CURIOSIDADES DA LIMPEZA: Você sabe como surgiu a Higiexpo?

A feira de negócios, que prepara a sua maior edição, surgiu de forma modesta e evoluiu para transformar o mercado da limpeza

Há exatos 30 anos, a Higiexpo estava em seu sexto ano.

Na época, contou com a participação de 40 empresas e recebeu a visita de mais de dois mil profissionais do segmento de limpeza e higiene.

Hoje, o mercado da limpeza profissional aguarda ansiosamente pela Higiexpo 2024, consolidada como a maior feira de produtos e serviços para higiene, limpeza e conservação ambiental da América Latina, com a participação de mais de 150 expositores.

Mas você sabe como surgiu esse importante evento?

Se hoje existe uma feira que comporta um congresso, palestras e diferentes atrações, no passado a feira não era o evento principal.

Existia um importante congresso sobre limpeza, organizado pela então Associação dos Distribuidores de Produtos de Limpeza (ADPL), entidade fundada em 1986.

No espaço era montada uma “feirinha”, com poucas empresas expondo seus produtos como forma de levantar recursos para promover o congresso, lembra Salvator Haim, diretor-adjunto de Acervo e Memória da Abralimp.

ADPL transforma-se na Abralimp

O mercado da limpeza cresceu e a entidade passou a abranger outros segmentos e atividades além da distribuição.

Desse modo, a ADPL foi transformada na Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), em 1993.

A então Exposição Sul-Americana de Produtos, Serviços e Equipamentos de Higiene e Limpeza ganhou novos horizontes, atraindo empresas e visitantes de todos os cantos do Brasil, inclusive do exterior, transformando-se na Higiexpo, realizada pela Abralimp.

Esse olhar para a importância da feira e o empenho dos diretores da entidade em expandir o evento, sem dúvida, são fatores que aceleraram o desenvolvimento do mercado nacional da limpeza.

Um mercado atento às inovações

No caminho para essa evolução, expositores estrangeiros e as novidades que vinham de outros países despertavam a atenção e o interesse de empreendedores nacionais para também produzir itens e maquinários que só chegavam aos consumidores brasileiros via importação.

Foi assim que, a partir das exposições da Higiexpo, surgiu o projeto das primeiras máquinas de lavar pisos com operador a bordo fabricadas no Brasil, por exemplo.

Outra curiosidade é que, no início, a Higiexpo ocorria todos os anos.

No entanto, os organizadores perceberam que os expositores intercalavam os anos de participação.

Assim, a exemplo da maioria das grandes feiras internacionais, a realização passou para a cada dois anos.

Um Higicon para desenvolver o setor

Voltando para as origens, o congresso, que inicialmente era o foco do evento, ganhou novo formato e nome: o Congresso Higicon, com palestras para toda a cadeia do setor e facilities.

E novas atrações surgiram, como as áreas de conhecimento, que oferecem palestras curtas e muita informação, e o Campeonato de Limpadores de Vidros.

Sem dúvida, um longo caminho foi percorrido até chegar à 28ª edição da Higiexpo que, neste ano, prepara o maior evento de todos os tempos.

Venha para a Higiexpo e confira de perto toda a evolução da feira e do mercado da limpeza profissional.

Dias 13, 14 e 15 de agosto, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.

Acesse o site e faça a sua inscrição!

Colaborou com este conteúdo Salvator Haim, diretor-adjunto de Acervo e Memória da Abralimp.

Fonte: Abralimp

Foto: Divulgação