Higiexpo 2024 une inovação e sustentabilidade na limpeza profissional
Os temas serão alguns dos principais pilares do evento e se unem de diferentes formas
A 28º Higiexpo será a grande vitrine das mais recentes inovações no setor de limpeza profissional, principalmente quanto conectadas a um dos pilares do evento, que é a sustentabilidade.
A Higiexpo vai reunir empresas, profissionais e organizações que buscam contribuir para um futuro mais sustentável.
No evento, terá a Arena da Sustentabilidade, em que os visitantes vão poder ajudar os projetos presentes, como o Tampinhas que Curam, que incentiva que o público traga tampinhas de plástico e lacres de bebidas em lata para colaborar.
Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essas práticas sustentáveis podem aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a reputação da empresa.
Clientes e investidores estão cada vez mais atentos às práticas socioambientais das empresas, e assim, aqueles que adotam uma abordagem sustentável podem se diferenciar no mercado.
Além disso, a sustentabilidade pode estimular a inovação, ao incentivar a busca por soluções criativas e mais eficientes para problemas antigos. É assim que pensa Tiago Lorenço, gerente de marketing da Goedert Group, empresa patrocinadora da feira.
“A Higiexpo contribui para a conscientização sobre a importância da higiene e da conservação ambiental, promovendo práticas sustentáveis e responsáveis. Acreditamos que eventos como esse são essenciais para impulsionar o desenvolvimento do setor, promovendo a qualidade de vida das pessoas e o cuidado com o meio ambiente, valores tão importantes para o Goedert Group”, disse Lorenço, em informe da feira.
Diferentes papéis da inovação na sustentabilidade
Uma das formas que será possível entender melhor como a sustentabilidade e a inovação se une será por meio da participação de ONGs no evento.
Projetos inspiradores, com altos impactos socioambientais, vão ter seus próprios estandes no evento.
Um deles é a OHquidea, fundada por Cesar Kawamura, cuja missão é identificar necessidades e criar sinergias entre organizações privadas, OSCs e o poder público para valorizar cadeias econômicas em torno de demandas sociais.
Segundo Kawamura, a proposta do projeto é capacitar pessoas em vulnerabilidade social, transformando plantas descartadas em oportunidades de geração de renda, mas além disso, de também levar o sentimento de realizar algo pelo meio ambiente.
“Nessa mesma atividade, abordamos a importância e o potencial que cada participante tem em se descobrir como parte de algo maior, ou seja, descobrem o pertencimento, especialmente importante quando tratamos de ambientes de uso coletivo”, disse o fundador.
Sinergias entre ONGs e empresas
Ele destaca que as ações da OHquidea geram dados concretos. Por meio de parcerias corporativas, o projeto pode contribuir para fortalecer a marca com um compromisso de responsabilidade social.
Em relação à Higiexpo, Kawamura ressalta que a feira trabalha no mesmo ramo de atuação das operações da ONG, que são as facilities.
“Este segmento de mercado soluciona problemas e, resumidamente, proporciona conforto e bem-estar às pessoas. Portanto, temos os mesmos objetivos que exploramos de um jeito bem peculiar, criando sinergias e valor agregado à toda cadeia profissional de saúde e segurança, na qual a limpeza se insere”, concluiu.
A Diversey – A Solenis Company, uma das patrocinadoras da feira, quer “compartilhar com o mercado nossas principais inovações, iniciativas ESG, vantagens competitivas do novo momento, bem como reforçar nossa proposta de valor”, conforme disse Taluana Correa, Institutional Sales Leader – Brazil, da empresa, em informe do Higiexpo.
Segundo Taluana, a companhia quer passar a mensagem que é um parceiro de negócios, com um leque de soluções interessantes, mas que também quer cuidar do que é valioso: os negócios dos clientes e os recursos do planeta.
Os recursos e como são utilizados
Outras empresas, como a Alfa Tennant, também patrocinadora do Higiexpo, também querem mostrar suas inovações e relação com sustentabilidade.
Em um dos informes da Higiexpo, Aline Simioni, Gerente de Marketing de Negócios da Alfa Tennant destaca: “Nos preparamos por dois anos para apresentar ao mercado de limpeza profissional soluções que transformam o jeito de limpar, garantindo maior produtividade, eficiência e economia de recursos”.
“Economizar recursos” é uma frase ampla, que pode se encaixar em vários campos sociais. E é justamente isso que faz o G10 Favelas, que também participa da Higiexpo, trazendo sua experiência em potencializar a ação de empreendedores nas favelas do Brasil.
Fundado em 2019 por Joildo Santos, o G10 Favelas atua em diversas áreas. Por exemplo, na agroecologia, culinária e moda, promovendo a qualificação e geração de renda nas comunidades em que opera.
O projeto atua em mais de 400 favelas do Brasil, com a força de potencializar a ação de empreendedores e melhoria da qualidade de vida da população destes territórios.
“As ações sociais são impulsionadas pelos negócios sociais, cada um possuindo uma ação que busca gerar valor e retroalimentar sua ação, seja com mão de obra ou com oportunidades novas”, disse Santos.
Ele destaca que quer, ao participar da Higiexpo, poderá alcançar um novo ponto de conexão e intercâmbio genuíno com empresas e pessoas visitantes, com a intenção de desmistificar o mundo da favela.
Apoio corporativo em diferentes áreas
Ainda mais, há projetos com uma base diferente do esperado. Por exemplo, a TETO Brasil, organização sem fins lucrativos, trabalha na construção de um Brasil justo e sem pobreza desde 2006, especialmente quando se trata de infraestrutura.
Essa iniciativa demonstra sustentabilidade socioeconômica, focando nos hiper vulneráveis, como afirma a Stella Araújo, Gerente Nacional de Captação de Recursos da TETO.
“É através da mobilização voluntária e do apoio de pessoas e empresas doadoras, que conseguimos manter e ampliar nossa atuação ao lado de centenas de comunidades e famílias em situação de vulnerabilidade social no Brasil”, disse.
Além disso, Stella ressalta que participar da Higiexpo é uma oportunidade de abordar temáticas relevantes sobre qualquer companhia, independente do seu setor no mercado, pode ser um agente de mudança.
“Esperamos que seja um espaço onde poderemos contar mais do nosso propósito e que mais pessoas possam conhecer e apoiar o trabalho da organização, seja como pessoa física, ou novas parcerias com empresas”, explicou.
Missão do bem
O pensamento é compartilhado por Fernanda de Lucca, idealizadora e fundadora do projeto Tampinhas que Curam, que começou em 2021, após a experiência pessoal de Fernanda com seu filho Lorenzo, que foi diagnosticado com Leucemia Linfoide Aguda tipo B.
“Foi nesse cenário de vulnerabilidade e necessidade que surgiu a ideia da campanha das tampinhas, uma forma sustentável e acessível de arrecadar recursos para contribuir para a melhoria das condições de tratamento e bem-estar dessas crianças”, afirmou.
Ela destaca que a missão do projeto é transformar resíduos plásticos em recursos para colaborar com o tratamento de crianças com câncer, o que une sustentabilidade ambiental e a solidariedade social. Por isso, Fernanda incentiva que os participantes da feira contribuam, levando lacres e tampinhas à Arena para a coleta.
As iniciativas dessas ONGs mostram que a Higiexpo 2024 não será apenas um evento para negócios. Mas também será um ponto de encontro para ações concretas e transformadoras.
A feira dará voz a projetos que unem sustentabilidade, inovação e impacto social, inspirando empresas e indivíduos a adotar práticas que beneficiem a sociedade e o meio ambiente.
Ainda mais, a Higiexpo 2024 traz uma série de expositores de diferentes segmentos, permitindo que o visitante conheça todas as tendências, novidades e características desse importante setor, assim como palestras e treinamentos.
Coloque na agenda: a Higiexpo será entre 13 e 15 de agosto, no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.
Faça seu credenciamento em: https://higiexpo.com.br/
Fonte: Abralimp