Facility Management: curso da Uniabralimp desvenda benefícios da ISO 41012
Programa foca na normalização sobre processo de compras e desenvolvimento de acordos
No mercado de limpeza profissional, a gestão dos facilities services mostra-se como peça fundamental para garantir a perfeita operação e o sucesso das organizações.
Ao falar em facilities o entendimento leva para os serviços prestados por empresas terceirizadas nas atividades de limpeza, manutenção e conservação.
Desse modo, o Facility Management, ou gestão de facilities, promove a união dos setores de uma empresa para gerenciar todas as competências necessárias para o seu bom funcionamento.
Nesse sentido, os envolvidos devem ter atenção para a normalização da série ISO 41000, desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização (ISO).
Em suma, enfatiza os elementos essenciais nos processos de fornecimento em FM, como funções, responsabilidades e estruturas de modelos de acordos.
Diferencial para um ambiente competitivo
Ademais, os benefícios são para qualquer organização que precisa fazer a entrega efetiva e eficiente de FM, de modo sustentável em um ambiente competitivo.
Na evolução do processo, surgiu a ABNT NBR ISO 41012:2019 Facility management – Diretrizes sobre processo de compras e desenvolvimento de acordos.
Ela apoia a equipe de FM na elaboração de acordos e compras para a organização.
E pensando em orientar o mercado da limpeza profissional sobre a importância e benefícios proporcionados pela ISO 41012, a UniAbralimp oferece o curso ISO 41012 – Processo de compras de serviços de facilities.
O curso tem como professor Ricardo Crepaldi, que é mestre, pesquisador, consultor e presidente regional e coordenador estadual de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas na Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.
O objetivo é preparar profissionais e empresas para o processo das demandas aderentes às normas da série ISO 41000.
Aprimorar os negócios
Crepaldi destaca que o conteúdo programático do curso permite aprender a criar casos de negócios concretos.
A norma padroniza as informações para facilitar as comparações entre empresas.
Além disso, é uma ferramenta poderosa de marketing no competitivo mercado de serviços.
“A norma estabelece um roteiro muito claro para todo o ciclo desse processo passando pela preparação do edital, necessidades, KPIs/SLAs, possibilidades, casos de negócios, acordo, contrato, medição e acompanhamento em todas as etapas, ou seja, desde a implantação até o término e o início do novo ciclo”, explica Crepaldi.
Transparência e foco
Sem dúvida, a norma leva a um processo transparente para todos e com foco nas necessidades e expectativas do contratante.
Ao mesmo tempo, garante a tranquilidade do contratado sobre a abrangência do serviço.
Crepaldi explica que, pela aplicação da norma, o contratante ganha a certeza de atender exatamente aos anseios da sua necessidade, sem lacunas que criam discussão sobre o não atendimento do contrato por interpretação dúbia.
“De quebra, o contratante, utilizando a ferramenta, facilita quaisquer controles internos de sua auditoria em razão da transparência, e tem ganhos mensuráveis, pela contratação focada nas necessidades durante cada ciclo contratual.”
O instrutor da UniAbralimp conta que a norma foi bem recebida pelo mercado.
Por sua vez, o emprego é obrigatório nas empresas certificadas, bem como naquelas que atendem a essas empresas.
Uso no Brasil
O Brasil é o segundo país com mais certificações ISO 41001 no mundo [ABNT NBR ISO 41001:2020 – Facility Management – Sistemas de Gestão – Requisitos com Orientações para Uso].
Perde apenas para o Oriente Médio.
O Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen (CEMHS) foi o primeiro empreendimento na América Latina a receber a certificação ISO 41001.
O processo de certificação ocorreu em dezembro de 2019 e foi liderado pela RV Gestão.
“O pioneirismo da Certificação ISO foi motivo de grande orgulho para o time RV Gestão/CEMHS. A ‘ISO do sim’ alterou o mindset da equipe, uma vez que passa a prevalecer a opinião de todos os usuários: visitantes, proprietários e funcionários. Humanizando as relações e evoluindo de forma mais homogênea”, relata Alexandre Roxo Lima, CEO da empresa.
Posicionamento no mercado
Ricardo Bonato, diretor comercial da Beta Serviços, foi aluno do curso sobre a Norma ISO 41001, na UniAbralimp, e fala sobre o fato de a norma ser um passo fundamental para a área de facilities.
“Ela traduz a importância deste setor para a condução das empresas que dela necessitam e auxilia na profissionalização de uma área que, infelizmente, ainda é povoada por muitas empresas irresponsáveis (ou apenas ineficientes) na prestação de serviços”, pontua Bonato.
Ele reflete que talvez, em um primeiro momento, a Norma ISO 41001 não seja tão procurada pelos prestadores de serviços, mas que certamente será alvo das gerenciadoras que, por sua vez, adotarão práticas mais restritivas na homologação de seus parceiros.
“Acredito que pensar na norma como um real projeto futuro é melhorar o posicionamento da própria companhia diante de um mercado já muito competitivo e saturado de concorrentes”, pondera Bonato.
Em direção à sustentabilidade
A normalização da ISO traduz conceitos de gestão bem mais amplos que a temática dos facilities e direciona para aspectos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).
Consequentemente, leva ao ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), a fim de melhorar a gestão dos negócios no caminho de serem social e ambientalmente responsáveis.
Acesse a programação do curso, converse com a UniAbralimp e veja como se preparar para os desafios dessa competitiva área de negócios.
Fonte: Abralimp