Gerenciamento de Segurança e Saúde do Trabalho deve ter presença mais forte nas empresas
Os profissionais da área de Segurança e Saúde do Trabalho são responsáveis por elaborar ações estratégicas para identificar e minimizar todo e qualquer risco encontrados em todas as atividades de uma organização.
Além de identificar e minimizar esses riscos, a atenção deve estar na prevenção. Estudar os ambientes de trabalho e a forma de atuação de todos os colaboradores para combater riscos e acidentes antes mesmo que eles possam acontecer.
Para que isso aconteça, os profissionais desta área costumam implementar diversas ferramentas de gestão, como o planejamento de segurança a longo prazo, um plano de ação, projeto, cronograma, realizar a análise de incidentes, controlar as inspeções e muito mais para que a prevenção de acidentes seja realmente efetiva.
Já deveria ser explícita a importância da atuação de profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho nas empresas, mas a cada ano, com as exigências, cuidados e retornos extremamente positivos das organizações, a área está sendo mais notada.
Quando as ações estratégicas para solucionar ou minimizar os riscos e acidentes são colocadas em prática, há uma redução no custo dos acidentes de trabalho, gerando economia com processos judiciais, o pagamento de FGTS durante todo o período de afastamento do colaborador da empresa, diminuição no absenteísmo, presenteísmo, aumento do Fator Acidentário Previdenciário (FAP), assim como multas pela falta de segurança dos trabalhadores, entre outros itens.
Com a redução de gastos e a economia gerada graças a prevenção realizada com a gestão de segurança, é possível inclusive ampliar o ramo de atividade da empresa.