Cecaf completa 1 ano de capacitação para o setor de limpeza profissional
Centro de Capacitação e Formação oferece cursos gratuitos em diversas áreas
No dia 1º de dezembro, o Cecaf (Centro de Capacitação e Formação) celebrou seu primeiro aniversário, um marco importante para o setor de limpeza profissional.
Criado com o objetivo de oferecer capacitação de qualidade e atender à crescente demanda por mão de obra especializada é referência para trabalhadores e empregadores do setor.
A iniciativa é mantida pelo SEAC-SP (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de São Paulo), o SIEMACO-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Asseio e Conservação de São Paulo) e a Abralimp – Associação Brasileira do Mercado Profissional de Limpeza.
Desde a inauguração, o centro se dedica a melhorar as condições de trabalho e qualificação dos profissionais com foco no desenvolvimento de competências que atendam às exigências do mercado.
Outro enfoque são as competências destinadas às novas demandas da sociedade, especialmente no que se refere à sustentabilidade e à inovação tecnológica.
Em 2024 o CECAF apresentou crescimento de 38% em número de alunos se comparado com a soma de alunos das três instituições (Abralimp, Siemaco SP e Seac SP) em 2023.
Objetivos alcançados no Cecaf
Rui Monteiro, presidente do SEAC-SP, diz que o principal objetivo do primeiro ano foi reunir o melhor know-how das entidades e oferecer treinamentos que elevam os padrões de qualidade do setor.
Além disso, o Cecaf investe no fortalecimento da mão de obra local, com uma atenção especial para aqueles que estão em busca de uma oportunidade de trabalho.
“A principal meta é expandir a capilaridade do potencial que existe lá, para atrair mais mão de obra para o mercado de trabalho”, explica Rui.
Durante esse primeiro ano, foram mais de 200 turmas em cursos de capacitação, cursos operacionais e de aperfeiçoamento profissional e mais de 8.200 alunos.
O Cecaf também realizou 18 turmas do curso de informática e 10 turmas do curso de inglês, com mais de 250 alunos formados em informática e mais de 100 alunos em inglês.
Capacitação no Cecaf para a transformação
A avaliação de Edson André dos Santos, presidente do SIEMACO-SP, destaca os avanços significativos que o setor alcançou nos últimos anos, com a crescente valorização dos profissionais de limpeza.
Segundo ele, o Cecaf se mostra crucial nesse processo, com cursos gratuitos que atendem às necessidades de qualificação da categoria.
“Com menos de um ano de existência, o Cecaf já capacitou mais de 8.000 trabalhadores e trabalhadoras. Transformação e conhecimento que ninguém mais tira dessas pessoas”, comenta André.
O impacto das capacitações vai além da qualificação técnica, porque, através do Cecaf, o setor consegue melhorar a visibilidade e o reconhecimento dos trabalhadores da limpeza, muitas vezes invisibilizados pela sociedade.
Nathalia Ueno, presidente da Abralimp, destaca que “além de fornecer treinamentos técnicos de alta qualidade, o centro também contribui para a valorização do profissional de limpeza ao reconhecer sua importância”.
“O fato de oferecer cursos gratuitos também facilita o acesso ao conhecimento e ajuda a tornar o setor mais inclusivo e acessível”, disse.
Superando desafios e planos para o futuro
Apesar do avanço positivo, tanto Rui, quanto André e Nathalia, destacam os desafios setor, especialmente a falta de uma mão de obra qualificada e a pressão para garantir melhores salários e condições de trabalho.
“Um dos maiores desafios do setor é a escassez de mão de obra qualificada e, o Cecaf, com seu enfoque na capacitação contínua, é uma excelente resposta a esse problema”, diz Nathalia.
André aponta que é necessário mais qualificação, melhores salários, mais investimento em Segurança do Trabalho, que nunca é demais.
“E o Cecaf entra em todos os quesitos que ajudam nessa busca e trazem mais poder aos trabalhadores, com conhecimento e qualificação”, pontua.
Rui lembra que para superar esse desafio, são necessárias algumas ações, como a inclusão social.
“No Cecaf, inclusive, 20% das vagas nas classes de aula são destinadas a pessoas desempregadas e que têm interesse em ingressar no setor”, afirma.
O centro já se consolidou como uma peça chave para o desenvolvimento do setor e continuará a ser um aliado importante na construção de um mercado de trabalho mais justo e qualificado.
Para conhecer os cursos, basta acessar: https://cecaf.org.br/