Inovações e lançamentos do mercado de limpeza profissional

Com mais de 120 expositores nacionais e internacionais, a Higiexpo 2019, maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental, apresentou as mais diversas inovações e tendências deste mercado. Confira aqui algumas das novidades que a Higiplus separou para você

A Era dos Jetsons já chegou para o mercado de limpeza profissional. Assim como a robô Rosie, que na série televisiva futurística limpava a residência da família e realizava outras tarefas, as empresas e fabricantes de equipamentos de limpeza profissional estão apostando em grandes inovações, como máquinas robotizadas, inteligência artificial, QR Code, Internet das Coisas e outras soluções com o intuito de levar eficiência e automatização para o processo de higienização. 

 Quem esteve na maior feira de higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina, a Higiexpo 2019, promovida pela Abralimp em agosto, conferiu de perto justamente essa revolução, como em uma Era dos Jetsons na limpeza profissional. Com um público recorde de mais de 14 mil visitantes e 120 expositores nacionais e internacionais, a 26ª edição da Higiexpo esteve repleta de oportunidades, grandes inovações e tecnologias – inclusive robôs – além de outros diversos lançamentos e novidades.

A adoção de tecnologia robotizada na limpeza foi uma das tendências verificadas no evento. Não à toa. De acordo com estudo realizado pela consultoria IDC, que mediu a implementação dos diversos tipos de robôs em 20 indústrias e suas aplicações e formas de uso, esse mercado movimentou US$ 1,04 bilhão na América Latina (AL) em 2018 e deve continuar a crescer. 

Somente neste ano, espera-se que chegue a US$ 1,2 bilhão na AL, um crescimento de 21% em relação ao ano anterior. Entre os segmentos que utilizam esses equipamentos, a consultoria estima que 73% são de posse da indústria, 27% do setor de serviços – assim como os utilizados na limpeza profissional – e 0,09% dos robôs são de uso consumidor final. 

Revolução na limpeza

A limpeza é premissa fundamental para a promoção da saúde e de diversas atividades. Por isso, a 26ª Higiexpo trouxe novas soluções de equipamentos e acessórios para qualquer tipo de ambiente com economia de água e energia, produtos químicos verdes, entre muitos outros. Confira alguns dos lançamentos e inovações apresentados pelos expositores:

Lounge Inovação

Para dar destaque aos produtos e serviços inovadores durante a Higiexpo 2019, a Abralimp preparou o Lounge Inovação com 17 inovações desenvolvidas pelos expositores para facilitar o dia a dia da limpeza profissional nos diversos ambientes. Confira abaixo, as inovações que fizeram parte deste espaço:

Máquina de limpeza robotizada

A lavadora de pisos T7AMR robotizada foi projetada para operar junto com a equipe de limpeza, que poderá focar suas atividades em outras tarefas. Oferece uma solução de limpeza mecanizada simples, eficaz e segura. Por meio do sistema “teach and go” (ensinar e ir), o operador “ensina” o percurso a ser feito uma vez e a máquina passa a realizá-lo diariamente, maximizando a produtividade no processo de limpeza com consistência e segurança.

Expositor: Alfa Tennant

Atmosphera Slim

 Um produto que elimina o mau cheiro, purifica e aromatiza o ar, ao mesmo tempo, em qualquer tipo de ambiente fechado. O Atmosphera Slim, além das mesmas funções da versão anterior, possui design moderno e discreto. A solução vem com controle do temporizador via wi-fi, permitindo que a sua programação seja feita por meio de um aplicativo, facilitando as programações. Ao querer ligar/desligar e a fazer novas programações no equipamento, basta aproximar o celular do aparelho, conectar e fazer as operações necessárias. 

Expositor: Atmosphera

Sistema AWS

O sistema de Acionamento Automático da Aspiração via Bluetooth (AWS) usa a tecnologia para a comunicação sem fios de energia entre a ferramenta e o aspirador de pó. Uma vez conectado, o aspirador de pó liga e desliga automaticamente quando a ferramenta a bateria é ligada ou desligada. Entre os benefícios, destacam-se a eliminação de fios e cabos, o aumento de produtividade e conveniência, a redução do ruído e a não geração de pó.

Expositor: Makita

PaperPOP

O PaperPOP é um dispensador de papel toalha portátil e inovador. Foi desenvolvido para ser utilizado em bancadas e em paredes. Está disponível em quatro cores diferentes para combinar com os diversos ambientes.

Expositor: Biovis

Carros Funcionais e Governança Guard

Os carros funcionais são destinados às tarefas de limpeza e governança. Possuem compartimentos fechados para prevenir dispersão de odores, vapores de substâncias químicas, acesso indevido aos produtos e itens acondicionados em seu interior, entre outros benefícios. São apresentados em várias configurações para se adaptarem às diversas situações, além de conter inúmeros acessórios disponíveis para a fixação de materiais e equipamentos. Possui um sistema de amortecimento inovador, que impede que as extremidades do carro danifiquem paredes ou mobiliários.

Expositor: Bralimpia Equipamentos

Taski Swingobot 2000

Swingobot 2000 é uma lavadora de pisos robotizada para a limpeza dos mais diversos tipos de pisos para quem busca otimização da mão de obra, aumento de produtividade, eficiência na limpeza, operação fácil e manutenção simples, redução no consumo de água e produtos químicos, além da gestão remota de ativos por meio do Internet of Clean.

Expositor: Diversey Brasil

Dispenser de bancada Tork Countertop

Linha compacta para pilhas de toalhas de papel em balcões. O dispenser gera 25% de economia, pois libera ao usuário uma folha de cada vez. Tem manutenção simples e é rápido de carregar, dispensando instalação pois possui almofadas antiderrapantes para manter o equipamento na mesma posição. As toalhas ficam protegidas de respingos e contaminações e o indicador mostra qual o momento exato para o recarregamento.

Expositor: Essity

Toalheiro de Alavanca Portátil

Modelo compacto para toalheiro de alavanca.  Indicado para ambientes de grande circulação, o dispenser de alavanca é geralmente conhecido por ocupar muito espaço. O modelo da Fortcom destaca-se pelo design moderno, tamanho reduzido (mantendo grande capacidade de acondicionamento de papel), e possibilidade de utilizar papeis de diferentes gramaturas. Disponível em cores variadas, possui sistema de fechamento multi (chave-botão).

Expositor: Fortcom Higiene

I-gum

Equipamento para remoção de chicletes e demais materiais pegajosos. Permite uma operação rápida, simples, segura e confiável. No ponto de contato, possui uma escova especialmente projetada para emitir uma mistura de vapor de enzima com PH neutro para dissolver o material. Com design moderno, pode ser utilizado pelo operador como uma mochila, ou no chão com o uso de rodinhas. Possui dois sistemas de alimentação: bateria i-power ou contêineres de gás. 

Expositor: I-team

Papel Higiênico Folha Quádrupla Ness

Primeiro papel higiênico com 4 folhas lançado no Brasil.  Suas principais vantagens são a maior absorção por folha, maciez e diferencial no custo X benefício, trazendo um toque suave e de grande absorção para os usuários. É produzido com com matéria-prima nobre e sustentável.

Expositor: IPEL

Limpadora de Piso FC 3

A limpadora molha, esfrega e recolhe a água em uma única passada. Com base articulada e design diferenciado, facilita a limpeza de lugares de difícil acesso. Promove economia de 85% de água e utiliza bateria de lítio. Possui reservatório de água limpa e suja que protege o usuário de contato com a sujeira. Os rolos de microfibra podem ser higienizados na máquina de lavar. Possui suporte para guardar ocupando menos espaço. 

Expositor: Kärcher

WPS – Sistema de Programa de Lavagem

Permite selecionar o programa mais adequado de acordo com a sujeira a ser eliminada, com economia real de energia em programas leves e médios. Entre suas características destacam-se: Indicador de potência de 3 níveis que registra claramente em qual potência e consumo a máquina está trabalhando; indicador de superaquecimento; sistema de proteção infantil, em que o uso da máquina é bloqueado; indicador de manutenção; sistema de travamento da máquina para inatividade prolongada, entre outros benefícios.

Expositor: Lavorwash 

Mops para uso comercial e doméstico

Focada na sustentabilidade, a Maxitex desenvolveu um ciclo contínuo na fabricação de mops, utilizando uniformes usados na produção, transformando o passivo ambiental em equipamentos de limpeza.

Expositor: Maxitex

Telas de Mictório antirrespingo

Desenvolvidas com o dobro de duração na propagação de fragrância no ambiente, possuem cerdas cônicas com cabeças cilíndricas que direcionam a urina para seu interior, eliminando qualquer tipo de respingo. Produzida em material flexível para fácil adaptação ao formato do mictório, é reciclável e reduz significativamente a propagação de germes pelo local. Ameniza odores deixando um agradável aroma de lavanda ou limão.

Expositor: Superpro

Sistema Tri Press Pro

Conjunto de balde com espremedor para ser utilizado exclusivamente com o sistema Trilogy. Tem como um dos benefícios a grande torção do mop com menor esforço físico do usuário. O balde possui versões para 1 ou 2 águas com identificação por meio de cores na alça. É utilizado na linha de carros multifuncionais Magic. Possui refil 100% fabricado em microfibra em versão dupla face que gera um considerável aumento na produtividade. 

Expositor: TTS

Diluidor eletrônico

Precisão e praticidade na diluição com impressão de etiqueta. O Promix Touch é um diluidor eletrônico para produtos químicos concentrados, que conta com sensor de vazão para garantir a diluição, de fácil ajuste devido a seu display touchscreen, permite rotular frascos com informações sobre produto, concentração, data, usuário, validade da solução.

Expositor: Tron Soluções

Moléculas em oxigênio

A lavadora aspiradora de piso é indicada para a limpeza de grandes áreas com eficiência. É uma máquina robusta e inovadora. O dispositivo é acoplado ao equipamento onde a água passa pelos dutos e se acumula num gerador de ozônio, transformando as moléculas de oxigênio em ozônio.

Expositor: Tuffan   

LANÇAMENTOS NA HIGIEXPO 2019

Além das soluções destacadas no Lounge Inovação, a 26ª Higiexpo trouxe novas soluções de equipamentos e acessórios para qualquer tipo de ambiente. Confira alguns dos lançamentos que foram apresentados pelos expositores: 

Acompanhamento por QR Code

Ferramenta que permite recebimento imediato de relatórios de inspeção, on-line e em tempo real. Por meio de QR Codes instalados em diversos ambientes de cada empreendimento, os gerentes e encarregados da operação preenchem um check list, que gera um relatório e é enviado diretamente por e-mail ao gestor. O relatório também fica disponível na plataforma para acesso a qualquer momento.

Expositor: Jani-King

Lavadora a vapor mini

Com grande potência e eficiência, o equipamento da Todo Vapor Brasil é portátil, potente e destinado a espaços apertados ou de difícil acesso, como pequenos condomínios e residências. 

Expositor: A Todo Vapor 

Luvas para procedimentos médicos

Após consolidar a marca Sanplex e despontar no mercado pela rigorosidade nos testes de qualidade, o Grupo Matriagro apresentou a linha Mimed para o mercado de saúde e manipulação. Criada para ser o braço especializado no segmento hospitalar e laboratorial, a Mimed apresentou uma gama de luvas para uso em procedimentos odontológicos, farmacêuticos e laboratoriais.

Expositor: Sanplex 

Ecco Cleaner

A lavadora pode ser utilizada por apenas um operador para realizar todo o serviço sem sair do solo. Já as lavadoras de vidros nomeadas como Plus, Pro e Master são equipamentos nacionais para limpeza em altura com sistemas de hastes, dispensando o uso de andaimes, escadas, rapel ou plataforma elevada.

Expositor: Ecco Cleaner

Acompanhamento por QR Code

A grande inovação do Grupo Milclean apresentada na feira foi a ferramenta QR Code, onde todo o check list de validação da execução dos serviços é realizado por meio de aplicativo de celular, que faz a leitura do código, permitindo um histórico de registro semanal sobre o andamento da limpeza traçando um plano de ação para correções e ações de melhoria. 

Expositor: Grupo Milclean

Linha Green”R

Produtos com formulações europeias foram as apostas da Elfen + Christeyns. Não utilizam matérias primas agressivas ao meio ambiente e ao ser humano. Produtos de alta biodegradabilidade com selo europeu. 

Expositor: Elfen + Christeyns 

Ciclo de palestras sobre produtividade

 A Allia Higiene promoveu em seu estande um ciclo de palestras gratuitas sobre higiene e limpeza profissional. Os especialistas abordaram o impacto na produtividade de empresas dos diversos setores da economia, os desafios da gestão de multi-sites e um painel sobre o futuro da limpeza sob os aspectos de tecnologia, capacitação e nível de serviço.

Expositor: Allia Higiene 

Secador de mãos da Excel

Principal aposta da americana Brakey, com a secagem de até 8 segundos e possibilidade de personalização de seu gabinete com logotipo, desenhos e cores. Os secadores de mãos reduzem em até 90% os gastos com papel-toalha e sacos de lixo, diminuindo a frequência de manutenção, colaborando com o meio ambiente. 

Expositor: Brakey 

Gerenciamento remoto da limpeza

É um sistema integrado com o aplicativo Compuclean Mobile, que possibilita o rastreio e gerenciamento de processos de limpeza, com uma variedade de módulos desenvolvidos para melhorar a qualidade da execução das tarefas. Principal lançamento da Spartan na feira.

Expositor: Spartan

Detergentes eficientes

 A linha de detergentes de lavanderia com tecnologia Texpar, da Girassol, é uma tecnologia inovadora, que proporciona maior capacidade de limpeza com menor utilização de produtos, diminuindo o impacto ambiental e aumentando a vida útil do enxoval.

Expositor: Girassol

Disco Clean & Shine, Disco SPP Plus e Protetores de Piso Scotchgard

O novo disco 3M é responsável por manter o piso com uma ótima aparência, dando brilho enquanto faz o processo de limpeza, reduzindo tempo e gastos. 

Expositor: 3M

Sistema Multimáquinas

O sistema Multimáquinas da Emec possui um software capaz de gerar dados e compilá-los em planilhas com cálculos de produtividade e consumo de produtos químicos. Atualmente, o sistema evoluiu com o Lavnet Remote por acesso remoto via WIFI, possibilitando total controle a distância. 

Expositor: Emec Brasil

Becker Floor HS Advantage UP:

Impermeabilizante de pisos de alta performance, que possui fácil aplicação, ação antiderrapante, brilho intenso e secagem rápida. Outros lançamentos foram a água sanitária e o amaciante Versátil 5L, além das novas versões de produtos como multiuso, lava-louças, desinfetante e odorizador de ambientes, no formato 500ml.

Expositor: Becker

Sistema RQ Control

Trata-se de um conjunto de produtos e procedimentos direcionados para o auxílio nos processos de segurança do paciente de saúde, visando a prática dos procedimentos operacionais padrões, de acordo com os manuais e resoluções da Anvisa, oferecendo soluções que otimizam as atividades e geram resultados satisfatórios. 

Expositor: Royal Quality

Flat Mop

Em um único balde, o refil do mop é lavado a cada passada, removendo a sujeira e tirando o excesso de umidade, além de impedir que a sujeira retorne ao ambiente durante a ação da limpeza. Alcançando até os cantos mais difíceis, o equipamento deixa o local limpo em minutos e é uma indicação para a limpeza diária. 

Expositor: Goedert

Serviços Temporários e Recrutamento

A InService apresentou na feira seus Serviços Temporários e Recrutamento e Seleção, fornecendo profissionais capacitados aos clientes, por meio de um processo de recrutamento de qualidade. 

Expositor: InService

Lavadoras a vapor e de carpete/estofados

A Loc Lav demonstrou a operação das lavadoras a vapor – indicadas para a higienização de superfícies diversas e remoção de gorduras – e das lavadoras de carpete e estofados, que injetam água com shampoo próprio para este tipo de limpeza, escovam e, ao mesmo tempo, aspiram a sujidade.

Expositor: Loc Lav 

Lavadora de Alta Pressão J5000

A JactoClean anunciou o lançamento da lavadora de alta pressão J5000 para o segmento residencial. A novidade atende consumidores que exigem qualidade, durabilidade, praticidade e eficiência na limpeza. 

Expositor: JactoClean

Fragrância

A LePoo – Bloqueador de Odores Sanitários  apresentou sua nova solução para bloquear o odor de banheiros institucionais. Os produtos buscam inibir o mau cheiro destes ambientes, com fragrâncias agradáveis, alto rendimento e sem agressão ao meio ambiente.

Expositor: LePoo

Nacionais e importados

 A Trator Agro, distribuidora de equipamentos e implementos, marcou presença para mostrar seu portfólio com mais de 400 produtos nacionais e importados, com destaque para equipamentos para corte de gramados e jardinagem profissional, limpeza e conservação. 

Expositor: Trator Agro

Conforto e higiene

A chinesa Baron irá apresentou produtos de marcas próprias e de clientes.  Sua fábrica é composta pelas mais avançadas máquinas para a produção de itens higiênicos descartáveis como fraldas infantis e geriátricas, absorventes, protetores sanitários, lenços umedecidos, papel higiênico, entre outros. 

Expositor: Baron

Piso brilhante

A Sancapel apresentou o lançamento “Twistter”, disco de diamante para limpeza de pisos, de fácil manuseio, que não agride ao meio ambiente e reduz o tempo de limpeza pela metade. A tecnologia está sendo trazida da Europa. O produto limpa qualquer tipo de piso, sem a utilização de químicos, evitando alergias durante o manuseio. 

Expositor: Sancapel