Sustentabilidade na limpeza: Desafios dos canais de vendas digitais e físicos

A limpeza profissional deve ser aliada à conscientização ambiental, com seus produtos e serviços

Combinar canais físico e digital tem se mostrado uma estratégia de sucesso no varejo em geral, e no setor de limpeza profissional não é exceção.

Porém, isso aumenta quando a sustentabilidade entra no centro das discussões atuais do mercado de limpeza profissional. Atualmente, há um foco crescente em produtos verdes que minimizam o impacto ambiental.

No setor de limpeza, o compromisso com práticas sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma necessidade.

O uso de produtos com menor impacto ambiental se tornou um diferencial competitivo importante, impulsionado pela conscientização ambiental dos consumidores.

O grande desafio, no caso, é conseguir demonstrar esse impacto nas vendas online. Por isso, algumas empresas optam por criar um espaço físico próprio.

Vendas no presencial e digital

Para muitas empresas, equilibrar a presença digital e física é imprescindível para atender às expectativas dos consumidores.

O setor de limpeza, em particular, se beneficia da abordagem phygital (junção das palavras físico e digital em inglês), que integra a experiência online e presencial.

Ter uma loja física e uma plataforma online traz vantagens como maior interação com os consumidores, pois permite personalização e adaptação das soluções oferecidas, enquanto a plataforma digital permite um alcance mais amplo e flexível.

Uma análise da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada em junho de 2024, aponta um crescimento de 225% no faturamento do e-commerce brasileiro entre 2019 e 2022.

Já a pesquisa Tendências do Varejo 2024, da OpinionBox, apontou que 67% dos entrevistados ainda preferem comprar em lojas físicas. Segundo a pesquisa, 63% prefere fazer compras presencialmente em lojas que possuem uma experiência personalizada.

Esses dados reforçam a importância de estratégias phygital. O setor de limpeza profissional pode se beneficiar enormemente dessa abordagem, já que precisa apresentar produtos e demonstrá-los de forma eficaz.

Desafios, vantagens e desvantagens

A transição de uma operação exclusivamente digital para o espaço físico apresenta desafios.

No setor de limpeza, é importante conseguir equilibrar a eficiência das vendas online, que contam com a facilidade e conveniência da tecnologia, com a imersão oferecida pelo ambiente físico, que permite maior interação e demonstração.

Um obstáculo é a expectativa do consumidor. No espaço físico, a expectativa gira em torno de uma experiência mais imersiva e personalizada, com a oportunidade de interagir diretamente com produtos, testar suas funcionalidades e receber um atendimento mais humanizado.

Arena da Sustentabilidade da Higiexpo 2024
A sustentabilidade foi um dos principais temas da 28ª Higiexpo.
Arena da Sustentabilidade da Higiexpo 2024. Créditos: Abralimp

Porém, nas mãos certas, esse obstáculo se torna uma força. Companhias de limpeza profissional têm a capacidade de transformar o local para ter essas demonstrações, desmistificar mitos, realizar workshops e trazer soluções de sustentabilidade.

Além disso, o espaço físico pode servir como um complemento estratégico, permitindo que a empresa amplie seu alcance para consumidores que preferem compras presenciais ou que desejam um ponto de referência para suporte pós-venda.

A Allia é uma rede de distribuição de produtos de higiene e limpeza profissional, que atua em todo Brasil, Argentina e Paraguai. Para Marina Belussi, gerente de operações da empresa, a venda de produtos de higiene e limpeza profissional envolve não apenas a comercialização de itens.

Também existe uma responsabilidade em levar saúde, segurança e bem-estar tanto para o consumidor quanto para os operadores de limpeza. Ou seja, ter a demonstração no espaço físico é essencial.

Sustentabilidade no negócio

Além disso, um benefício adicional é a possibilidade de apresentar os impactos ambientais dos produtos na hora. Ou seja, mostrar como pode economizar água ou produtos químicos, eficiência energética, entre outros aspectos.

Os consumidores já estão de olho nas empresas quando se trata de sustentabilidade e as companhias estão percebendo esse movimento.

“Esse aumento de conscientização está criando um ambiente em que ter práticas sustentáveis e produtos com menor impacto ambiental são essenciais para o sucesso a longo prazo das empresas no mercado”, disse Marina.

Promover soluções e produtos sustentáveis deve andar lado a lado com a divulgação de conscientização ambiental. Dessa forma, será possível construir credibilidade e conquistar a confiança do consumidor.

Transição para o espaço físico

A LESS, empresa dedicada à venda de produtos de limpeza sustentáveis, operava somente online. Agora, enfrenta essas questões ao abrir sua primeira loja física em São Paulo. O desafio principal, segundo Enrico Vacaro, diretor executivo da LESS, é traduzir a experiência de compra digital para o ambiente físico.

“A loja vem para completar a experiência da limpeza sustentável, que é a proposta da Less, nos aproximando de nosso público”, disse Vacaro.

Em termos de vantagens, a loja física da LESS tem a oportunidade de consolidar a marca como referência em sustentabilidade, permitindo que os consumidores explorem em primeira mão os impactos de uma limpeza mais sustentável.

No entanto, o alcance e a capacidade de gerar conteúdos digitais continuam sendo grandes aliados na construção de confiança e credibilidade.

O novo espaço será um local para demonstração de produtos, workshops e troca de ideias sobre práticas sustentáveis. Sua primeira loja física fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo.

Reunindo todas essas tendências de varejo com as de sustentabilidade no setor de limpeza, as empresas devem pensar estrategicamente sobre como integrar uma abordagem phygital em suas operações.

No setor de produtos sustentáveis, a presença física pode reforçar a credibilidade da marca. Assim, os clientes podem ver diretamente os benefícios dos produtos verdes, o que fortalece a proposta de valor.

Fonte: Abralimp

Foto: Freepik