A evolução tecnológica no setor de limpeza profissional

Novidades surgem no setor e profissionais da área devem realizar as devidas capacitações de atuação.

O setor de limpeza profissional cresce a cada dia com o surgimento de equipamentos e produtos que facilitem e melhorem tudo o que for relacionado à higiene e limpeza. Conforme os riscos para a saúde evoluem em ambientes como casa ou trabalho, as técnicas de limpeza e higiene também devem evoluir.

Essa evolução não diz respeito somente à criação de robôs que limpam ambientes sozinhos, mas também a fatores que contribuem para gerenciar este segmento, como sistemas de computador ou aplicativos de smartphones que possam auxiliar na gestão dos colaboradores, ou no controle de estoque, e até mesmo, principalmente, na utilização de produtos sustentáveis, por exemplo.

No quesito sustentabilidade, a tecnologia tem ajudado as indústrias reduzindo a quantidade necessária de produtos químicos em determinados produtos, melhorando a higiene e aumentando ainda mais a segurança no trabalho.

Para a indústria de higiene e limpeza, o desafio é diário, já que ela utiliza produtos diretamente químicos e com o objetivo de contribuir para a saúde e o bem-estar dos consumidores. A tecnologia entra também no setor de marketing neste segmento, pois cabe a eles levar aos consumidores a informação dos produtos serem sustentáveis e inovadores, e mais que isso, manter a mídia aquecida para este tipo de propaganda.

Dentro das indústrias, a tecnologia também é uma grande aliada para levar benefícios em curto e longos prazos. Softwares de gestão são fundamentais para o crescimento da empresa e otimização no tempo utilizado pelos colaboradores. Problemas como atraso ou falha na comunicação entre os colaboradores podem ser resolvidos com sistemas ou aplicativos com atualizações em tempo real, permitindo sincronia entre todos os setores da empresa, reduzindo assim falha humana ou até mesmo desperdício da matéria prima.

Além das tecnologias de gestão e sustentabilidade, as indústrias também já contam com máquinas automatizadas capazes de fazer limpeza de pisos, janelas, estofados e ambientes completos comandadas por um operador. Embora essa automação não diminua a mão de obra, ela exige ser operada por profissionais capacitados para comandá-la. Dessa forma, com o avanço da tecnologia no setor de limpeza profissional, são exigidas também mais cursos de capacitação e desenvolvimento dos profissionais desta área.

A UniAbralimp – Unidade Nacional de Formação Profissional da Abralimp – possui 14 anos de atuação no mercado, sendo considerada um modelo de sucesso na geração de conhecimento técnico na operação e gestão da Limpeza Profissional. Mais de 19 mil pessoas já passaram por seus cursos de treinamento e capacitação e que  transformaram sua passagem pela escola num diferencial competitivo para suas carreiras em todos os níveis hierárquicos.

Profissionais de empresas associadas à Abralimp – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional –  podem realizar os cursos de capacitação da Uniabralimp de forma gratuita.