Limpeza profissional conta com heróis invisíveis
Higicon tem relato sobre a importância da limpeza para salvar vidas
A limpeza profissional conta com heróis invisíveis. Hospitais, escolas, estabelecimentos comerciais, escritórios, indústrias e demais organizações precisam do auxiliar de limpeza para oferecer um ambiente limpo e seguro ao seu público.
O valor do trabalho desses profissionais foi enaltecido por Calebe Luo, engenheiro de produção, coach, mentor executivo e diretor de Marketing na ICF Brasil, durante palestra no 29º Higicon, congresso voltado para o mercado da limpeza.
Com o tema “Heróis invisíveis: uma jornada de fé, resiliência e superação”, Luo traçou um paralelo entre fatos da sua vida e a observação do trabalho de equipes que lutam para manter as condições de limpeza e segurança em ambientes críticos, como os hospitais.
“Precisamos de saúde e bem-estar, mas a vida sempre tem surpresas e nos traz aprendizados. Quando estamos em um hospital, aprendemos o que é paciência. É uma espera e com o tempo começamos a observar”, disse ao lembrar que foi em uma de suas internações hospitalares que notou a batalha dos diferentes profissionais que contribuem para salvar vidas.
Importância do auxiliar de limpeza
Além dos heróis de jaleco, outros surgem. São enfermeiros, auxiliares de limpeza, nutricionistas que atuam para cuidar e oferecer condições para afastar os riscos de contaminação e infecções.
“Quantas pessoas precisamos para ter condições de sobreviver em um ambiente limpo e saudável? Não existiria hospital se não houvesse uma limpeza profissional. São colaboradores fundamentais, heróis invisíveis que lutam dia e noite para oferecer segurança para as pessoas, combatendo inimigos invisíveis a olho nu”, resumiu.
Luo é taxativo ao afirmar que sem limpeza não existe saúde.
Em seu relato sobre a descoberta de um câncer e toda a correria para o tratamento, disse ver a mão de Deus em tudo, ensinando lições e permitindo continuar com seus planos.
Assim, entre os aprendizados, diz que reconhece um hospital de olhos fechados pelo cheiro da limpeza.
Limpeza é gentileza e amor
Ao mesmo tempo em que aprendeu que limpeza é segurança, também passou a defender que limpeza é gentileza.
“Quando falo que somos pacientes é porque no hospital estamos em posição frágil, o tratamento não é confortável e aí vemos o profissionalismo e a humanidade das pessoas que nos atendem, de dia ou de madrugada, para higienizar o lugar”, pontua.
E vai além para constatar o quanto a limpeza é desejada por muitos empreendedores, tomando como exemplo os parques da Disney, que são muito limpos, seguindo as orientações de Walt Disney para um espaço que precisa ser divertido, amigável e limpo.
Luo também resume que “limpeza é amor” e usa a frase da Santa Teresa de Calcutá para dizer que a limpeza não é sobre o quanto você faz, mas o quanto de amor você coloca no que faz.
Valorizar o profissional da limpeza
Sua análise sobre a importância dos profissionais da limpeza oferece uma visão sobre a magnitude do trabalho de cada profissional.
“Os profissionais da limpeza são fundamentais para termos saúde e bem-estar. São heróis invisíveis, que muitas vezes as pessoas não percebem, mas a falta deles é fácil de perceber de forma muito rápida. Quero incentivar a vocês, profissionais da limpeza, a continuar fazendo esse trabalho que traz tanto amor, gentileza, segurança e, principalmente, vida. Vocês são as pessoas que fazem a diferença entre a vida e a morte para pessoas que estão em hospitais”, declarou Luo.
Quem deseja saber mais sobre a experiência e os ensinamentos de Calebe Luo vale acompanhar o Higicast.
Durante a Higiexpo, Luo gravou o episódio “Heróis Invisíveis” para o Higicast. Confira aqui!
Fonte: Abralimp
Foto: Abralimp