Dia do Auxiliar de Serviços Gerais
O profissional que está sempre a postos para garantir a conservação, limpeza, organização e manutenção de condomínios, edifícios, instalações e locais de trabalho
No dia 22 de fevereiro comemoramos o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais.
Ele é um profissional indispensável para empresas, edifícios, condomínios, hospitais e muitos outros estabelecimentos em que os ambientes precisam estar limpos, organizados e em perfeitas condições.
Entre suas atribuições, o auxiliar presta ajuda imediata em diversas funções de uma empresa, garantindo o suporte necessário para diferentes demandas.
De acordo com Carlos Eduardo Panzarin de Castro Mello, diretor comercial da Montreal GTEC, o escopo da atividade é amplo, e a conservação e a limpeza de ambientes fazem parte das rotinas.
“Algumas vezes, a função de auxiliar de serviços gerais se confunde com a de auxiliar de limpeza, porém suas atribuições são mais abrangentes”, pontua Mello.
O profissional pode atuar na organização dos ambientes de trabalho, no controle e reposição de materiais, em pequenas manutenções e até se responsabilizando por cuidar de plantas.
Outras vezes, as atividades exigem esforço físico, como carga e descarga de mercadorias ou transporte de materiais entre as dependências de uma empresa ou condomínio.
Também pequenos serviços de manutenção entram na lista das atribuições.
Atividade na prática
Cícera Maria da Silva, auxiliar de serviços gerais no Grupo GPS, atua na função desde 1998.
Ela é responsável por cuidar de um andar completo na empresa em que trabalha, no bairro de Pinheiros, em São Paulo-SP.
Conta que sua rotina inclui a limpeza e manutenção de banheiros e copa, cuidar de todas as mesas e conservar as lixeiras em ordem.
Aos 51 anos, mãe de três filhos, diz que todos os dias leva em torno de uma hora e meia para chegar ao local de trabalho e que essa é a parte mais estressante, pois as rotinas exigidas pelo cargo ela tira de letra com a experiência acumulada ao longo de quase 30 anos.
Sua dica para quem está na função?
“É na prática e na observação que aprendemos mais.”
Com treinamentos periódicos sobre uso de produtos, ela acrescenta que é importante ter atenção nos procedimentos para que as tarefas sejam realizadas de modo correto.
Os limites da atividade
De certo modo, o profissional precisa ser multifuncional para lidar com diferentes atividades no dia a dia.
Além disso, as tarefas variam bastante dependendo da empresa em que o auxiliar atua.
Entretanto, em meio a tantas atribuições, vale ressaltar que o auxiliar de serviços gerais pode fazer tudo aquilo que estiver dentro da razoabilidade.
Segundo Mello, hoje há um aumento da terceirização para a função de auxiliar de serviços gerais, embora ainda menos comum que no cargo de auxiliar de limpeza.
Seja qual for o modelo de contratação, Mello ressalta que é preciso que os gestores tenham claro o desenho do cargo, para que não haja acúmulo de funções.
Adicionalmente, é importante garantir o acesso aos equipamentos de proteção individual (EPIs), pois muitas vezes são expostos a atividades que podem causar riscos à saúde.
A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) parabeniza todos os auxiliares de serviços gerais pelo seu dia.
E como incentivadora da capacitação e formação profissional, convida os auxiliares e as empresas que têm esse cargo em seus quadros de colaboradores para conhecer os cursos oferecidos pela UniAbralimp.
Acesse a grade e veja as oportunidades!
Fonte: Abralimp
Foto: Depositphotos