Como será a sustentabilidade na feira Higiexpo?

Evento traz práticas inéditas em sustentabilidade, incluindo ações com visitantes                                                                           

A 28ª Higiexpo contará com várias iniciativas relacionadas à sustentabilidade, incluindo a compensação de carbono das emissões geradas pelo evento através de UBCs (Unidades de Biocréditos).

Denise Cruz, diretora administrativa da Abralimp
Denise Cruz, diretora administrativa da Abralimp

Segundo Denise Cruz, diretora administrativa da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), entidade que realiza a feira, as metas de sustentabilidade desta edição da Higiexpo pretendem atingir patamares superiores aos de edições anteriores.

“Todas as práticas estarão alinhadas com as ações da entidade e de seus associados. Também entre os fornecedores teremos aqueles que atuam dentro dos propósitos ESG (Environmental, Social and Governance)”, informa Denise.

De acordo com Rafael Vaisman, CEO e fundador da Carbono B, os expositores poderão certificar seus estandes com o Selo Carbono B, que atesta ser neutro em carbono.

Também os visitantes terão a oportunidade de adquirir sua UBC individual, promovendo a prática ambientalmente responsável, “algo nunca antes implementado em feiras do setor”, destaca Vaisman.

Como funciona na prática

Em resumo, uma Unidade de Biocrédito representa 1m² de bioma regenerado ou preservado na Mata Atlântica ou na Amazônia, biomas escolhidos para esta edição da feira.

A compensação de carbono se dará por meio do plantio de árvores nativas, em colaboração com projetos de ONGs e startups conveniadas à Carbono B.

Rafael Vaisman, CEO e fundador da Carbono B

Desse modo, cada biocrédito adquirido contribui diretamente para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa

Portanto, ajudando a neutralizar o impacto ambiental do evento.

Assim, a certificação transforma cada metro quadrado de estande montado em um metro quadrado de bioma regenerado.

Já no caso dos visitantes, ajudarão na regeneração de 1 m² de bioma.

“O projeto é inédito porque integra um modelo completo de sustentabilidade em um evento de grande porte, desde a compensação de carbono até a certificação dos estandes dos expositores”, declara Vaisman.

Com um olhar social

A cada edição, feira avança em ações sustentáveis

Outra inovação incorporada pela feira é o modelo gerenciado pela plataforma We Stand, que realiza a inteligência logística para a destinação de móveis e materiais dos estandes em parceria com instituições como TETO e G10 Favelas.

“O Programa Circular garantirá que móveis e materiais dos estandes sejam reutilizados por famílias em áreas de vulnerabilidade social, promovendo um impacto social positivo”, conta Vaisman.

A Higiexpo também terá a Arena da Sustentabilidade.

Em resumo, é um espaço de mais de 200m² onde os visitantes poderão adquirir biocréditos e aprender sobre práticas sustentáveis através de cinco ONGs e instituições de impacto socioambiental.

Arena da Sustentabilidade

Na Arena da Sustentabilidade, os visitantes poderão se cadastrar no programa de biocréditos e interagir com um contador de CO2 compensado.

Além disso, terão painéis informativos, atividades interativas e uma área verde para fotos, todos focados em promover a consciência ambiental.

“A arena servirá como um centro de educação e engajamento, apresentando possibilidades de trocas e experiências, e demonstrações sobre práticas sustentáveis e a importância da regeneração ambiental e impacto social positivo”, completa Vaisman.

Para os organizadores, a participação dessas iniciativas demonstra responsabilidade social e ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável e solidário.

“Engajar-se nessa proposta é uma oportunidade para os expositores mostrarem seu compromisso com a sustentabilidade, fortalecendo a imagem da sua marca junto a um público cada vez mais consciente sobre questões sociais, ambientais e de governança”, pontua Vaisman.

Ser sustentável no mercado da limpeza

Guilherme Salla, diretor-adjunto de Sustentabilidade da Abralimp

Guilherme Salla, diretor-adjunto de Sustentabilidade da Abralimp, ressalta que a entidade tem a sustentabilidade como objetivo.

Desse modo, a Abralimp busca desenvolver e transformar as iniciativas no mercado da limpeza sempre com foco nas questões sustentáveis.

De acordo com Salla, as ações como a que será apresentada na feira possibilitam “fomentar para o associado que é positivo trabalhar com consciência social e ambiental”.

A Higiexpo 2024 ocorre entre os dias 13 e 15 de agosto.

Será nos pavilhões 4 e 5 do São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.

Acesse o link e faça sua inscrição para o evento.

A participação é gratuita!

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Divulgação