Higiplus Entrevista recebeu David James Drake para falar sobre como a pandemia impactou o mercado de limpeza profissional

Presidente da Abralimp destacou o importante papel das associações e a relevância dos profissionais do setor no novo contexto

Após mais de dois meses vivendo em regime de distanciamento social presenciamos – finalmente – o reconhecimento dos profissionais que estão diariamente na linha de frente no combate ao coronavírus: Médicos, enfermeiros, técnicos, e principalmente, os profissionais de limpeza.

Presentes em todos os setores da cadeia produtiva, este imenso contingente de trabalhadores tem zelado para que os ambientes estejam limpos e livres de contaminação.

Além disso, a atuação de associações foi determinante para consolidar esta gigantesca força tarefa. Para falar sobre o tema o Higiplus Entrevista recebeu David James Drake, presidente da Abralimp.

Em um bate papo bastante proveitoso, Drake discorreu sobre como a pandemia impactou o mercado de limpeza profissional e o papel das associações neste novo contexto.

Além disso, o convidado discorreu sobre as iniciativas realizadas pela entidade desde que a pandemia chegou ao Brasil. O susto inicial e as primeiras ações realizadas foram lembrados durante a conversa. “Ficamos desnorteados. Ninguém estava preparado para a rapidez com que essa pandemia chegou”, enfatizou.

Drake também relembrou as medidas adotadas para que o mercado institucional de limpeza estivesse apto a dar rápidas respostas às novas demandas que foram surgindo e auxiliar no enfrentamento da crise.

O conteúdo gerado através de protocolos e procedimentos em parceria com os associados da Abralimp também foi apontado como pelo presidente como fundamental para agregar valor a todo o setor.

O convidado salientou a importância dos manuais desenvolvidos pela associação e disponibilizados gratuitamente para todo o mercado.  “Temos um norte de como seguir. Neste sentido uma associação tem papel fundamental”.

A importância da limpeza no novo contexto foi apontada pelo entrevistado como uma forma de valorizar o profissional e, em decorrência, toda a cadeia produtiva. “Eu diria que os procedimentos que estamos desenvolvendo devem ser mostrados ao nosso cliente final. Esta é o momento de implantar tudo o que sempre soubemos fazer”.

A capacitação foi outro ponto enfatizado durante a entrevista. “A própria Abralimp está fortalecendo a UniAbralimp e aumentando o número de cursos virtuais para disponibilizar informações relevantes a todo o mercado”.

Para encerrar, Drake deixou uma importante mensagem: “eu sou um otimista. Nos momentos de crise, como este da pandemia, ou de guerras…há uma evolução muito grande. E tenho certeza que nosso mercado vai sair mais fortalecido disso tudo, combatendo não só a pandemia, mas também doenças existentes. Eu sinto que esse será também um momento de grande oportunidade para valorizar nosso mercado”.

Clique aqui, para assistir esse bate papo na íntegra!

Fonte: ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

Foto: Divulgação.