Detalhamento automotivo: o que é e seus benefícios
Como o próprio nome já diz, é o serviço que vai cuidar em detalhes da limpeza e conservação, deixando com aquela aparência de carro zero km
Detalhamento automotivo é o serviço de estética do veículo, também conhecido como car detailing.
Vai além da lavagem e limpeza comuns, pois visa transformar a aparência do carro, devolvendo-o ao dono em perfeita condição de limpeza e higienização, e com o visual de veículo novo.
Thiago Kuin, diretor adjunto de Marketing Digital da Abralimp, conta que o detalhamento automotivo ganhou força nos últimos dois anos, tanto pelo fato de o brasileiro ser um apaixonado por carros como pela alta de preços, inclusive dos veículos populares, o que faz com que as pessoas tenham maior cuidado com o seu bem para mantê-lo valorizado.
Pode-se dizer que o profissional que realiza o detalhamento faz a diferença em relação aos serviços comuns de lavagem e até de reparos de pintura, pois reúne técnicas e ferramentas para fazer todo o embelezamento do carro.
“Entra a figura do detailer, que é o profissional da área de estética especializado em todas as superfícies do auto”, pontua Kuin.
O detalhamento pode incluir mais de 30 serviços, como restauração de faróis, lavagem da caixa de roda, verniz de motor, revitalização das peças plásticas, higienização e proteção de bancos de couro.
“É um universo de processos que abrange da lavagem rápida até a aplicação de técnicas mais complexas”, destaca Kuin.
Mais qualidade e benefícios
Tarcisio Vaglieri, fundador da Veneto Studio Automotivo, explica que a inovação trazida pelo detalhamento automotivo só é possível pela especialização em processos, produtos e superfícies para realizar um serviço com qualidade.
“Na estética automotiva priorizamos a qualidade e não o tempo que leva para a execução do serviço”, destaca Vaglieri.
Ele explica que se trata de uma limpeza mais conservadora e com menos agressividade, o que permite aumentar o tempo de vida útil “sem degradar superfícies e mantendo o carro bonito por muito mais tempo”.
Embora muitos não saibam, o processo de lavagem é algo agressivo, que leva ao desgaste das superfícies.
A lavagem comum pode riscar, manchar, oxidar superfícies, agredir os bancos.
Desse modo, técnicas e produtos adequados garantem o equilíbrio entre a agressividade química e a mecânica de esfregação.
“Costumo dizer que existem três pilares do tratamento do carro na estética automotiva: limpeza, tratamento da superfície e a proteção para dar durabilidade”, pontua Vaglieri.
A proteção é um dos destaques na opinião de Vaglieri.
Ela confere maior longevidade para as superfícies, mantendo o bom estado de conservação mesmo após outras lavagens.
Um projeto para cada carro
Outro diferencial apontado por ele é a realização do diagnóstico, que direciona para o tipo de limpeza em função do grau de sujidade.
Além disso, permite saber a expectativa de cada cliente, com os problemas que mais incomodam no veículo, para, desse modo, projetar a execução e entregar o serviço esperado.
“O detalhamento é um trabalho artesanal e, portanto, é importante entender o que o cliente valoriza no seu carro. Alguns preferem o interior totalmente limpo e higienizado; outros querem ver o brilho na pintura”, compara Vaglieri.
De modo geral, o detalhamento automotivo é procurado por clientes exigentes e que prezam pela durabilidade do veículo.
“É uma evolução da limpeza, com muitos benefícios e o consumidor percebe o quanto a estética automotiva cuida do carro como um todo”, pondera Vaglieri.
Mercado que se abre
Carlos Grillo Leone, diretor de Marketing e Relacionamento da Abralimp, conta que pequenas oficinas começam a acrescentar o detalhamento em seu modelo de negócio.
Também novos empreendedores estão de olho na atividade, uma vez que requer poucos equipamentos e produtos, e um pequeno espaço físico para iniciar.
“É um mercado teoricamente mais simples de entrar pela questão do espaço físico e dos recursos iniciais. Além disso, o próprio dono pode se especializar para executar o serviço e cuidar da demanda” pontua Leone.
Contudo, não existe uma única capacitação.
Cada detalhe do veículo pede um conhecimento específico.
Aprender os melhores processos e produtos para limpar estofado; polimento; limpeza de vidros; e impermeabilização são alguns exemplos.
E são muitos os produtos disponíveis no mercado para limpeza e embelezamento dos veículos automotivos.
Ana Claudia Rodrigues Gonçalves, da MBA Química, diz que as novidades não param nesse segmento, seja em relação a produtos para tratamento externo como interno de carros.
Ceras revitalizantes, produtos para reparação e brilho, gel silicone para proteção, sem falar nos destinados à higienização interna são itens que recebem inovações e com grande procura tanto por empresas especializadas como pelo usuário final.
Segundo Ana, a lavagem e a limpeza sempre lideraram a procura por produtos, mas itens voltados para a estética automotiva também têm sido procurados.
Opção mais ecológica
A lavagem ecológica é outra boa opção para a estética automotiva.
Além de economizar água, ela é realizada peça a peça, quimicamente menos agressiva e uma alternativa prática em termos de espaço para realização.
“É segura e tem a mesma eficiência de outros processos de lavagem, basta ajustar a técnica”, afirma Vaglieri.
Para quem ficou interessado em atuar no segmento, a UniAbralimp oferece boas opções de cursos que auxiliam na preparação profissional.
Acesse o site e veja as oportunidades!
Fonte: Abralimp
Fotos: Freepik / Freepik / Divulgação