Livro “História da Abralimp” traz os momentos marcantes da trajetória da Associação

Obra é dedicada a todos os presidentes, diretores, conselheiros, associados e equipes que participaram da constituição e do desenvolvimento da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional

O mês de novembro foi marcado pelo lançamento do livro “História da Abralimp”, que conta os pontos altos da história da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) nos seus 34 anos de atividades e a sua importância no desenvolvimento da Limpeza Profissional no Brasil.

A obra é dedicada aos associados (fabricantes, distribuidores e prestadores de serviços) e profissionais, que participaram da constituição e do desenvolvimento da Associação, intermediando interesses, representando e contribuindo para a evolução do mercado de limpeza profissional e da entidade.

O leitor pode acompanhar o poder da Associação, desde o seu lançamento, com a antiga ADPL (Associação dos Distribuidores de Produtos de Higiene e Limpeza de São Paulo) para que o mercado de limpeza profissional alcançasse os atuais patamares. No Brasil, são cerca de 16,5 mil empresas especializadas, sendo 13,2 mil do setor de serviços e mais de 1,6 milhão de profissionais em todos os estados da federação. Somam-se à limpeza, os multisserviços oferecidos pelas prestadoras de serviços. O segmento movimenta cerca de R$ 18 bilhões ao ano.

De acordo com o presidente da Abralimp, David James Drake, é preciso conhecer o passado para trabalhar o presente e construir o futuro. “Quando assumi, com grande satisfação, a tarefa que me foi concedida pelo Conselho de presidir a Abralimp na gestão 2020/21, ao lado da diretoria executiva, diretores e colaboradores, demos continuidade à trajetória de sucesso da Associação, amplamente apresentada neste livro”, afirma Drake.

Os ex-presidentes João Batista Guimarães, Ricardo Vacaro, Carlos José Tempel, Eduardo Pereira de Mattos, Ely Fonseca Filho, Salvator Licco Haim, Luiz Carlos Estaulb, Ricardo Monteiro da Silva, Pedro Salla Ramos Filho, João Gustavo Haenel Filho, Ernesto Brezzi, Luciano Galea, Romilton dos Santos, Angelo Morena, Sandro Haim e Paulo Gonçalves Peres contribuíram decisivamente para o crescimento da entidade e para a construção da obra.

Ricardo Vacaro, um dos fundadores da então ADPL e um dos primeiros presidentes da Associação, ocupando essa importante cadeira por sete anos, foi uma das fontes que auxiliaram a “unir as pequenas peças do quebra-cabeça” para o livro. Ele participou ativamente da evolução da Abralimp, ao desempenhar diversas funções ao longo dos anos, como presidente, diretor, coordenador e atualmente membro do Conselho Diretivo. “Olhar para o passado e ver que a Abralimp pode ter um futuro brilhante é emocionante. Na fundação da ADPL tínhamos um mercado com zero profissionalismo, trazendo uma tarefa árida para todos os integrantes da Associação que trabalharam para a evolução do setor. Foi uma jornada com grandes mudanças”, conta Vacaro.

O livro traz como a Associação soube entender os momentos sociais e econômicos pelos quais atravessou o País, agindo em consonância com as necessidades e as possibilidades dos diversos momentos. “O objetivo não é somente o de contar a história da Abralimp, mas resgatar e deixar como subsídio para as próximas gerações o propósito da Associação, as transformações pelas quais ela passou ao longo dos anos com todas as mudanças, assim como a abertura de mercado, a questão da inflação, e outras situações vivenciadas. Esse registro traz, desta forma, indicadores importantes para nortear os passos das próximas gerações, para que saibam quais são os alicerces da Associação”, destaca Denise Cruz, gerente executiva da Abralimp.

A proximidade e colaboração com entidades como ABNT, ABIPLA, ABIMAQ, ABIH, ABRAFAC, ABRASSE, ABRAVA, AFIDAMP, APRAG, CEBRASSE, CRQ-IV, ISSA, FACOP, FEBRAC, FENASCON, SIEMACO, SINDICON/SEAC, entre outras, também é relatada na obra.

O presidente da Abralimp ressalta que a Associação está agora escrevendo os próximos capítulos desta história de sucesso e convida a todos os associados a fazerem parte deste grande momento.

Para adquirir seu exemplar, entre em contato pelo e-mail: contato@abralimp.org.br

Fonte: ABRALIMP.

Foto/Divulgação: ABRALIMP.