Locação de máquinas: o perfil dos novos clientes
Dos equipamentos de grande porte aos de uso residencial, cresce a demanda por locação de máquinas para limpeza profissional
Quem atua no mercado de locação de máquinas e equipamentos para limpeza profissional tem constatado mudanças no perfil dos clientes.
De acordo com Geraldo de Souza Bastos, diretor comercial da Bastos Distribuidora, há cinco anos o mercado era capitalizado por máquinas de grande porte e hoje vê crescer a demanda por máquinas menores.
Ele admite que ainda há desconhecimento por parte do mercado da opção de aluguel, mesmo assim a demanda é crescente.
Entre as razões, o atrativo de contar com assistência técnica, treinamento e pronta substituição em caso de qualquer defeito.
Bastos conta que apostou no modelo de negócio da locação e lida atualmente com uma demanda maior que a oferta.
“Os contratos se tornaram mais flexíveis, mais competitivos e com melhores condições para os clientes. Eu mesmo já não imponho multas. É preciso oferecer confiança jurídica para quem contrata”, relata Bastos.
Mais opções para os clientes
Tal flexibilidade no contrato é praticada pela LocLav Aluguel de Equipamentos, que oferece o maquinário pelo período que o cliente precisar.
Há opções de um dia, final de semana, semanal, quinzenal, mensal ou contratos anuais com valor mensal diferenciado.
A empresa também notou, durante a pandemia, o fortalecimento dos vínculos com os clientes residenciais.
“Na pandemia vimos um aumento significativo da procura dos equipamentos por clientes residenciais, motivado principalmente pelo home office. Em função das medidas de higiene devido à covid, detectamos aumento do conhecimento técnico por parte desses clientes”, conta o proprietário da empresa, Marcelo Lage.
Na onda das baterias
Outra tendência diz respeito à tecnologia dos equipamentos.
Rodrigo Giuseppe Vieira Garcia, sócio-fundador da Locatudo, destaca que o mercado está migrando para as máquinas que operam por baterias e isso já tem reflexos na locação.
“É algo novo, ainda com valores maiores, mas é um mercado com muito a explorar, com equipamentos que dão velocidade e qualidade enormes para realizar o trabalho”, pontua Garcia.
A falta de peças de reposição e os elevados valores são pontos que contribuem para a locação na opinião do empresário.
A segurança de contar com a troca do equipamento, sem a necessidade de parar o trabalho, leva muitas empresas terceirizadas, que atuam como limpadoras, a preferirem o contrato de locação no lugar de manter um ativo em maquinário, defende Érico Felipe Cotrim, da Dometéc.
Com isso, elas escapam de possíveis multas quando ocorre quebra ou defeito.
“Contar com a locação mantém o serviço de forma ininterrupta. Além disso, a compra embute certas burocracias, as quais não acontecem na locação”, compara Cotrim ao citar os processos internos das empresas para as aquisições.
Preço como atrativo
De olho na demanda, as locadoras de máquinas e equipamentos de limpeza buscam atender todas as regiões e com preços iguais.
“Nossa experiência no mercado de locação mostra que o preço praticado é o mesmo em todo o País. Assim, o diferencial é atrair por não ter multas rescisórias, não cobrar pelo mau uso e atuar como parceiro, oferecendo suporte e treinamento, num mercado que é marcado pela grande rotatividade de colaboradores”, diz Fernando Zani, gerente comercial nas Indústrias Thiele.
Ele destaca que no seu portfólio as lavadoras de pisos e polidoras são os equipamentos mais procurados por todos os portes de empresas, seja para atender o cliente final ou aquele terceirizado.
Além disso, as empresas que atuam na locação têm se especializado em ofertar uma gama de serviços, incluindo capacitação, acessórios e orientações para uso do bem locado.
Com as facilidades, fica o cliente apenas com a decisão pelo produto que quer utilizar.
“Não há surpresas, pois qualquer problema é coberto pela locação”, enfatiza Zani.
Contratar quem é especializado
O importante é que tanto os clientes empresariais como os residenciais busquem empresas especializadas.
“É preciso procurar uma empresa registrada e de preferência ligada a associações do setor de limpeza profissional, assim como checar aparência do equipamento, se está limpo e funcionando perfeitamente”, contextualiza Lage.
Ele aconselha verificar se a empresa oferece treinamento operacional e fornece as soluções corretas para o serviço, como acessórios, produtos químicos e os procedimentos.
Vale lembrar que a decisão pela aquisição ou locação de máquinas e equipamentos depende dos objetivos e características de cada empresa.
A Revista Higiplus publicou recentemente uma matéria destacando as vantagens e desvantagens na locação. Para relembrar, clique aqui.
As Câmaras Setoriais da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) permitem acompanhar de perto todas as tendências desse mercado.
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Fonte: Abralimp
Fotos: Divulgação e Freepik