O Higicon ensina como executar uma limpeza sustentável e reciclar 100% do lixo

Congresso Higicon aborda descarte consciente e apresenta cases de sucesso                                                                                           

O 29º Higicon, Congresso Internacional do Mercado Profissional de Limpeza, terá um painel com o tema “Da limpeza ao descarte consciente: cases extraordinários”.

No dia 15 de agosto, o debate será em torno das inovações, com a proposta de mostrar como a adoção de práticas sustentáveis e processos inovadores de limpeza resultam na satisfação do cliente, aumento da produtividade e melhor qualidade de vida.

Tendo como mediadora Lívia Lourenço, presidente-executiva da Associação Brasileira de Property, Workplace e Facility Management (Abrafac), o painel conta com três profissionais para tratar como as tecnologias avançadas e sua combinação com processos e produtos da indústria da limpeza transformam as operações.

Inovar traz de ganhos para a limpeza

Raquel Caravelli, coordenadora de facilities responsável pela higiene predial da unidade Morumbi do Hospital Albert Einstein em São Paulo, abordará os ganhos para a higiene quando atrelada à inovação.

Em resumo, exibirá cases sobre a automação de serviços visando aumento da produtividade.

Também abordará o uso de produtos e sistemas que melhoram as operações.

Nesse sentido, ela exemplifica com o luminol, produto para saber se a limpeza ocorreu de forma adequada.

No entanto, defende que o mais importante nesse uso é a dimensão de como melhorar a operação ao detectar que a limpeza não ocorreu de modo satisfatório.

“Não é aplicar por aplicar, mas monitorar qual o percentual de não conformidade e corrigir”, destaca.

Além disso, exemplificará com os meios para monitorar e saber o quanto as tecnologias favorecem as operações.

“Devemos nos atentar aos processos, que não podem ser engessados, pois são passíveis de melhorias e ajustes a todo momento. Cabe ao gestor ter essa atenção”, pontua.

Transformar com ESG em vista

O painel destacará a importância de escolher o produto químico ou qualquer equipamento para o processo da limpeza sempre avaliando os benefícios para o meio ambiente.

Edmar Cioletti, Sr Head de Premises & Facilites da TOOLS Digital Services (Grupo Santander), levará para o evento as questões relacionadas aos processos de limpeza dentro do conceito ESG (Environmental, Social and Governance, ou em português, meio ambiente, social e governança).

Sem dúvida, a automação promove a redução do volume de lixo e como isso ocorre será parte da apresentação de Cioletti.

Portanto, os participantes terão iniciativas que levaram a sede da empresa a eliminar 100% do lixo, desde 2021, no programa Aterro Zero.

“Nem mesmo o papel higiênico vai para o lixo. Tudo segue para programas de reciclagem, compostagem e o papel higiênico, por exemplo, é destinado para uso na indústria, queimado para a geração de energia”, explica.

Cioletti conta que a empresa tem seis mil rotinas de limpeza por dia.

Entretanto, todos os processos consideram meios para aumentar a qualidade ao mesmo tempo que visam minimizar os impactos ambientais.

Evento reúne profissionais de diferentes áreas para apontar novos caminhos para o mercado da limpeza

Benefícios da automação para a limpeza industrial

O Higicon também mostrará como a indústria, sempre pioneira no uso de tecnologias em sua linha produtiva, caminha para incorporar as inovações nas operações de limpeza.

Será o tema de Danielle Fernandes, diretora especialista de IFM de uma prestadora de serviços do segmento.

A apresentação terá cases de sucesso nas melhorias dos processos de limpeza na indústria e os benefícios que são proporcionados para toda a linha operacional dentro da indústria.

“A tecnologia para os processos de limpeza ainda não está no mesmo nível da produção industrial. Há muito a ser feito em termos de automação na limpeza para a área produtiva”, destaca.

Todavia, Danielle destaca que o mercado da limpeza está em evolução e que as transformações nos processos elevam o nível da qualidade da limpeza.

“A indústria é mais aberta para receber tecnologias, então, todos esses benefícios da automação encontrarão menor resistência”, prevê Danielle.

Quem deseja saber como é possível transformar processos de limpeza, eliminar 100% do lixo e ter processos altamente sustentáveis, não pode perder esse debate.

O Higicon será nos dias 14 e 15 de agosto de 2024.

O evento ocorre paralelo à Higiexpo, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.

Confira a programação e faça a inscrição para o Higicon!

Fonte: Abralimp

Fotos: Depositphotos / Divulgação