Saiba como garantir uma limpeza mais eficiente em chão de fábrica
Com piso diferenciado, a contratação de limpeza especializada é indispensável.
A limpeza é indispensável em todos os ambientes de uma empresa. Prezar pela higiene dos colaboradores é necessário para que o trabalho se torne mais agradável e produtivo. Locais como chão de fábrica, por exemplo, pedem um cuidado ainda mais especial, por isso, confira abaixo diversos cuidados e diferenciais para este local.
Independentemente das dimensões da fábrica, é fundamental manter o chão limpo e os equipamentos em boas condições de uso. Afinal de contas, um ambiente sujo dificulta o trabalho e representa mais riscos de acidentes, além de outros problemas, como desorganização do espaço, mau funcionamento dos equipamentos, mais chances de perder ferramentas e utensílios de trabalho, entre muitos outros.
Para que a limpeza seja feita de forma correta e segura, o mais indicado é contratar os serviços de uma empresa especializada em limpeza e manutenção, pois ela dispõe de profissionais treinados e atualizados nesta função para desenvolver as respectivas tarefas. Quando essa atividade é atribuída a colaboradores da empresa que não possuem habilidade ou treinamento na área da limpeza profissional, ou que simplesmente não entendem do assunto, os resultados não atingem a excelência. Além disso, o risco de acontecer acidentes ao realizar este trabalho é alto.
É preciso dispor de ferramentas e materiais apropriados (e ter sido treinado para o seu uso) para evitar danos aos equipamentos e à própria pessoa. É comum, até colaboradores experientes, improvisarem certas ferramentas e acabarem piorando os problemas da máquina ou acabarem sofrendo algum tipo de lesão.
As operações de limpeza e manutenção podem envolver contato com a rede elétrica, por exemplo. Logo, é importante utilizar bloqueios nas válvulas e interruptores ou, ainda, controles que conectem o dispositivo à energia elétrica. Antes de religar os equipamentos, é preciso retirar todos os bloqueios e avisos de segurança.
Cada equipamento deve ser avaliado e reparado seguindo as instruções do manual. O profissional treinado para a limpeza sabe disso e segue a regra, sem improvisos e nem precipitações. Antes de tudo, ele analisa para definir o que precisa ser feito.
Além de tudo isso, o serviço especializado em limpeza e manutenção oferece uma atenção especial aos pisos diferenciados de chão de fábrica, contando com equipamentos como lavadoras de alta pressão, varredoras e lavadoras de pisos, limpadoras com vapor e seleção dos produtos químicos compatíveis com cada tipo de piso.
Esses equipamentos removem sujeiras pesadas e impregnadas como óleos, recolhem detritos de qualquer tamanho, especialmente em pisos com irregularidades, e também se atentam para que a limpeza tenha rápido secamento dos produtos para que o ambiente não tenha que ficar interditado por muito tempo.
Veja abaixo 6 dicas para a limpeza do chão de fábrica:
1- Analisar o tipo de piso – o processo de limpeza precisa ser específico para o tipo de piso a ser tratado;
2- Verificar o fluxo de pessoas, máquinas e equipamentos para poder analisar qual processo é o mais eficiente;
3- Analisar qual sujidade este piso possui. (óleo, graxa, pó…);
4- Definir qual produto será utilizado para eliminar este tipo de sujidade;
5- Realizar um planejamento para que o processo de limpeza seja de baixo impacto ao processo produtivo da fábrica;
6- Estudar a necessidade de utilizar equipamentos de limpeza de alta capacidade para aumentar a eficiência do processo de limpeza.
Uma boa empresa terceirizada e especializada em limpeza profissional, faz com que a indústria não tenha preocupações quanto ao desempenho e à segurança das tarefas de limpeza/manutenção, e garante a produtividade e segurança dos seus colaboradores, evitando assim muitos prejuízos, especialmente financeiros.
Referências: