28ª Higiexpo registra recorde de público

A feira de 2024 foi a maior em público visitante e expositores de todas as edições já realizadas

A 28ª Higiexpo, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de agosto em São Paulo, continua a comprovar que é a maior feira de limpeza profissional da América Latina.

A edição foi um sucesso do setor e também em relação a conhecimento e negócios. No total, alcançou mais de 17,6 mil visitantes durante os três dias de evento, superando todas as expectativas. Esse número mostra um aumento de 16% em relação à última edição, realizada em 2022.

Além disso, se destacou pela variedade de inovações lançadas e pela ênfase em práticas sustentáveis.

Higiexpo: inovação e conhecimento em foco

A Higiexpo contou com mais de 300 marcas expostas, trazendo um enorme leque de novidades para os visitantes.

Expositores ministraram palestras na Área de Conhecimento Amarela sobre gestão, processos e as novas tecnologias disponíveis no mercado.

Já na Área de Conhecimento Verde, palestrantes abordaram temáticas voltadas para sustentabilidade na limpeza profissional, tema essencial que está sendo tratado mundialmente.

Por fim, a Área de Conhecimento Azul teve foco em capacitação e formação por meio de palestras oferecidas pela Fundação UniAbralimp, com patrocínio do CECAF – Centro de Treinamento, Capacitação e Formação do Setor de Asseio e Conservação.

Sustentabilidade como tema central da Higiexpo

A sustentabilidade foi o grande pilar desta edição, o tema central do congresso Higicon foi “Limpando o presente, preservando o futuro”. Realizado em paralelo à Higiexpo, a palestra de abertura foi sobre ESG (Environmental, Social and Governance) e a importância do mercado de limpeza profissional se alinhar a estes princípios, promovendo práticas que reduzem o desperdício e incentivam o descarte consciente.

Além disso, conteúdos sobre negócios, estratégias de gestão para grandes resultados, valorização do profissional da limpeza, produtividade também fizeram parte do leque de temas presentes no congresso.

A 28ª Higiexpo também contou com várias iniciativas relacionadas à sustentabilidade, como a compensação de carbono das emissões geradas pelo evento através de UBCs (Unidades de Biocréditos). Uma UBC representa 1m² de bioma regenerado ou preservado na Mata Atlântica ou na Amazônia.

A compensação de carbono se dará por meio do plantio de árvores nativas, em colaboração com projetos de ONGs e startups conveniadas à Carbono B, que promoveu a compensação durante a feira.

Também foi implementada a economia circular. A prática visa reutilizar todos os recursos, evitando ao máximo fazer o descarte no meio ambiente. Esse conceito foi adotado tanto na segregação de lixo, como por exemplo com o material bagum, que recicla-se totalmente, quanto em ações de expositores junto a suas montadoras.

Além disso, houve a reciclagem de credenciais e a presença de ONGs que fazem a união entre o social e a sustentabilidade.

Congresso ISSA

O Higicon não foi o único congresso realizado durante a Higiexpo. Também aconteceu o Congresso promovido pela ISSA, que trouxe com exclusividade para o Brasil a certificação CIMS, que define o padrão ouro para organizações de limpeza em todo o mundo.

Mistura explosiva

Na Higiexpo, os visitantes puderam aprender mais sobre como as misturas de produtos de limpeza podem causar riscos sérios à saúde.

O jogo Mistura Explosiva, desenvolvido e divulgado pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), levou essa conscientização ao público.

O jogo é uma forma de educar as pessoas sobre o assunto, uma vez que há muita desinformação a respeito.

Competições e prêmios

A Higiexpo também foi palco de uma competição de limpeza de vidros, para que os profissionais do setor pudessem mostrar suas habilidades.

A competição foi organizada por Wellington de Souza Rocha, também conhecido como “Índio da Transparência”, que é o CEO do grupo Transparência Limpeza.

O Campeonato de Limpadores de Vidros premiou seis participantes que se destacaram pela rapidez e precisão na execução das tarefas. No total, 133 pessoas se inscreveram no campeonato.

Nesta edição do campeonato, seis pessoas foram premiadas: três homens e três mulheres. Em primeiro lugar do masculino ficou Mikael Russo da Transparência Limpeza, com 21.03 segundos.

No feminino, quem ganhou foi a bicampeã Gabriela Vitória dos Santos, da Transparência Limpeza, com 25.41 segundos. Ela participou da primeira edição na categoria geral e foi vencedora na edição de 2022.

Os vencedores ganharam um kit de limpeza profissional como prêmio, oferecido pelos patrocinadores.

O encerramento da feira foi marcado por elogios dos expositores e visitantes, que já estão de olho na edição de 2026. A edição será no Distrito Anhembi, em São Paulo, SP.

A 28ª Higiexpo reafirmou a importância do evento como um espaço essencial para o networking, realização de negócios e para a atualização dos profissionais da área.

Através deste evento e de diversas outras ações realizadas pela ABRALIMP, cria-se um legado importante aos profissionais que já atuam na área ou que desejam entrar no segmento.

Fonte: Abralimp

Foto: Abralimp