Como as empresas obtêm sucesso em grandes feiras

Empresas utilizam personalização e inovação para gerar faturamento significativo durante eventos como a Higiexpo

As grandes feiras têm se tornado fundamentais para o crescimento de empresas que buscam não apenas aumentar seu faturamento, mas também fortalecer sua presença no mercado.

Os eventos do setor de higiene e limpeza, como a Higiexpo, oferecem um espaço único para que as empresas apresentem suas soluções, estabeleçam conexões e consolidem sua imagem.

Neste ano, algumas marcas puderam ampliar seus orçamentos, aproveitando a feira para faturar mais de R$ 1 milhão. E tem espaço: o mercado de limpeza profissional movimenta anualmente cerca de R$ 100 bilhões ao ano, gera mais de 1 milhão de empregos e é formado por cerca de 63 mil empresas entre prestadoras de serviços, fabricantes e distribuidores de máquinas, equipamentos, descartáveis, EPIs, entre outros, segundo Nathalia Ueno, presidente da Abralimp.

Atendimento personalizado

 A Hako do Brasil, foi uma dessas empresas, como explicou Fabio Prado, diretor executivo da empresa: “Nesta primeira participação [na Higiexpo], superamos esse valor.”

A marca utiliza as feiras para criar relacionamentos personalizados com clientes, identificando e atendendo suas necessidades específicas. Esse foco na customização permite à empresa não apenas gerar vendas, mas também construir parcerias de longo prazo.

“As grandes feiras são de extrema importância para a Hako do Brasil, pois somos uma empresa com 75 anos de fundação, mas recém-chegada ao mercado brasileiro e América Latina”, disse Prado.

Luciana Dobuchak, diretora comercial da IPEL
Luciana Dobuchak, diretora comercial da IPEL

Já Luciana Dobuchak, diretora comercial da IPEL, também vê esses eventos como uma oportunidade de se aproximar dos clientes da companhia.

“Além de ser uma vitrine muito importante para a exposição da marca, uma feira é também um espaço propício para estreitar os laços com os clientes já conquistados e se aproximar de possíveis outros”, explicou.

Por sua vez, o Goedert Group foca em uma abordagem metódica para a participação em feiras. Tiago Lorenço, gerente de marketing da marca, destaca a importância da seleção estratégica dos eventos que se alinham com os objetivos de crescimento da empresa.

“Esses eventos podem ser oportunidades para apresentar nosso portfólio, conhecer novas tendências do mercado, fortalecer o networking ou estreitar o relacionamento com clientes”, avalia.

Estratégias de vendas

A Hako do Brasil adota a estratégia de “Entender para Atender”, que orienta suas interações durante as feiras. A equipe se concentra em ouvir os clientes, compreendendo suas dificuldades passadas para oferecer uma experiência de excelência.

Como explicou Prado, “durante os eventos, a personalização da experiência do cliente é fundamental”. A empresa apresenta seus equipamentos, detalha processos de fabricação e garante que os clientes tenham um atendimento acessível e flexível, aumentando a taxa de conversão de vendas.

Tiago Lorenço, gerente de marketing da Goedert Group
Tiago Lorenço, gerente de marketing da Goedert Group

Com 40 anos de história, a IPEL considera a diversidade de produtos um ponto-chave; a empresa não se limita ao papel tissue, mas busca ser um fornecedor completo de soluções para higiene e limpeza, abrangendo tanto o mercado profissional quanto o varejo.

Para Lorenço, do Goedert Group, é fundamental saber quais serão os principais tomadores de decisão presentes na feira, se o público será majoritariamente B2B ou B2C, e qual o mix de produtos mais adequado para essa audiência.

“Além disso, a escolha da equipe comercial que estará no evento é essencial. Embora nosso desejo seja contar com a presença de todos os vendedores e representantes, especialmente por atuarmos em todo o Brasil, sabemos que nem sempre isso é viável”, avalia.

Experiência do Cliente

A experiência interativa é uma prioridade em feiras, como demonstrado pelas inovações do Goedert Group. Durante a última Higiexpo, a empresa personalizou dispensers com a marca dos clientes em tempo real, criando uma interação memorável.

A Hako também se destaca por aproximar os clientes dos produtos e fornecer informações detalhadas sobre a qualidade e fabricação dos mesmos. Essa abordagem não apenas aumenta o engajamento, mas também melhora a percepção de valor dos produtos.

Luciana avalia que a experiência do cliente é um ponto-chave para a IPEL. E isso reflete nos investimentos da empresa nos últimos anos em tecnologia e na transformação digital.

“A ideia é entregar ao nosso cliente uma experiência cada vez melhor nas negociações com conosco. Nas feiras, temos sempre uma equipe preparada para atender e tirar as dúvidas dos visitantes, além de possibilitar que experimentem alguns dos nossos produtos, como lenços e toalhas, no local, para poder atestar a qualidade das nossas marcas”, comenta Luciana.

Desafios e adaptações

Fabio Prado, diretor executivo da Hako do Brasil

Os desafios logísticos são um ponto crítico para empresas que trabalham com produtos de grande porte.

“Um dos principais desafios é a organização e logísticas envolvidas, pois atuamos com uma linha de grande porte, e tudo tem que estar em perfeita sintonia para otimizar a estrutura”, comenta Prado.

Em 2024, a IPEL enfrenta desafios como o alto custo da celulose e uma economia desacelerada que afeta o consumo. Para superar isso, segundo Luciana, a empresa investe na Indústria 4.0, incluindo automação de processos e inteligência artificial.

“Temos implementado o SIG – Sistema IPEL de Gestão em toda a empresa, chegando

inclusive às áreas produtivas, onde cada máquina ou área é uma célula de auto-gestão de

indicadores, performance e resultado”, explicou.

Já Lorenço, da Goedert, diz que os principais desafios incluem a necessidade de se diferenciar para atrair o público, muitas vezes com um orçamento enxuto.

“A dificuldade em medir o retorno efetivo desses eventos exige que os recursos sejam utilizados de forma estratégica, fazendo mais com menos. Nesse contexto, o planejamento torna-se crucial”, afirmou.

Empresas como Hako do Brasil, IPEL e Goedert são casos de sucesso de participação em grandes feiras. Para ampliar vendas, estreitar o relacionamento com clientes e fortalecer a marca, prepare-se para a Higiexpo 2026.

Em sua próxima edição, o evento será realizado em nova data (20, 21 e 22 de outubro de 2026) em novo local (Distrito Anhembi), na Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo, com muitas novidades para acelerar os negócios dos expositores.

Fonte: Abralimp

Fotos: Abralimp e divulgação

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