seus associados para a elaboração da Prática Recomendada.

De acordo com a ABNT, mesmo com limitações de expediente e outras restrições que variam de uma cidade para outra, as empresas precisam estar preparadas para a retomada das atividades, cuidando para que colaboradores e clientes fiquem protegidos. Por isso, a ABNT PR 1004-1 oferece orientações técnicas de higienização e de operação segura para prevenir a transmissão do vírus. A publicação traz orientações aplicáveis a todos os tipos e tamanhos de organizações que atuem nos setores industrial, comercial, público e sem fins lucrativos.

As recomendações do conteúdo têm as seguintes finalidades:

a. identificar e gerenciar as ações necessárias para minimizar a transmissão da covid-19 e os possíveis impactos aos negócios;
b. adotar uma atitude proativa para manter a segurança de funcionários, clientes e fornecedores;
c. evidenciar resiliência aos funcionários, clientes, fornecedores e órgãos públicos de controle;
d. manter as funções críticas em funcionamento durante situações de pandemia;
e. minimizar o tempo de inatividade durante crises sanitárias e melhorar o tempo de recuperação das atividades.

Cuidados necessários

A ABNT PR 1004-1 aponta os cuidados para impedir a propagação da Covid-19, explica como se dá a transmissão por contato direto ou indireto e indica os produtos químicos para higienização, além de cuidados no uso e manipulação. E tem muito mais, como o processo de limpeza de superfícies, incluindo madeira, couro e tecido, acessórios de metal e até geladeira, bebedouro, portas e janelas.

Parte do documento trata de gestão e comportamento, considerando problemas específicos que podem afetar a capacidade de uma organização de operar com segurança e como essas questões foram impactadas pela pandemia. Em casos de emergência, a PR orienta na preparação da resposta para mitigar o risco de transmissão da covid-19.

Entre outras medidas de gestão, por exemplo, a PR não só aconselha o uso do termômetro digital, preferencialmente do tipo infravermelho, como o impedimento de acesso de qualquer pessoa com temperatura acima de 37,8 graus.

A publicação ainda aborda outros temas de relevância no cenário atual e traz dois anexos com guias rápidos: um com orientações gerais e o outro com procedimentos de limpeza de superfícies.

A ABNT PR 1004-1:2020 já está à disposição da sociedade e pode ser adquirida na loja virtual www.abntcatalogo.com.br.

Fonte: Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional – ABRALIMP por ADS Comunicação Corporativa.

Foto/Divulgação: ABRALIMP