O papel estratégico dos profissionais de facilities na escolha de soluções de limpeza e higiene profissional
Profissionais de facilities são peças-chave na definição de soluções que impactam a segurança, qualidade e sustentabilidade dos ambientes.
Em um cenário onde qualidade, segurança e sustentabilidade são pilares cada vez mais valorizados pelas organizações, o papel dos profissionais de facilities na escolha de soluções de limpeza e higiene profissional ganha destaque estratégico. Mais do que supervisionar operações, esses gestores atuam como verdadeiros curadores da experiência nos ambientes corporativos, industriais, hospitalares e comerciais.
Segundo Cristiane Oliveira, diretora superintendente da FEBRAC, os profissionais de facilities têm um papel central na definição de soluções de limpeza: “Com base em uma análise técnica do ambiente, considerando o fluxo de pessoas, os tipos de sujidade, riscos à saúde e exigências legais, esses profissionais selecionam produtos, equipamentos e tecnologias que promovem a máxima eficiência com o menor impacto ambiental.”
Cristiane comenta que a gestão de facilities é responsável por estruturar e implementar processos padronizados de limpeza em diversos tipos de ambientes: “Isso inclui a elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), definição de rotinas técnicas, gestão de equipes e monitoramento de resultados. Além disso, os profissionais da área asseguram que os prestadores de serviço ou colaboradores estejam devidamente treinados, equipados e alinhados com as normas de segurança e qualidade.”
Livia Lourenço, presidente executiva da ABRAFAC, destaca: “Como líder em Facilities Management, entendo que nosso papel vai muito além da contratação de fornecedores. Somos os curadores da experiência do ambiente corporativo, e isso inclui promover escolhas assertivas em soluções de limpeza que impactem diretamente a saúde, o bem-estar e a produtividade de todos. Somos protagonistas na educação do cliente interno, mostrando que limpeza e higiene são investimentos, e não despesas, essenciais para a redução de absenteísmo, melhoria da imagem corporativa e conformidade com padrões ESG.”
Desafios enfrentados pelos profissionais de facilities
“O maior desafio é a integração sistêmica das soluções em um ecossistema operacional cada vez mais complexo. Limpeza não pode ser um processo isolado ela precisa dialogar com climatização, layout, manutenção, saúde ocupacional e até com a tecnologia embarcada nos edifícios. Outro ponto crítico é o orçamento limitado e a percepção equivocada de que a limpeza é uma função de apoio e não estratégica.”, aponta Livia.
Cristiane ressalta que também é preciso lidar com a diversidade de ambientes e suas exigências específicas, a constante evolução tecnológica dos produtos e a necessidade de adequação às normas sanitárias e ambientais: “O profissional de facilities precisa atuar como um gestor integrado, articulando diferentes demandas da infraestrutura com inteligência, agilidade e foco em resultados sustentáveis.”
“Há um princípio claro: o FM é a função que conecta ambiente ao desempenho organizacional. Nesse sentido, limpeza e higiene não são somente “tarefas operacionais”, mas elementos críticos para a entrega de valor da empresa”, explica Lívia Lourenço.
O reconhecimento do papel estratégico dos profissionais de facilities na cadeia de limpeza e higiene profissional é um passo essencial para elevar os padrões de qualidade, segurança e sustentabilidade em todos os tipos de ambientes.
Assista ao Higicast #39 sobre potências femininas do Facility Management:
https://revistahigiplus.abralimp.org.br/potencias-femininas-do-facility-management/