Dois anos da UniAbralimp: fortalecendo a missão de capacitar o mercado da limpeza
Membros da instituição, apoiadores e patrocinadores apostam no poder transformador do conhecimento
Com 3.226 alunos capacitados em 181 cursos, a UniAbralimp comemora seus dois primeiros anos com um balanço bastante positivo.
A partir do pilar educacional, a instituição promove cursos, treinamentos e palestras para toda a pirâmide de profissionais do mercado de limpeza.
Para tanto, conta com uma estrutura sólida e robusta que, a partir de seu Conselho Curador, direciona e estuda caminhos para ampliar as ações e a oferta de cursos por todas as regiões do país.
Ademais, são 18 professores responsáveis por instruir e qualificar quem passa pelas formações da UniAbralimp.
E atualmente tudo isso só é possível com o apoio dos nove patrocinadores, empresas que são referência no setor.
Qualificação está na essência
Romilton Santos, membro do Conselho Curador, diz que os números evidenciam o crescimento da instituição e reforçam sua relevância, uma vez que deixam claro que o mercado tem a necessidade de buscar qualificação.
Essa percepção é presente entre as empresas patrocinadoras, diz Santos ao destacar que a grade de cursos foi ampliada também a partir da visão dessas organizações sobre a importância de treinar e capacitar seus profissionais.
A procura por treinamentos operacionais é grande, mas os cursos voltados para a gestão de pessoas ganharam destaque nos últimos anos.
“Hoje, o mercado oferece um salário compatível com a função de supervisão. O problema é que falta quem esteja habilitado para exercer o cargo. Por isso, é importante ter a qualificação de supervisores, preparando para toda a cadeia”, analisa Santos.
Preparar o Brasil para o mercado da limpeza
A UniAbralimp investe pesado no treinamento em diversas áreas e está se consolidando como principal centro de formação da limpeza profissional no Brasil.
“Trabalhamos fortemente o treinamento porque temos consciência de que o mercado só cresce se transformar pessoas, qualificar, valorizar e reconhecer os profissionais”, pontua Ricardo Nogueira, que representa o Conselho Curador da UniAbralimp.
Para tanto, a instituição oferece cursos nas modalidades presencial, online e in company em todo o país.
“E com valores acessíveis para facilitar a entrada de todas as pessoas a esse mercado qualificado”, destaca Nogueira.
A sinergia com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), que representa indústrias e empresas do setor, e mantém importantes discussões em suas câmaras setoriais, faz com que os cursos possam ser rapidamente alinhados com o que há de mais novo no segmento.
“As informações mudam em curto espaço de tempo. A mecanização está em velocidade incrível e isso requer habilidades diferentes, o que pode ser conquistado pela participação em cursos”, ressalta Nogueira.
Para fazer a diferença
A UniAbralimp foi instituída pela Abralimp, em 2021, e tem planos de chegar a todos os cantos do País.
Em permanente evolução, e marcando o seu mês de aniversário, dois novos cursos integram a grade da UniAbralimp.
Neste mês, entra na programação o curso Higienização em áreas alimentícias e, em agosto, Formação de multiplicadores.
E ainda, para completar as comemorações, a instituição lança o seu Relatório de Atividades de 2022, disponível no Portal Transparência.
“Comemorar os dois anos da Uniabralimp é muito mais do que só contar o tempo que se passou desde que ela nasceu. É contar histórias de superação, histórias de sucesso, é contar o quanto as pessoas que passam pelos nossos cursos saem satisfeitas, mais confiantes e valorizadas pelo mercado”, enfatiza Ana Claudia Marigliani Chelucci, coordenadora de cursos da UniAbralimp.
Ana Claudia diz ter o privilégio de acompanhar a Uniabralimp desde quando ela ainda era um embrião.
“Vejo o quanto todos os envolvidos, associados, voluntários, conselheiros, diretores, equipe, apoiadores e patrocinadores são dedicados à evolução desta instituição. Sou grata a Deus por ter colocado a Fundação Uniabralimp na minha trajetória e, apesar de tudo o que já realizamos nestes 24 meses, ainda temos muito o que fazer, muitos projetos a realizar e muita história para construir”, declara Ana Claudia.
Vale ressaltar que as ações da UniAbralimp podem ser acompanhadas pelo site da Revista Higiplus e nas redes sociais da Abralimp.
Venha conhecer a UniAbralimp e abra as portas para o seu desenvolvimento profissional.
Declarações de patrocinadores
A Becker não poderia deixar de patrocinar a Uniabralimp pois vai ao encontro de tudo aquilo que acreditamos e apoiamos no setor de limpeza profissional. Somos pioneiros em ter a própria escola de limpeza no Brasil, criada para treinar os funcionários que fazem uso dos produtos da indústria. Funcionários treinados diminuem o índice de afastamento por acidente no trabalho. Há ganho de tempo nas operações, economia e melhor performance dos produtos. Nesses dois anos a Uniabralimp já conta com um número significativo de profissionais treinados e capacitados, porém isso ainda é apenas o começo. Temos muito mais a fazer! (Douglas Fernandes de Campos, gerente comercial da Becker)
Todo investimento, por si só, requer uma constante capacitação pessoal do investidor. A Jani King entende que um franqueado capacitado, em todos os aspectos, oferecerá qualidade inigualável a seus clientes, o que resultará em crescimento exponencial para seus negócios. Temos uma plataforma exclusiva de treinamento de franquias com todo material para que os franqueados sejam os melhores em seu segmento de atuação e apoiamos a UniAbralimp, ao longo dos anos, por entender que a experiência, bem como a oferta de capacitação com temas relevantes ao mercado, é a chave para o sucesso de uma franqueadora. (Marcelo Ferreira, diretor comercial e de marketing da Jani King Brasil)
O papel da UniAbralimp é de extrema importância para o nosso setor. Sempre mantivemos as portas da Maxitex abertas para a comunidade acadêmica, imprensa, divulgadores e demais estudiosos do setor. E agora, com a UniAbralimp, temos a oportunidade de apoiar ainda mais a pesquisa e o desenvolvimento de cursos e qualificações para a limpeza profissional no Brasil. Hoje, no País, ainda é baixa a oferta de cursos de capacitação em nosso setor, isso implica nos custos e nos desperdícios por baixa qualificação. Acreditamos que a ampliação do escopo de cursos é uma demanda crescente do mercado e estamos muito satisfeitos em poder apoiar esses treinamentos para que o público conheça a melhor performance para o setor de limpeza, aprenda a identificar equipamentos de qualidade e que já possa utilizar equipamentos profissionais desde o treinamento. Acreditamos que nossos valores se unem perfeitamente aos propósitos da UniAbralimp, por isso estamos muito contentes com essa parceria que leva conhecimento e capacitação ao setor de limpeza profissional. (Romeu Baldissera, diretor-geral do grupo Maxitex)
Apoiar uma instituição como a UniAbralimp é a oportunidade de mostrar para nossa equipe que treinamentos são importantes porque proporcionam conhecimento. Temos que reduzir custos e aumentar a segurança, que são condições básicas para a produtividade. Atualizar uma equipe mostra o quanto tecnicamente a limpeza é importante para evitar danos. Qualificação é investimento. Pessoas engajadas se sentem parte da organização. Em equipes grandes, para que todos tenham crescimento, os cursos são importantes para mostrar o valor do profissional. Os treinamentos internos são obrigatórios, mas quando o colaborador participa de treinamentos externos ele sente que está se desenvolvendo e que é a empresa que oferece essa oportunidade. A parceria com a instituição é importante para sair da zona de conforto e mostrar como o mercado se atualiza permanentemente. Quanto maior o conhecimento, maior a qualificação do profissional. É esse o caminho. (Cássia Regina dos Santos Beltramelli, diretora de hospitalidade da InService)
Entendo que a UniAbralimp tem algo muito importante que é a conexão de uma escola de limpeza profissional com os fabricantes e prestadores de serviços de limpeza. Na teoria, o que conseguimos fazer é trazer o que há de mais novo para esses cursos e, consequentemente, as pessoas que estão se capacitando pela UniAbralimp têm sempre as últimas novidades do mercado. É uma forma de juntar o conhecimento do mercado para a capacitação de quem vai atuar na limpeza. Vejo como um grande valor da instituição trazer a educação para o mercado lembrando sempre que existe o lado motivacional. Como patrocinador, queremos trazer esse conhecimento das tecnologias e novidades e tornar nosso mercado mais profissional. E entendemos que é importante o profissional que está na ponta, fazendo a limpeza, saber sobre um novo produto e do processo de mecanização da limpeza para ganhar agilidade e qualidade. Tenho uma admiração enorme pelo que a UniAbralimp vem fazendo para desenvolver e promover a capacitação de quem atua na cadeia produtiva do setor de limpeza. (Sacha Haim, executivo da Alfa Tennant)
A Bralimpia Equipamentos e a Renko Químicos veem a UniAbralimp como mais uma importante e fundamental ferramenta na capacitação de profissionais de diversos níveis dentro da limpeza profissional, bem como na capacitação de empreendedores que irão atuar neste segmento de serviços. São cursos completos e abrangentes, realizados em ambiente profissional e que permitem aos frequentadores que também conheçam mais do mundo da limpeza profissional no Brasil. As empresas investem fortemente em treinamentos, palestras e cursos para sua base de clientes e colaboradores. Dessa forma, desenvolvem o mercado e aperfeiçoam a qualidade dos serviços, combatendo um dos maiores problemas do País que é a baixa produtividade de forma geral, sendo um dos últimos no ranking mundial, de acordo com recente pesquisa sobre o assunto. Para o Grupo Bralimpia e Renko, a UniAbralimp é um canal forte e democrático de evolução do Brasil como um todo. (Heitor Mazziero Fiuza, Grupo Bralimpia e Renko)
Como empresa patrocinadora, temos o prazer de expressar a imensa importância que a iniciativa teve para o mercado da limpeza profissional. Pelo projeto, pudemos testemunhar um impacto significativo em diversos aspectos, como a promoção da conscientização sobre a importância da limpeza profissional e sua relevância na manutenção de ambientes seguros e saudáveis para todos os usuários. Além disso, trouxe inovação ao setor, destacando novas tecnologias, produtos e práticas sustentáveis que impulsionam a eficiência e a qualidade dos serviços. Outro ponto crucial é a oportunidade de estabelecer parcerias estratégicas, fortalecendo as relações entre as empresas do setor e criando um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções conjuntas. Por fim, destacamos a visibilidade e reconhecimento obtidos pelas empresas participantes, impulsionando suas marcas e demonstrando seu compromisso com a excelência e inovação no mercado. Como empresa patrocinadora, sentimo-nos honrados pela oportunidade de fazer parte desse movimento transformador e presenciar os avanços alcançados pelo mercado. Estamos confiantes de que os impactos positivos continuarão a impulsionar o crescimento e a evolução do setor, beneficiando a todos os envolvidos. (Cleonir Bertipaglia, diretor da NTI)
Nós entendemos, na Makita, que a capacitação é a forma de evolução das pessoas, de multiplicar o conhecimento e que as pessoas possam ter oportunidades através dele. Também é fato que o mercado de limpeza é sempre dinâmico, com novas tecnologias, produtos e técnicas e a cada dia nascem e são implementadas inovações em tecnologias. Entendemos que isso é por meio da melhor capacitação dos funcionários, seja para ter uma operação de qualidade seja para implementar as novas tecnologias. Para nós, que trabalhamos com tecnologia e inovação isso é muito importante para que as pessoas tenham acesso e conheçam o que existe no mercado em termos de produtos que levam a uma melhor produtividade, qualidade dentro do processo de limpeza e façam com que se tenham menos esforço, focando nas atividades mais nobres e ganhando em bem-estar. Essa é nossa proposta como empresa e por isso buscamos apoiar os cursos voltados para treinamento. (Graziela Lourensoni, subgerente de Produto OPE na Makita)
Declarações de instituições
O mundo não admite mais amadorismo em qualquer atividade e isso inclui a limpeza e áreas afins. Instituições como a UniAbralimp e a Facop permeiam as necessidades do setor e com isso reúnem expertise para melhor capacitar aqueles que atuam no mercado da limpeza. A capacitação leva ao colaborador o sentido da dignidade e da importância do seu trabalho. (Adonai Aires de Arruda, presidente da Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities – Facop)
A terceirização é reconhecidamente uma forma de gestão estratégica e tem como requisito essencial a especialização. Na relação triangular que se dá, garante-se ao tomador uma entrega de valor dentro da sua cadeia produtiva, expertise e poder técnico ao prestador e, finalmente, a permanente valorização e ascensão profissional ao trabalhador. Indispensável portanto o investimento em T&D, garantindo capacitação e formação adequadas aos profissionais envolvidos nas tarefas, com foco nas competências técnicas e comportamentais. (Daniel Amado Felicio, presidente do SEAC-MS)
A capacitação profissional sempre foi necessária e, atualmente, é difícil que profissionais sem conhecimento permaneçam empregados por muito tempo. As empresas têm sofrido a constante pressão de baixa de preços, concorrência mercadológica e a introdução de novas tecnologias e equipamentos, tornando a mão de obra colaboradora direta para a competitividade, desempenho e alta produtividade. Além de desenvolvimento profissional, a capacitação atua, mesmo que de forma indireta, no crescimento pessoal, educação e disciplina no trabalho, mantém equipes motivadas e diminui a rotatividade. A reciclagem de processos de limpeza, uma vez que a cada dia surgem equipamentos e produtos mais sofisticados, é essencial. Quando a capacitação é feita por uma empresa isenta, como é o caso da UniAbralimp, os resultados são melhores, pois privilegia o lado técnico e o conhecimento. (Levon Hagop Hovaghimian, presidente da Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho – Anapre)
O Siemaco SP tem como uns dos principais objetivos promover oportunidades de educação, treinamentos e desenvolvimento profissional para as categorias que representa. Assim, entendemos que ter uma mão de obra qualificada reduz os acidentes e, consequentemente, os afastamentos, bem como reduz desperdícios e aumenta a produtividade. Além disso, pode se tornar um multiplicador de conhecimentos. (Márcia Adão, diretora-geral do Siemaco SP)
Fonte: Abralimp
Fotos: Divulgação