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ESGHigiexpoMercado

Higicon começa com destaque para a agenda ESG

Evento reúne profissionais para debater a sustentabilidade no mercado de limpeza

Os princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) inegavelmente estão presentes na indústria da limpeza, mas para Ricardo Vacaro, engenheiro e diretor da RL Higiene, o tema merece mais atenção.

“Vivemos as mudanças pelas tecnologias, mas estamos atrasados no tratamento de resíduos. Tudo vira resíduo ou poluição e o descarte deve ser tratado de maneira correta”, alerta Vacaro.

Ele lembra que são gerados 81,8 milhões de toneladas de resíduos por ano, sendo que 39% são descartados em locais inadequados.

No mercado da limpeza e higiene, apenas em papéis sanitários são 1,4 milhões de toneladas por ano, e 6 milhões de toneladas de produtos químicos de limpeza.

Os dados foram apresentados na abertura do 29º Higicon, congresso voltado para o mercado da limpeza profissional, que ocorre em paralelo à 28ª Higiexpo.

Com o tema “Limpando o presente, preservando o futuro”, o primeiro painel realizado na manhã de 14/8, em São Paulo, reuniu profissionais para debater “ESG: como a limpeza profissional se conecta com essa agenda”.

Novos patamares em sustentabilidade

Carlos Eduardo Panzarin de Castro Mello, diretor de conteúdo técnico da Abralimp, ressaltou que, alinhada com o tema, a 28º Higiexpo é a mais sustentável de toda a história da Abralimp.

Ele conta que a feira trabalha com os três pilares do ESG, compensando o carbono emitido, com um programa de mobília circular para destinar os móveis dos estandes, segregação de resíduos, com apoio a ações sociais, empregando operacional PCDs e com empresas aderindo ao programa Carbono B.

A sustentabilidade é um tema cada vez mais relevante para a indústria da limpeza. Segundo Vacaro, as empresas são impactadas nessa agenda em toda a cadeia, desde a indústria de matéria prima até o descarte final dos resíduos.

Higicon começa com destaque para a agenda ESG
Ricardo Vacaro, diretor-geral da RL Higiene, fundador e ex-presidente da ABRALIMP

Desse modo, é importante entender como atuar para reduzir os impactos e atingir a limpeza sustentável.

O executivo defende três ideias-chave: a primeira, a de que não existe empresa bem-sucedida em um mundo insustentável.

Depois, cita a questão da interdependência, lembrando que o valor gerado pela empresa deve ser compartilhado com todos os stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e sociedade em geral).

Por fim, pontua que a regra de ouro é “nunca fazer para os outros o que não gostaria que fizessem para você”. E acrescenta ser obrigação entrar na jornada ESG.

Cuidar das gerações futuras

Desde que a temática ESG ganhou espaço no cenário mundial, muitas definições foram apresentadas.

Vacaro pontua que o ecossistema é finito, não cresce, e que portanto, é preciso observar uma equação onde a soma dos fatores leva à sustentabilidade. São eles:

  • Mudanças tecnológicas com novos paradigmas;
  • Mudanças radicais em políticas públicas;
  • Nova consciência dos consumidores voltada para estilo sustentável de vida;
  • Produtos e serviços radicalmente novos e que viabilizem estilos sustentáveis de vida;
  • Nova organização da sociedade que impulsione a sustentabilidade.

O fato é que sustentabilidade não é uma moda, mas um movimento irreversível, como analisa Cássio Garkalns, sócio-diretor e CEO da GSK Inteligência Territorial.

Higicon começa com destaque para a agenda ESG
Cássio Garkalns, sócio-diretor e CEO da GKS Inteligência Territorial

“Podemos estar vivendo uma bolha mais intensa, mas é pouco provável que daqui a alguns anos isso seja abandonado. A sociedade não vai involuir”, pondera Garkalns.

Equilíbrio em meio a transformações

Ele defende a urgência de buscar um equilíbrio na sociedade, e ter atenção ao fato de que tudo está se transformando e com impactos grandes, seja pelos resíduos, água, mudanças climáticas.

Também sinaliza que o mercado já reconhece e valoriza negócios sustentáveis. “Há uma geração fazendo escolhas com base nas informações do rótulo, bem como buscando saber mais sobre as empresas fabricantes”.

Trazendo para o mercado da limpeza, Garkalns considera um setor muito sensível e um gerador de impactos, citando as embalagens e substâncias utilizadas.

Desse modo, trabalhar o tema ESG pode ser o diferencial de posicionamento no mercado. Isso porque além da redução de custos, os pilares permitem a melhora da reputação e imagem da empresa com clientes, colaboradores e investidores.

Dar pequenos passos é essencial

Desfazendo as preocupações sobre custos e dificuldades para colocar em prática medidas no campo do ESG, Garkalns aconselha começar pelo mais simples, selecionando um ponto importante para cada dimensão, e a cada ano evoluir em um deles.

“Um movimento mais agressivo pode comprometer a entrega pela empresa”, disse.

Como exemplos para o mercado da limpeza, relaciona entre as ações trabalhar com produtos sustentáveis, biodegradáveis e livres de substâncias tóxicas. Também menciona a gestão de resíduos e a busca pela eficiência energética.

Além disso, destaca a importância de assegurar a segurança do trabalho, investindo em treinamento e boas práticas.

Para Clara Martins Leite, cientista social e líder ESG da GSK Inteligência Territorial, é fundamental estudar as formas de mostrar para o mercado como a empresa está praticando ações sustentáveis.

Higicon começa com destaque para a agenda ESG
Clara Martins Leite, cientista social e líder ESG da GSK Inteligência Territorial

Nesse sentido, reforça a importância da adoção de métricas. Por exemplo, no consumo de água, significa saber a quantidade utilizada em cada serviço da limpeza, medindo litros por metro quadrado de área limpa.

Inovação como aliada

Também considera essencial apostar na inovação, com investimentos em tecnologias que otimizem o desempenho ambiental e social, com softwares de gestão de resíduos e plataformas de comunicação com funcionários.

Ao colocar em prática as mudanças, Clara identifica alguns benefícios imediatos como redução de custos, otimização do consumo de água e energia, melhoria da imagem e valorização da empresa, atração e retenção de talentos, aumento da eficiência operacional e redução de custos.

O Higicon ocorre nas manhãs dos dias 14 e 15 de agosto, dentro da 29ª Higiexpo.

Fonte: Abralimp

Foto: Abralimp