Capacitação em limpeza profissional é fundamental

A limpeza é o primeiro requisito para a garantia da qualidade de vida e da saúde das pessoas. Neste contexto, com a pandemia do novo coronavírus, os profissionais que atuam nesta área se tornaram protagonistas no combate a proliferação do vírus e ganharam ainda mais relevância para a sociedade.

Atualmente todos sabem que um processo de higienização bem feito, com técnicas, produtos e equipamentos adequados, de fato, faz toda a diferença em qualquer ambiente. Por isso, a qualificação e o treinamento constante dos profissionais e líderes de equipes de limpeza são fatores preponderantes para que esse trabalho seja efetuado com excelência.

Com a finalidade de promover conhecimento técnico para a padronização e atualizações sobre os procedimentos de limpeza, a Unidade Nacional de Formação Profissional da Abralimp (UniAbralimp) já conta com 16 anos de atuação. Recentemente, acompanhando a tendência do cenário educacional e de capacitações, a UniAbralimp disponibilizou seus treinamentos em formato EaD (Ensino a Distância).

Com essa novidade, a UniAbralimp leva conteúdo de qualidade, com praticidade e a possibilidade de flexibilidade de horários aos alunos. Os cursos programados contam com conteúdo técnico com demonstrações práticas das ações, procedimentos e produtos recomendados para os diversos tipos de limpeza de superfícies e ambientes, em vídeo aulas atrativas e dinâmicas.

As capacitações são destinadas a profissionais de limpeza, líderes, encarregados, supervisores, assistentes operacionais e auxiliares. São oferecidos os cursos da grade regular da UniAbralimp: Técnicas de Limpeza, Tratamento de Pisos, além de quatro novos conteúdos: Segurança no Trabalho, Limpeza de Vidros, Higienização de Banheiros e Higienização Hospitalar.

Mais de 20 mil profissionais já passaram pelas capacitações e treinamentos da UniAbralimp, conquistando um diferencial competitivo para sua carreira e para suas empresas.

Profissional qualificado, limpeza perfeita

Confira a opinião dos patrocinadores da UniAbralimp sobre a importância da capacitação e dos aperfeiçoamentos em limpeza profissional, além da relevância do investimento na qualificação das equipes:

Jani-King Brasil – Christian Rojas, CEO da Jani-King Brasil

“Embora nem sempre valorizada, a qualificação profissional sempre foi fundamental para o mercado de limpeza. Desde as equipes, passando por supervisores e gerentes operacionais, a limpeza é uma atividade profissional que, como qualquer outra, têm metodologias e processos.

Otimizar o tempo da operação, garantir a higienização adequada para cada tipo de ambiente, planejar o tipo de limpeza para cada instalação exige instrução que começa pela correta utilização de produtos e equipamentos, passando pela postura e conhecimento sobre as diferentes técnicas.

Mapear e criar um plano de limpeza para cada tipo de espaço, definir a frequência, número de colabores necessários e sua eficiência na execução das tarefas é fundamental para atingir as metas do cliente: higienização impecável, otimização de tempo e recursos e sustentabilidade. Isso só é possível mediante o treinamento e reciclagem contínuos das equipes”.

Leonardo M. Alves, Responsável Técnico da NTI Equipamentos

“Em um período de crise sanitária no qual estamos vivendo, existe uma preocupação grande com a implementação de protocolos e processos de higienização, os quais, necessitam de pessoas com um nível de qualificação maior. Soma-se a isso, crescente utilização de equipamentos com novas tecnologias e produtos químicos de alto desempenho a disposição do mercado nacional.

A execução correta de um procedimento de limpeza é o que vai permitir a total higienização, proporcionando saúde e bem-estar para as pessoas. Além disso, fatores econômicos como gasto indevido de produtos, podem ser resolvidos com a capacitação adequada dos profissionais envolvidos”.

Thiago Lopes, gerente técnico da Spartan do Brasil

O mercado de limpeza profissional tem exigido, cada vez mais, a qualificação de seus profissionais. Colaboradores qualificados contribuem com a excelência na prestação de serviço e satisfação de clientes e usuários dos ambientes. Acreditamos na importância da capacitação profissional de todos os níveis de atuação. Sejam eles os canais de vendas, prestadores de serviço e equipes comerciais.

Os profissionais de limpeza têm que se colocar no lugar do cliente, hóspede, paciente e entender que, quando ele deixa de realizar a devida higiene ou a realiza de forma incorreta, a saúde dessas pessoas está sendo colocada em risco.

O grande desafio das indústrias e instituições é entender que higiene não é um processo paralelo, as margens da sua atividade fim, e sim, uma etapa importante dentro desse processo”.

Graziela Lourensoni, Sub-gerente de Produto OPE da Makita

“A capacitação é importante para que os profissionais entendam quais são os processos e procedimentos adequados e também tenham expertise em operar os equipamentos e usar os produtos de limpeza com eficiência.

Cada vez mais as máquinas e equipamentos têm um papel importante na mecanização da limpeza, com o objetivo de ganhos de produtividade, fazendo com que algumas operações que demandam esforço físico e repetitividade sejam substituídos. O treinamento é necessário para que o uso, a operação e a manutenção preventiva destes equipamentos sejam realizadas da forma correta.

Acreditamos na importância da capacitação e apoiamos, somos um dos patrocinadores da Uniabralimp há mais de três anos com o objetivo de capacitar o maior números de pessoas e fazer a conexão com tecnologia e inovação. A capacitação é um dos pilares que temos para nossa atuação”.

Fonte: ABRALIMP.

Foto/Divulgação: ABRALIMP.