Humberto Celanti: “Defendo a necessidade de se valorizar e se posicionar” no mercado da limpeza
Limpeza exige capacitação e conhecimento; é preciso quebrar preconceitos para vencer na profissão
Com toda certeza, lecionar é uma das missões que cabem a Humberto Celanti, que viveu uma inesperada mudança de carreira.
Ele passou de professor universitário na área de agronomia a criador de um método para limpeza residencial.
Como isso aconteceu? Veja no relato da conversa que ele teve com a revista Higiplus.
Humberto Celanti tem 34 anos, nasceu em Jaguaré, no Espírito Santo, e aos 4 anos foi morar em Alta Floresta, no Mato Grosso.
Conta que decidiu cursar agronomia na universidade local por ser uma das três opções de cursos gratuitos.
Logo após a formatura, buscou lecionar na própria universidade.
“Não era algo relacionado a desejo, mas me identifiquei com o lecionar e fui buscar um mestrado, tendo em vista a proposta de ser professor.”
Ingressou no mestrado em uma instituição no Espírito Santo.
Surge o lado empreendedor
Porém, durante o curso bateu mais forte um lado empreendedor. Queria fazer algo que pudesse trabalhar por conta própria. Só não sabia exatamente o que.
“Num determinado dia, varrendo a cozinha, tive um insight de vender a minha limpeza.”
Diz que desde pequeno fazia os trabalhos de casa, lavava e arrumava tudo.
E já que era para mudar, lembrou de fotos que viu por meio de amigos do mestrado da cidade de Florianópolis, e resolveu recomeçar por lá para vender o serviço de limpeza.
“Morando em uma cidade onde ninguém me conhecia, foi difícil conseguir os primeiros clientes e indicações. E ainda tinha que enfrentar o preconceito de ser um homem se candidatando para a faxina”, recorda.
Confiante na mudança de profissão
Mas Humberto apostava no seu potencial para essa empreitada. Começou as primeiras faxinas de graça para montar um portfólio.
Posteriormente, criou uma marca e pagou o Facebook para impulsionar suas publicações.
“Enfrentei todas as desconfianças, até de ser um garoto de programa. Mas segui firme no meu objetivo.”
Antes de se lançar como diarista, vasculhou a Internet para buscar bons conteúdos sobre como ser um profissional na atividade. Como agir, que postura ter, que produtos e acessórios utilizar, tudo isso foi campo de pesquisa.
“Só para a técnica de limpar vidros, até chegar ao ideal, foram muitos testes. Aprendi a avaliar o grau de sujidade de uma casa para fazer o procedimento adequado. Era um profissional sem recursos profissionais e corri para me aperfeiçoar.”
Aprender e compartilhar
Por entender todas as dificuldades enfrentadas por quem quer prestar um excelente serviço, resolveu compartilhar as técnicas aprendidas.
“E nada de misturinhas, porque essa prática não é profissional.”
Com as faxinas, muito aprendizado e compartilhando o que aprendeu foi crescendo e se consolidando na área.
Criou um método, nomeado HumDiarista, com a proposta de mostrar que a limpeza vai além de produtos, envolvendo a forma como a pessoa age, se comporta e se valoriza.
No canal do YouTube HumDiarista destaca que a faxina não tem gênero ou estereótipo.
“Sou vaidoso, cuido da saúde, da alimentação e do corpo. E busco ensinar essa importância para as outras pessoas. Fui trabalhando com as oportunidades e as portas foram abrindo.”
Hora de expandir
Como nem todos os caminhos seguem em linha reta, para crescer em um negócio é preciso escalabilidade e, na faxina, Humberto diz que os desafios são grandes, como o fato de o profissional ficar preso em um período fixo de trabalho.
“Para crescer, comecei a pensar qual seria o próximo passo e vieram duas possibilidades: montar uma equipe a partir do meu perfil de trabalho ou montar um curso e transmitir o que eu entendia como correto.”
Começou a treinar pessoas e seu primeiro pensamento se voltou para a importância da valorização do profissional, o que possibilitaria vender a limpeza acima da média de valor da cidade.
Então, começou a agenciar outros profissionais nessa atividade, mas a investida provocou grande desgaste físico e emocional.
Assim, focou em vender o método HumDiarista para ajudar outras diaristas na conquista de crescimento e direcionamento.
“Defendo a necessidade de se valorizar e se posicionar. Entrei no marketing digital para escalar meu negócio e tive mais de mil alunas.”
Lutar pela valorização
A proposta de Humberto é deixar claro que ser diarista não é só limpar a casa, mas cuidar de um lar, oferecer saúde e bem-estar.
“É um trabalho de grande valor e pelo qual é possível ter um bom rendimento mensal.”
Humberto ressalta que ainda existe muito preconceito com a profissão e que o empreendedor tem que se libertar dessa desvalorização.
“Ensino a dar passos para se tornar um empreendedor, para trabalhar com produtos e materiais específicos da limpeza e, claro, deixar de olhar o serviço de limpeza como falta de opção.”
Nesse último ponto, conta que quando resolveu mudar de profissão também sua família encarou como uma vergonha.
Assim, busca fomentar tanto a capacitação como quebrar essa barreira de preconceitos.
No exercício de ensinar
E sem parar de apostar no potencial que o mercado da limpeza oferece, Humberto corre para promover revoluções entre as diaristas e se prepara para realizar o primeiro Encontro Nacional de Limpadores Residenciais do Brasil, em Florianópolis.
Sua proposta é levar informações sobre finanças, marketing, produtos, posicionamento, enfim, todos os elementos que podem fazer do profissional diarista um verdadeiro empreendedor.
Humberto diz que, no passado, não achava que lecionar seria um dom, mas depois descobriu que sim, que é ter a capacidade de transmitir para os outros as informações que acumula.
“O conhecimento tem um poder transformador na vida das pessoas e na de quem estiver ao redor.”
Seu conselho como mestre para quem está na atividade é, portanto, buscar conhecimento.
“O que mais escuto é que o diarista não precisa estudar, mas é preciso sim estudar, se capacitar e investir na profissão, pois essa é a receita de retorno”, expressa.
Abraçar as oportunidades
Humberto Celanti é um exemplo de profissional que acredita nas possibilidades e que vai em busca de concretizar as oportunidades.
“Devemos abrir a mente e acreditar que é possível ser valorizado no Brasil como diarista.”
A Uniabralimp – centro de capacitação de equipes de limpeza, que recebeu no 1º semestre de 2023 mais de 730 alunos, em 40 cursos, valoriza histórias como a do Humberto Celanti.
Elas mostram para o setor as oportunidades de crescimento e ao mesmo tempo a importância da valorização.
Confira na revista Higiplus outras narrativas de profissionais que inspiram o mercado da limpeza profissional, como a da Aldenira, auxiliar de limpeza no interior de São Paulo, e de Anne Catadora, que usa as redes sociais para mostrar a importância da atividade de catador.
Fonte: Abralimp
Fotos: Divulgação