Personalizar preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles. Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.

Bem, cookies para exibir.

Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.

Bem, cookies para exibir.

Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.

Bem, cookies para exibir.

Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.

Bem, cookies para exibir.

ESGEventosHigiexpoMercado

Higicon debaterá os desafios da agenda ESG no mercado da limpeza

Congresso Higicon ocorre em paralelo à Higiexpo, maior evento do setor da limpeza profissional                                                      

Entre os desafios do mercado da limpeza está implantar práticas ESG (Environmental, Social and Governance, ou em português, meio ambiente, social e governança) na atividade produtiva e na prestação de serviços.

Portanto, além da gestão que considera crescimento e lucratividade, as empresas precisam lidar com responsabilidades ambientais e sociais como parte da sua estratégia.

Desse modo, é preciso entender a agenda ESG como um processo permanente e estratégico para o modelo de negócio.

Nesse sentido, as ações empresariais passam pelas demandas ambientais, sociais e de governança.

“A agenda ESG está explodindo na cara das empresas. Sinais são dados todos os dias e um deles está no Rio Grande do Sul. Não tem como negar os efeitos da mudança climática”, avalia Ricardo Vacaro, diretor-geral da RL Higiene.

Além disso, ele acrescenta que a agenda deve ser parte da solução de problemas e que as empresas, com seus recursos, podem se engajar nas questões voltadas para a sustentabilidade.

Higicon debate tema de grande importância na atualidade

Limpeza profissional vive a sustentabilidade

Ricardo Vacaro, da RL Higiene

“As três letras da sigla mostram que os sinais vêm de todos os lados. É preciso se engajar de forma séria”, enfatiza Vacaro ao pontuar que limpeza e sustentabilidade têm tudo a ver.

Por exemplo, cita que os descartes da limpeza podem acabar no meio ambiente e que, portanto, os processos têm papel fundamental para mudar essa situação.

No campo social, o setor emprega a base da pirâmide e cria condições para a capacitação e treinamento de pessoas, inclusive formando profissionais alinhados com os avanços tecnológicos e a automação.

Higicon ampliará visões sobre ESG

Vacaro é um dos painelistas convidados para o primeiro dia do 29º Higicon – Congresso Internacional do Mercado Profissional de Limpeza, evento que ocorre nos dias 14 e 15 de agosto de 2024, em paralelo à Higiexpo.

Guilherme Salla, diretor-adjunto de Sustentabilidade da Abralimp

Com o tema “ESG: como a limpeza profissional se conecta com esta agenda”, o painel será moderado por Guilherme Salla, diretor de sustentabilidade da Abralimp e diretor de Novos Negócios da Maxi Service.

E terá as participações de Cassio Garkalns, CEO da GKS Inteligência Territorial e professor da pós-graduação em Sustentabilidade e ESG da FIA/USP, e Clara Martins Leite, líder de Projetos ESG da GKS Inteligência Territorial.

Salla diz que a proposta do debate é trazer a questão da sustentabilidade para o mercado da limpeza e transmitir aos participantes mensagens sobre o futuro e soluções para as empresas se conectarem com a agenda ESG.

Longe do modismo

Cassio Garkalns defende que é importante mostrar a importância do ESG como algo que não é modismo.

Cassio Garkalns, da GKS Inteligência Territorial

Grandes empresas, de forma crescente, incorporam as boas práticas em seu negócio.

Além disso, o mercado da limpeza está cada vez mais exigente em relação à sustentabilidade.

Segundo Garkalns, ações sustentáveis são possíveis em todos os portes de empresas.

“É preciso entender o que é prioritário, como começar nessa jornada e partir sempre do mais simples para iniciar”, resume Garkalns.

No entanto, ele alerta que as propostas ESG, que tendem a valorizar as empresas, não podem ficar no planejamento, sendo importante, inclusive, transferir o conceito para a cultura da empresa.

Características e ferramentas do ESG

As características do ESG e a forma como a agenda se conecta com os negócios serão apresentadas por Clara Martins Leite durante o painel.

“É importante saber quanto a empresa está inserida com o tema. Muitas vezes ela já possui ações e não sabe que está alinhada à prática ESG. Levarei exemplos de como introduzir a jornada ESG em uma empresa”, destaca Clara.

Nesse caminho, ela mostrará as ferramentas que são adaptadas para cada segmento e apontará as ações que têm maior impacto socioambiental.

Sem dúvida, é inegável a importância do tema para o mercado da limpeza.

Portanto, a dica dos especialistas é ser proativo na agenda.

Contudo, alertam que o engajamento deve existir independentemente do porte da empresa.

Coloque na sua agenda esse debate sobre ESG e não fique de fora.

Será no dia 14 de agosto, às 9h.

Inscreva-se em: https://higiexpo.com.br/inscricoes-e-investimento-higicon-2024/

Fonte: Abralimp

Fotos: Freepik / Divulgação