Como liderar com sucesso no mercado de limpeza profissional

Já ouviu falar em gestão exponencial? Sabe os caminhos para desenvolver as habilidades de um líder? Veja esses dois cursos da UniAbralimp

Uma organização exponencial (ExO) é aquela em que seus resultados são desproporcionalmente grandes – pelo menos dez vezes maiores – quando comparados aos seus pares.

Isso ocorre pelo uso de novas técnicas organizacionais que alavancam as tecnologias aceleradas.

O conceito é recente, criado em 2014, para diferenciar as empresas com potencial de crescer rápido e de forma sustentável.

De acordo com Edvaldo Almeida, consultor e professor da UniAbralimp, ao falar de organização exponencial é preciso sair do padrão tradicional de empresas e estratégias de crescimento para um modelo disruptivo.

Desse modo, soluções inovadoras para produtos e serviços são cada vez mais requeridas e, com toda certeza, em velocidade sem igual.

A vez da gestão exponencial

Para que todo avanço aconteça, a administração e as lideranças das empresas precisam desenvolver habilidades viabilizadas por meio da gestão exponencial.

Edvaldo Almeida, professor da UniAbralimp

“Há uma nova visão, com novas práticas e metodologias ágeis para permitir fazer a diferença”, explica Almeida.

Sem dúvida, liderar nunca foi tão desafiador como na atualidade.

A boa liderança depende das novas habilidades e muita atenção às novidades que surgem no mercado.

A produtividade e a motivação da equipe estão interligadas e cabe ao gestor saber como servir – empresa e colaboradores – para conquistar os melhores resultados.

Para quem está no mercado da limpeza profissional, a UniAbralimp tem cursos voltados especialmente para capacitar líderes e gestores.

O programa “Gestão Exponencial – Como acelerar o crescimento da sua empresa” acaba de ser lançado e pretende apresentar as novas técnicas organizacionais e mostrar como aplicá-las.

É um curso prático, disponível presencial ou online, do qual o participante sairá com o desenho do propósito para a sua função e para a empresa, o que permitirá formar uma equipe altamente produtiva e ter todo o instrumental para que possa analisá-la.

Sucesso depende da forma de liderar

Segundo Almeida, a formação de líderes é fundamental para a nova configuração das empresas.

“Qualquer pessoa em posição de liderança, com o curso, terá ferramentas fortes para crescer como gestor, em sua carreira e como ser humano”, pontua Almeida.

Enfim, o curso objetiva desenvolver elementos básicos que formam os pilares para a liderança exponencial.

Nesse sentido, aborda o propósito transformador massivo, que implica mudar a mentalidade em busca de um propósito maior tanto pessoal como para a empresa. É entender que o líder é a pessoa que conduz para o sucesso.

Diante dos desafios de uma organização exponencial, muitas vezes o líder pode não estar preparado para crescer tão rapidamente.

Assim, é necessário preparo e técnicas que permitam acompanhar as transformações.

Portanto, um segundo elemento está na gestão para criar equipes exponenciais.

Já os processos passam a ser dependentes de uma visão estratégica exponencial, que pede uma mentalidade diferenciada e novo olhar para o cliente.

“Existe uma mudança de visão em relação ao cliente. É preciso entender as demandas a partir do olhar dele, desenvolver produtos para as suas necessidades e criar recursos que levem ao sucesso do cliente”, destaca Almeida.

Ferramentas para a liderança de equipes

Ciente da importância de formar líderes, a UniAbralimp oferece o programa “Liderança de equipes”.

Luiz Carlos Gonçalves, professor da UniAbralimp

Nele, são apresentadas as ferramentas para o líder tornar a comunicação eficaz e construir um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

“É um curso preparado para o líder que está na linha de frente, cuidando da gestão de pessoas e dos contratos”, explica Luiz Carlos Gonçalves, instrutor do curso, Mestre em Administração de Empresas, coordenador e professor do MBA em Gestão Empresarial e dos cursos de gestão de Negócios, Marketing, Logística e Departamento de Pessoal e RH, na Universidade Cidade de São Paulo.

Com base em casos reais, o curso permite conhecer as etapas que envolvem a implantação e a operação de contratos em clientes, os quais estão cada vez mais exigentes neste competitivo mercado.

Aprender com a prática

O objetivo é preparar o aluno para liderar equipes de colaboradores, inovar nas soluções para aumentar a produtividade e reduzir custos, mantendo o foco no cliente e em sintonia com as diretrizes da empresa.

Segundo Gonçalves, a partir da análise de falhas e das demandas dos clientes, os alunos ampliam a visão sobre soluções e recursos para exercer uma liderança eficiente.

Entre os tópicos do curso, líderes e encarregados de equipes de limpeza terão aprendizado sobre seu papel, fiscalização, competências essenciais, motivação, conhecimento do cliente, plano de trabalho e produtividade.

“Hoje, no programa deste curso, trabalho muito com a questão da liderança humanizada e a inovação de processos”, destaca Gonçalves.

O curso é um dos destaques da grade da UniAbralimp, com realização mensal e carga horária de 6 horas, podendo ser realizado online ou presencial.

Sem dúvida, a liderança é determinante para os resultados positivos de uma equipe.

Conheça as opções que a UniAbralimp oferece para preparar os profissionais para a missão de liderar.

Acompanhe a programação e participe!

Fonte: Abralimp

Fotos: Divulgação / Freepik