ArtigosCuriosidadesEventos

Inteligência artificial na distribuição: mais eficiência e previsibilidade no setor de higiene profissional

A IA revoluciona a cadeia de distribuição no setor de higiene profissional, trazendo previsões mais precisas, controle de estoque inteligente, logística otimizada e atendimento ao cliente mais estratégico.

A cadeia de distribuição de produtos para higiene profissional está passando por uma transformação importante. A inteligência artificial (IA), cada vez mais presente em diversas etapas do processo, está se consolidando como aliada estratégica na busca por eficiência, previsibilidade e personalização da previsão de demanda até o atendimento ao cliente.

Segundo Rafael Gasparin, CEO da Profline e diretor da câmara setorial dos distribuidores da ABRALIMP, o setor ainda está nos primeiros passos quanto ao uso da IA para prever a demanda de forma mais assertiva, mas o potencial já é visível. “O grande valor está em entender padrões de consumo e responder com mais agilidade às mudanças, algo que pode ser construído com dados e tecnologia, sim, mas que exige muito mais do que só ferramenta: exige cultura de acompanhamento constante”, pontua Gasparin.

Murillo Rodarte, diretor de estratégia e inovação na R3 Suprimentos explica que, por meio de uma base estruturada e uma equipe de dados trabalhando algoritmos, conseguem analisar grandes volumes de dados de vendas, sazonalidades e padrões de consumo por segmento. “Isso reduz rupturas, evita excesso de estoque e permite uma reposição estratégica e personalizada para cada tipo de cliente ou região. Na prática, isso significa que distribuidores conseguem comprar e estocar melhor, otimizando o capital de giro, além de melhorar o nível de serviço e fortalecer o relacionamento com o cliente final”, afirma Murillo

Além da previsibilidade, o controle de estoque também é impactado. Modelos preditivos identificam desvios de consumo fora do padrão, sinalizando possíveis excessos ou escassez antes que o problema apareça na ponta. “O real ganho vem de enxergar o estoque como parte do relacionamento com o cliente, e não só como uma operação interna”, destaca Rafael. 

Rodarte ressalta: “a IA retira o estoque do modo reativo e o reposiciona em um modelo proativo e estratégico, onde cada item armazenado tem um propósito claro.”

Na logística, a roteirização inteligente se destaca. Ela permite mapear as melhores rotas em tempo real, considerando variáveis como trânsito, clima, janelas de entrega dos clientes, restrições de acesso e até o tipo de carga.

O impacto também chega ao relacionamento com o comprador. Gasparin cita a implementação do SDR, sigla para “Sales Development Representative” ou, em português, “Representante de Desenvolvimento de Vendas”, de forma digital com IA via WhatsApp, capaz de qualificar leads, agendar visitas e realizar os primeiros atendimentos com rapidez e precisão. “Isso trouxe velocidade ao processo comercial e liberou o time humano para focar onde realmente faz diferença: relacionamento, consultoria e fechamento”, explica Rafael.

Rodarte destaca os principais impactos percebidos pelas empresas que adotaram soluções baseadas em IA: 

  • Redução de custos logísticos: com roteirização inteligente e previsão de demanda mais precisa.
  • Melhor aproveitamento de estoque: a IA evita excesso e escassez, reduz perdas e melhora o giro de produtos, o que libera capital de giro e espaço físico.
  • Agilidade no atendimento: automações agilizam processos e melhoram a resposta ao cliente, aumentando a satisfação e diminuindo o retrabalho.
  • Decisões mais estratégicas: gestores passam a tomar decisões baseadas em dados em tempo real, com visibilidade de toda a operação e capacidade de antecipar cenários.
  • Aumento da competitividade: com mais eficiência, previsibilidade e personalização, essas empresas se destacam no mercado e constroem um diferencial claro aos olhos do cliente.

Se antes a IA era um diferencial, agora começa a ser um requisito. “Hoje, ainda é diferencial. Mas amanhã, será apenas o mínimo”, afirma Gasparin.

“Mais que tecnologia, a IA é uma mudança de mentalidade. Quem entende isso, lidera”, comenta Murillo.

HIGICON Experience – Nordeste

O papel estratégico do distribuidor ganha ainda mais destaque com iniciativas como o HIGICON, evento exclusivo para distribuidores promovido pela ABRALIMP. Com foco em capacitação, geração de negócios e fortalecimento de parcerias, o evento alinha as demandas do mercado às soluções da indústria, promovendo uma atuação cada vez mais consultiva e eficiente. Ao reunir especialistas e líderes do setor, o HIGICON valoriza a função do distribuidor como agente fundamental no fortalecimento do mercado de limpeza e higiene profissional no Brasil. O HIGICON acontecerá no dia 26 de junho, em Salvador (BA), no Hotel Fiesta, das 8h30 às 17h.

Garanta sua vaga e participe do principal encontro regional do setor:

Clique aqui para se inscrever no HIGICON Experience Nordeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *