Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

Entrevistas

Higiplus Entrevista: Como a Abralimp vem atuando para a consolidação do mercado de limpeza profissional desde o início da pandemia

Em entrevista Denise Cruz, gerente executiva da entidade, destacou as ações realizadas ao longo dos últimos meses

Desde o início da pandemia a Abralimp tem intensificado esforços em todas as frentes para desenvolver e disponibilizar informações relevantes, conteúdo técnico e qualificado, além de impulsionar o engajamento de toda a cadeia produtiva.

Para detalhar as iniciativas realizadas pelo setor de limpeza profissional ao longo dos últimos seis meses o Higiplus Entrevista conversou com Denise Cruz, gerente executiva da associação.

No início de 2020 as notícias que chegavam de outros países citavam a expansão de um vírus ainda sem nome que estava causando uma doença desconhecida, porém, era muito distante da realidade brasileira. Até que, de uma hora para outra tudo mudou.

Mas o desafio mesmo foi absorver o impacto e responder imediatamente com ações para balizar todo o mercado, que se viu abruptamente, no centro das atenções. Definitivamente, a limpeza ganhou relevância.

“Começamos o ano com uma nova direx e uma programação completa. Estávamos atentos ao que vinha de outras partes do mundo, mas à medida que o vírus foi expandindo muito rapidamente precisamos ajustar nosso planejamento em apenas duas semanas. Na ocasião estávamos em um período de cursos presenciais, recebendo várias pessoas e não se sabia muito sobre os procedimentos que deveriam ser adotados. Então começamos a tomar iniciativas imediatamente.”, relembra.

Segundo Denise as mudanças eram muito repentinas. “O planejamento acabou sendo por hora. Na sequência fechamos a sede, passamos a trabalhar em home office graças a uma estrutura em nuvem na qual já utilizávamos. Mas como temos uma equipe muito engajada e, embora com todas as dificuldades no âmbito pessoal e familiar, foi possível alocar tudo e tocar todas as demandas diante da situação desafiadora”.

Principais desafios

Para a executiva, a higienização das superfícies passou a ganhar destaque como forma de conter o avanço da contaminação. Neste momento então a Abralimp passou a protagonizar o setor de limpeza no Brasil.

“Rapidamente os associados se uniram e formataram um fórum colaborativo em um cenário no qual havia escassez de informação, produtos e EPI´s. E justamente essa foi uma fase de grande aprendizado para todos”, enfatiza.

Com uso de diversas ferramentas como WhatsApp e reuniões online, entre outras foi possível a aproximação entre os associados, além da participação engajada nas câmaras setoriais – fundamental para o engajamento de toda a cadeia produtiva.

“Houve muita interação e participação de associados de diversas partes do país. A partir daí foi possível padronizar procedimentos e protocolos imprescindíveis para quem estava na linha de frente”, destaca a gerente.

Denise conta que a grande preocupação da Abralimp foi, desde o início da quarentena, disseminar a regulamentação de produtos e equipamentos, além da importância da verificação de registro para garantir o padrão de qualidade das atividades.

“Isso serviu de guia tanto para os associados como também para nortear a sociedade. Até para o setor doméstico acabamos fornecendo informações importantes”, acrescentou.

Protagonismo

Entre as diversas iniciativas, a entidade também desenvolveu manuais para auxiliar a conter a disseminação da doença, além de criar um canal de comunicação para tirar dúvidas.

“Também disponibilizamos cursos gratuitos.”, diz Denise, que completa: “esses últimos seis meses proporcionaram uma nova visão do setor fazendo com que as pessoas abrissem os ouvidos para a importância do segmento”.

Com enfoque na capacitação, a Abralimp, através do braço educacional da associação – a UniAbralimp, lançou cursos EAD, além da inclusão de novos conteúdos de interesse para a setor. “Temos muitas novidades para 2021. A capacitação ganhará bastante enfoque”, anuncia.

Clique aqui, para assistir esse bate papo na íntegra!

Fonte: ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional.

Foto: Divulgação.