Conheça os riscos das Misturas Explosivas na Higiexpo!
Já quis jogar um jogo em que você é o peão do tabuleiro? É a sua chance
Sabia que misturar produtos de limpeza pode causar prejuízos sérios à saúde?
Por exemplo, algumas misturas caseiras podem levar à formação da cloramina (como a mistura de água sanitária e soluções à base de amônia), com potencial tóxico e explosivo.
Na 28ª Higiexpo, o Conselho Federal de Química (CFQ) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) trouxeram o jogo Mistura Explosiva, que serve justamente para conscientizar os visitantes da feira.
O jogo de tabuleiro é uma resposta educativa às desinformações que acontecem nas redes sociais a respeito de misturas caseiras.
Ainda, também ajuda a desmistificar opiniões equivocadas disseminadas por influenciadores mal-informados.
Como funciona?
O Mistura Explosiva funciona da seguinte forma: os participantes vão avançando as casas do tabuleiro conforme os pontos indicados pelos dados.
No caminho, as cartas do jogo vão oferecer dicas e informações sobre os riscos de misturas domésticas.
Além disso, o jogo possui vários QR Codes espalhados pelo tabuleiro com a intenção de instruir o participante também via vídeo.
Dessa forma, o participante consegue absorver mais conhecimento por meio de diferentes linguagens midiáticas.
A brincadeira será realizada dentro do estande do CFQ, na rua B. A participação é gratuita!
CFQ também estará na Área do Conhecimento
O CFQ também realizou uma palestra na Área de Conhecimento Verde nesta quarta-feira. O assunto foi “Biotecnologia e produtos saneantes: aspectos químicos e regulatórios”.
A palestra foi ministrada pelo Ubiracir Lima, químico industrial, mestre em Química de Produtos Naturais, doutor em Vigilância Sanitária e pós-doutor em Tecnologia de Formulações. Membro do CFQ – Conselho Federal de Química e da COSAN – Câmara Técnica de Saneantes da Anvisa.
Ele falou sobre como a biotecnologia tem desempenhado papel crucial na evolução de saneantes. Essa inovação também oferece insumos eficazes, sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente – um pilar da 28ª Higiexpo, a sustentabilidade.
A palestra também abordou que esse conceito ainda apresenta alguns desafios, mesmo com benefícios significativos.
Por exemplo: complexidade e custos de produção, aceitação do mercado para maior percepção sobre vantagens destes insumos, e cumprimento das determinações sanitárias para comprovações de eficácia.
Confira aqui a grade completa de palestras da Área do Conhecimento Verde.
Ainda não se inscreveu? Dá tempo, inscreva-se agora.