Hora de deixar o 7×1 no passado!
Fuja desses sete erros ao contratar uma empresa de prestação de serviço de limpeza
Escolher o prestador de serviço de limpeza profissional adequado para a sua empresa não é tarefa fácil.
Algumas vantagens oferecidas pelo mercado podem ofuscar pontos que o contratante precisaria ter atenção para assegurar a eficiência e a qualidade da limpeza.
Mas como evitar incorrer em erros na hora de contratar uma empresa de prestação de serviço de limpeza?
A Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional (Abralimp) convidou alguns profissionais para apontar os problemas mais comuns que podem levar empresas ao arrependimento pela escolha feita.
Assim, com a participação de Edilaine Siena, diretora da Câmara de Prestação de Serviços da Abralimp e diretora de desenvolvimento no grupo GPS, e Luís Felipe Fernandes, diretor técnico-comercial e de operações da PEAG Engenharia & Serviços, foram reunidos sete erros dos quais você precisa fugir ao contratar uma empresa de prestação de serviço de limpeza.
1. Contratar preço e não valor
Este é um ponto delicado. As empresas não têm uma padronização ou um posicionamento conjunto em relação à política de preços e descontos. Muitas vezes, a escolha é feita em favor de quem pratica um preço mais baixo, de forma até mesmo agressiva, sem considerar todo o serviço inserido no pacote contratado, deixando de fora elementos essenciais para garantir a qualidade e eficácia do serviço de limpeza. Fuja de “contratar olhando o menor valor”, reforça Edilaine.
2. Contratar e não analisar o escopo proposto
Ao pensar exclusivamente no preço, o escopo do serviço pode ser colocado em segundo plano. Contratar sem um memorial descritivo, onde é possível conhecer o perfil do serviço oferecido, a tecnologia empregada e todo o processo que será executado, é uma grande falha.
3. Contratar pessoas e não serviços
É preciso entender que um número X de funcionários com um conhecimento elementar sobre processos de limpeza não garantirá o sucesso da operação. O serviço precisa ser considerado como o produto pelo contratante, no qual estão pessoas treinadas, uso de tecnologias e produtos de primeira linha para a execução da limpeza, sem falar em estratégias e processos voltados exclusivamente para as necessidades do local.
4. Não focar na produtividade
A produtividade é inerente à capacitação. É preciso entender que ela não fica limitada ao cumprimento de carga horária, mas que é fundamental ter graus de medição, saber de que modo o serviço é executado, qual o tempo necessário, ter o passo a passo dos processos para servir de padrão. “O que não é medido não pode ser gerenciado”, alerta Fernandes. A produtividade também só pode ser alcançada a partir de uma gestão atenta à necessidade de capacitação e motivação dos profissionais.
5. Não dar atenção a propostas alternativas com melhorias para o processo
A validação ou a compra do serviço tem que ter a participação do nível técnico da empresa e não somente da área de suprimentos. Ao escopo principal da proposta apresentada é conveniente ter alternativas para uma melhor solução para a empresa contratante, com oferta de novos processos e estratégias diferenciadas.
6. Não fazer um entendimento completo entre suprimentos e operacional do projeto antes de fechar o contrato
Um dos erros mais comuns é não permitir que pessoas da área façam parte do entendimento e avaliação do escopo do serviço que vai ser contratado. É de grande relevância delegar a análise a quem tem condições para comparar serviços equivalentes, entender sobre os equipamentos inseridos na proposta para a execução do trabalho e compreender as boas práticas que estão presentes.
7. Não checar se o que foi solicitado está previsto na proposta
É preciso entender que a conferência da proposta vai além de questões de preços e quantidades. Pedir uma planilha aberta para ver todos os custos, encargos e demais gastos que o serviço contratado inclui é essencial para evitar futuras dores de cabeça. Fernandes aconselha que a proposta comercial seja acompanhada de uma proposta técnica, com a explicação de todo o serviço que será feito, em detalhes sobre modo de execução, horários e os produtos e equipamentos incluídos.
Observando todas essas dicas sua empresa não dará um chute para fora na hora da contratação do prestador de serviços.
E se você ainda não participa da Câmara de Prestadores de Serviços de Limpeza Profissional da Abralimp, venha conhecer as atividades. Fale com a Abralimp e trilhe um caminho para ser campeão!
Fonte: Abralimp
Foto: Abralimp