A Barbie faz sucesso nas telas e as mulheres da limpeza no mundo real

Dupla jornada, longos trajetos, permanente aprendizado… tudo isso é parte da rotina das mulheres que trabalham na limpeza profissional                         

Chega às telas do cinema a aventura da famosa boneca Barbie pelo mundo real, encarando as mais diferentes dificuldades, saindo do universo cor-de-rosa.

Enfrentar os desafios do dia a dia é parte da história de milhões de mulheres, que vencem obstáculos e se desdobram para cuidar da casa, filhos, família e da vida profissional, e viver os diferentes relacionamentos.

E foi nessa correria, cuidando da filha de oito anos após um dia de trabalho, que a redação da revista Higiplus encontrou Fabiula dos Reis Oliveira, auxiliar de serviços gerais da Dikma.

Há cinco anos, Fabiula trabalha na limpeza profissional. Conta que conseguiu o trabalho após ficar um tempo desempregada. Era gerente de loja e encarou naturalmente a mudança de área.

Fabiula diz que embora a rotina seja totalmente diferente dos trabalhos anteriores, agarrou a oportunidade com todas as forças.

“Gosto muito do que faço. A empresa oferece excelente tratamento e oportunidades. Nunca recebi reclamações e não existe aquele olhar de desprezo pelo que faço. Quando uma porta se abre, devemos aproveitar.”

Nascida em Aimorés, Minas Gerais, mudou para o Espírito Santo com três anos de idade e vive em Vitória, hoje com o marido e a filha.

E o dia começa cedo

Fabiula dos Reis Oliveira

A rotina de Fabiula começa na madrugada. Acorda às 3h50 para pegar o ônibus das 4h40 e chegar à empresa por volta das 5h20.

“Quando dá 5h30 começo meu trabalho para deixar as salas e banheiros todos prontos para receber as pessoas.”

Durante o dia, ela trabalha com a equipe em todas as manutenções de rotina, na limpeza de escadas e no showroom.

Ressalta que todas as tarefas são executadas dentro das medidas de segurança, com uso de luvas, máscaras quando necessário, sempre atendendo e respeitando o que é orientado.

“Participo de treinamentos, das reuniões e conversas sobre EPIs. Mesmo para os equipamentos que o meu trabalho não exige acabo tendo conhecimento”, destaca.

Dupla jornada

Já em casa, precisa enfrentar a dinâmica de outras tarefas: cuidar da filha, dar atenção para as lições da escola, preparar comida, limpar e cuidar da roupa.

Ela gosta dos momentos de descanso nos finais de semana e da parada para o café no trabalho, para descontrair e conversar com os colegas.

Para ela, trabalhar com qualidade é se dedicar e fazer as coisas certas, buscando estudar e entender como melhor ajudar e atender todos os clientes.

“É grande a satisfação de ouvir alguém dizendo que a sala ficou cheirosa, de receber elogios pelo meu trabalho, que é algo que faço com o coração, com amor”, enfatiza.

Outra heroína da limpeza profissional é Lindalva Souza Silva Costa. Aos 67 anos, é encarregada de limpeza na Limp Serv, onde trabalha há 23 anos, no bairro da Lapa, na cidade de São Paulo.

Entre suas rotinas, encara inclusive a limpeza pós-obra e a liderança de equipes nas mais diversas atividades, lidando com as expectativas de diferentes clientes.

O famoso jogo de cintura

Lindalva Souza Silva Costa

Como segredo para lidar com tudo isso, Lindalva revela: “ter muito jogo de cintura e perceber as necessidades dos clientes, sendo simpática com todos e, claro, prestando um bom serviço”.

Todavia, uma das dificuldades do mercado é a qualificação da mão de obra.

“Muitos não chegam capacitados. Temos que orientar, dar as instruções e ensinar o passo a passo e até como tratar as pessoas.”

Lindalva nasceu no Rio Grande do Norte e vive em São Paulo há mais de 40 anos. Mora com o filho e o neto de 15 anos, que estuda e ajuda a cuidar dos bisavôs.

Sua jornada envolve um trajeto de 25 km para chegar (e depois voltar) do trabalho, liderar sua equipe, coordenar as necessidades e driblar as faltas de colaboradores para deixar todos os clientes perfeitamente atendidos.

Líder e amiga

Em seu estilo de liderança, preza pela amizade e aproximação com todos da equipe, para ouvir, saber seus problemas e poder ajudar.

“É fazer um papel de psicóloga, às vezes, ganhando a confiança e ajudando o outro. Fazer só o papel de líder pode não dar certo algumas vezes.”

Nesse sentido, ressalta que é importante ganhar o comprometimento do funcionário, criando vínculos e engajando cada um com a proposta da empresa.

Ela conta que valoriza muito as oportunidades de aprendizado.

Presenciando as evoluções

Profissionais da limpeza precisam acompanhar as inovações que chegam ao mercado

Lindalva iniciou na área quando todo o trabalho era braçal e acompanhou toda a evolução de produtos e equipamentos.

“Fiz muitos cursos na UniAbralimp, participei das feiras, exposições e isso é importante para saber o que é novidade. Pesquiso muito na Internet e ainda hoje busco cada vez saber mais.”

Ela entende que nesse mercado cheio de produtos e equipamentos, se o profissional não buscar conhecimento não saberá usar cada item corretamente.

Para quem inicia ou já está na área, o conselho da experiente profissional é procurar aprender sempre, ler as instruções sobre produtos, ter dedicação e fazer tudo com atenção e carinho.

“É preciso ter sabedoria para entender a importância da profissão e ter orgulho do que faz, buscando sempre ser um profissional melhor.”

No mundo fictício ou real, heroínas são mulheres que entendem os desafios, encaram as batalhas e colocam o coração em ação.

A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) torce pelo sucesso das profissionais da limpeza e está à disposição para colaborar com o processo de aprendizado e desenvolvimento, por meio da UniAbralimp.

Fale com a gente!

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação / Freepik / Freepik