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Mercado

Suzano anuncia aquisição de marca de tissue da Kimberly-Clark no Brasil

Negociação inclui a marca Neve e a planta de tissue localizada no município de Mogi das Cruzes, em São Paulo

A Suzano anunciou um acordo de compra de ações com a Kimberly-Clark Brasil para adquirir seus ativos e a marca Neve, bem como ter licenciadas para a empresa outras marcas da KC no País.

Outro destaque da transação é a compra de uma planta de tissue (para papel higiênico e guardanapo, por exemplo), localizada no município de Mogi das Cruzes, em São Paulo.

Após o acordo, a Kimberly-Clark no Brasil anunciou que intensificará seus esforços no crescimento de suas marcas de cuidados pessoais Huggies, Intimus e Plenitud, que não entram na negociação. Em maio, a empresa iniciou o processo de venda de seus ativos na América Latina.

Os papéis tissue são parte do dia a dia, usados para higiene pessoal, limpeza doméstica e hospitalar, como os papéis higiênicos, lenços, papel-toalha, toalhas de mão e guardanapos.

Dados do mercado de tissue

Em razão da Covid, a comercialização de papel tissue expandiu pelo Brasil e pelo mundo.

Espera-se que o mercado global de papel tissue cresça de US$ 80,99 bilhões em 2022 para US$ 124,74 bilhões até 2029, segundo dados divulgados pela Fortune Business Insights.

No Brasil, os números confirmam as tendências de crescimento, com potencial para subir de R$ 9,08 bilhões, em 2021, para R$ 10,5 bilhões, em 2026.

Somente o mercado nacional de papel higiênico conta com a participação de mais de 50 players, entre empresas nacionais e internacionais.

Acordo eleva fatia para 20% do mercado

A Suzano, empresa brasileira de papel e celulose, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, possui atualmente participação no segmento ao redor de 11%, que deve ser elevado para 20% após a aquisição.

Em comunicado à imprensa, a Suzano destacou que a união do negócio de tissue da Kimberly-Clark no Brasil com a operação de bens de consumo da Suzano apresenta complementaridade de categorias de produtos e de geografia.

“A Suzano atua sobretudo nos mercados de papel higiênico, toalhas de papel e guardanapos. Já a linha de produtos da Kimberly-Clark conta com papéis higiênicos, guardanapos, lenços umedecidos, lenços de papel e wipes secos”, informou à imprensa.

Além disso, a Suzano possui sólida presença nas regiões Norte e Nordeste, enquanto a Kimberly-Clark opera principalmente na região Sudeste.

O acordo entre Suzano e Kimberly-Clark no Brasil foi anunciado na segunda-feira, 24/10, e a conclusão do negócio depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Fonte: Abralimp

Foto: Divulgação/Institucional Suzano