Higiexpo 2022: expositores apresentam tendências

Retomada presencial da Higiexpo traz tendências de mercado, inovação e muito conhecimento

Nos dias 9, 10 e 11 de agosto, das 13h às 20h, no São Paulo Expo (pavilhões 6 e 7), será realizada a 27ª edição da maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina: a Higiexpo 2022.

Romilton Santos, diretor da Higiexpo/ Divulgação
Romilton Santos, diretor da Higiexpo/ Divulgação

Na feira, será possível conferir novidades do mercado, como diferentes tecnologias e soluções para uma limpeza mais efetiva, econômica e sustentável além de muita troca de conhecimento e networking qualificado. Serão mais de 120 expositores, de diferentes áreas da limpeza profissional, que compartilham tendências e assuntos importantes para o mercado.

Com a retomada presencial do encontro neste ano, a expectativa é grande, como explica o diretor do evento, Romilton Santos. “Nossa expectativa é de que seja um sucesso. Espero que as pessoas estejam buscando conhecimento, pois tem muita novidade”, explica.

O evento está sendo desenhado para seguir todas as medidas sanitárias de segurança recomendadas por autoridades de saúde. “Somos muito responsáveis nesse sentido. A feira é referência. Estamos trabalhando para ter um encontro muito seguro e vamos seguir todas as medidas necessárias”, afirma o diretor.

Novidades e tendências

Nos últimos anos, o mercado de limpeza profissional ficou em evidência. Seja pelas novas medidas de higiene ou pelo reconhecimento da importância do setor, as empresas que atuam no segmento passaram a ter mais visibilidade.

Santos explica que, na Higiexpo 2022 e no 28º Congresso HIGICON, que acontece em conjunto com a feira e reúne profissionais do setor para falar sobre novidades, lançamentos, e práticas sucesso –  e por conta do aceleramento do mercado em consequência dos últimos acontecimentos mundiais –  mostrará também tendências que foram colocadas em prática, fazendo com que a busca por produtos e novas tecnologias seja cada vez maior.

“Com o mercado de limpeza em evidência, os profissionais do setor tiveram que agir com muita rapidez e eficiência. Muitos produtos foram lançados e tiveram muitas novidades em todas as áreas. O público vai ter acesso a tudo que foi desenvolvido e a novas tecnologias que tiveram que ser pensadas durante a pandemia. A principal diferença desse congresso para os outros são essas novidades”, afirma.

Um dos principais temas abordados será o desenvolvimento da limpeza e sua aplicação. O que mudou? o que aconteceu? e o que veio para ficar? são perguntas como essas que serão discutidas com os visitantes e expositores da feira, como mostraremos a seguir com alguns membros Abralimp que já estão confirmados.

Expectativas para a Higiexpo

Luciana Dobuchak, diretora comercial da IPEL, explica que o encontro é muito importante para aprofundar relacionamentos e apresentar novidades.

Luciana Dobuchak, da IPEL/ Divulgação
Luciana Dobuchak, da IPEL/ Divulgação

“Neste ano, a IPEL irá levar lançamentos dos últimos dois anos. Eles já estão no mercado, porém, ainda não foram expostos e trabalhados. Estamos com um foco maior na gestão corporativa e operacional”, comenta.

Dobuchak ainda fala sobre as mudanças, tendências e tecnologias, especialmente no segmento de papel, que estão por vir.

“O setor de papel tem olhado muito para tecnologias voltadas para custos e melhoria do processo produtivo. O último ano foi impactante no que diz respeito aos custos da celulose, e para 2022, há nova previsão de aumentos, que prometem ser ainda mais impactantes. O mercado não consegue absorver estes ajustes, assim como o consumidor final. Então, é preciso olhar para novas tecnologias e processos para tentar mitigar essa alta”, explica.

Graziela Lourensoni, da Makita Brasil/ Divulgação
Graziela Lourensoni, da Makita Brasil/ Divulgação

Já Graziela Lourensoni, da Makita Brasil, comenta que a expectativa da empresa é muito alta. “Nos últimos dois anos, nós, fabricantes de máquinas, passamos por diversas mudanças no processo de limpeza. Profissionais do setor tiveram que mudar e otimizar os processos, adicionando máquinas na rotina. Tem muitas novidades no mercado e a soma de tudo isso geram possibilidades muito positivas”, explica.

Bem-estar e segurança

Marina Belussi, da Allia/ Divulgação
Marina Belussi, da Allia/ Divulgação

A Higiexpo é um importante espaço para troca de conhecimento para expositores e todos os profissionais do setor. Marina Belussi, gerente de operações da Allia, acredita que bem-estar, segurança, digitalização e tecnologia são fortes tendências do mercado. “A busca pelo bem-estar e segurança seguirão sendo o grande objetivo das empresas, assim como a digitalização e tecnologia, que estão cada vez mais presentes no dia a dia de todos”, reforça.

Buscando constante inovação, Maurício Ramos, diretor comercial da Goedert, fala sobre algumas novidades que estarão na Higiexpo.

Maurício Ramos, da Goedert/ Divulgação
Maurício Ramos, da Goedert/ Divulgação

“Estamos preparando algumas surpresas, como o lançamento de uma nova linha de dispensadores que se relaciona com os novos hábitos de cuidado e proteção com ou sem pandemia. Afinal, os cuidados devem continuar e os serviços e produtos devem estar preparados para atender essa realidade”, comenta.

Metodologias e equipamentos

A tecnologia, sem dúvida, foi uma tendência impulsionada pela pandemia que veio para ficar. Karene Marques, da AudaxCo, reforça sobre como esses aspectos contribuem com a limpeza profissional.

Karene Marques, da AudaxCo/ Divulgação
Karene Marques, da AudaxCo/ Divulgação

“Acreditamos em ativos e soluções tecnológicas que promovam cada vez mais a desinfecção e a segurança dos ambientes. Isso apresenta uma relevante alta na demanda por serviços especializados. Para a Higiexpo, teremos muitas novidades, produtos inovadores para novos mercados”, comenta.

Marcelo Ferreira, diretor comercial e de marketing da Jani-King Brasil, explica que devido as novas medidas e necessidades sanitárias, a empresa tem trabalhado em novas soluções para o mercado.

Marcelo Ferreira, da Jani-King Brasil/ Divulgação
Marcelo Ferreira, da Jani-King Brasil/ Divulgação

“Além do novas metodologias e equipamentos, apresentaremos nossos processos de controle da operação totalmente digitais, que oferecem praticidade e economia de tempo para os gestores além de dados confiáveis para tomadas de decisões. Também vamos abordar nosso conceito de gestão 360º, que oferece suporte a quase todas as áreas passíveis de terceirização em condomínios e empreendimentos comerciais”, explica.

A empresa, assim como outras do segmento de prestação de serviços e fornecedores do mercado de FM, estará presente no IV Encontro Nacional de Facility Management, que acontecerá simultaneamente à Feira Higiexpo com uma programação e convidados especiais, e recebendo um Fórum Internacional com grandes nomes do setor. Mais informações sobre o encontro e sobre a feira Higiexpo, que já está com inscrições abertas, você encontra aqui.

Fonte: ABRALIMP

Foto: Pixabay